Uma das lutas mais épicas de Naruto Shippuden sem dúvida é o confronto de Sasuke contra Deidara, que ocorre logo após o jovem Uchiha ter absorvido Orochimaru e formado o Time Hebi.
No entanto, embora Sasuke tenha saído vencedor dessa luta, você já se perguntou qual teria sido o resultado se ele não tivesse utilizado a Liberação de Relâmpago?
Com essa limitação, o combate se desenrolaria de uma maneira bem diferente, e se Sasuke quisesse vencer teria que lutar a sério desde o começo do combate. No entanto, provavelmente o resultado ainda seria o mesmo, já que a Liberação de Relâmpago não foi essencialmente decisiva nessa luta.
A primeira grande mudança seria na forma como Sasuke lidaria com C4 de Deidara, já que ele utilizou os relâmpagos do seu corpo para paralisar argila explosiva de Deidara que estava na sua corrente sanguínea. Mas outra forma de lidar com isso seria utilizando algumas das suas diversas habilidades de fogo, que cobririam uma área significativa e provavelmente destruiriam quase todas as bombas.
Se isso ainda não resolvesse, o seu Sharingan ainda o permitiria enxergar essas bombas microscópicas e facilmente desviar daqueles que sobrassem. Na verdade, mais do que a Liberação de Relâmpago, os fatores mais decisivos nessa luta para Sasuke foram justamente o seu Sharingan e a Marca da Maldição.
Assim, com o combate seguindo o seu curso natural, Deidaria utilizaria como último recurso o seu C0 e como resposta Sasuke sacrificaria Manda para o proteger.