A fonte inicial do poder de Naruto, pelo menos inicialmente, era completamente derivada do fato dele ter dentro de si a Raposa Demônio de Nove Caudas. Mas, ao final de Shippuden, Naruto já era tão imensamente poderoso e contava com tantas fontes diferentes de poder que é possível que Kurama seja menos importante a cada dia. Pelo menos em termos de poder bruto.
Vamos começar pelas fontes de poder de Naruto que não tem a ver com o chakra de Kurama (mesmo que ele só tenha conseguido alguns deles através da Raposa):
- Ele tem ascendência Namikaze e Uzumaki, dois dos clãs mais poderosos que já existiram(sendo Minato o único Namikaze que conhecemos).
- É a reencarnação de Ashura Otsutsuki, filho do Sábio dos Seis Caminhos
- Possuí o chakra dos Seis Caminhos, dado a ele diretamente pelo espírito do Sábio dos Seis Caminhos
- Tem acesso à energia natural e ao Modo Sábio dos Sapos
- Pode utilizar o senjutsu dos Seis Caminhos, a mais poderosa forma de chakra da série.
Apesar de ser o Jinchuuriki da Besta de Nove Caudas, o final de Naruto Shippuden tem Naruto enfrentando inimigos capazes de nocautear Bestas com Cauda com apenas um golpe.
O próprio Kurama afirma que, em comparação com o chakra de Kaguya, por exemplo, a força combinada dele e de Naruto não é nada impressionante.
Mais que isso, após o final de Shippuden Naruto ganhou uma prótese criada com células Hashirama. Como todas as próteses de células Hashirama que vimos antes, esse braço tem o potencial de ampliar as habilidades físicas de Naruto.
E esse braço ainda foi melhorado após a batalha contra Momoshiki, o que permite que ele absorva e anule qualquer técnica adversária.
Com tudo isso, a maior fonte de poder de Naruto é o chakra dos Seis Caminhos, os quais ele acessa através do Modo Sábio dos Seis Caminhos e combina com o explosivo chakra de Kurama.
O poder de Kurama é uma parte menor dos poderes de Naruto. Ainda mais quando comparamos com o Naruto do começo da série.
Mas, ainda sim, é absolutamente essencial.
O chakra de Kurama funciona como uma fonte de acesso à esses outros poderes. Um proxy de energia, que permite que ele manipule as diversas “fontes” de poder em uma só.
Ser o Jinchuuriki da Nove Caudas foi o que permitiu que ele recebesse o chakra de todas as Bestas com Cauda o que, por consequência, fez com que fosse possível ele atingir o Modo Sábio dos Seis Caminhos.
E a união desses poderes é tamanha que, quando utilizados de maneira específica, Naruto pode fundir o próprio chakra com a da Besta com Cauda, criando uma chakra estupidamente energético e possivelmente mais forte que o senjutsu dos Seis Caminhos.
É dessa maneira que ele cria o Modo Baryon. A transformação mais poderosa de Naruto e que exige o chakra de Kurama para funcionar.
O poder bruto de Kurama pode não ser mais tão importante para Naruto. Mas todos os benefícios que esse chakra trouxe e continua trazendo são imprescindíveis para o Sétimo Hokage.
Confira também
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.