Afinal, por que os híbridos Saiyajins são tão fortes em Dragon Ball Z?

Um dos fatores mais interessantes da história de Dragon Ball Z é o de que híbridos entre Saiyajins e humanos tem muito mais potencial que os Saiyajins puros. Mas por que isso acontece? Qual é a razão para que os híbridos Saiyajins sejam tão poderosos ?

Podemos analisar essa questão de três pontos de vista: genética, emocional e o que é dito pelo próprio Akira Toriyama sobre o assunto.

Há um conceito no estudo de genética que se chama Impressão Genômica. Esse é um mecanismo onde os genes são expressados de maneira diferente dependendo de qual parente ele recebe ou da forma como alelos parciais se completam.

Por exemplo, híbridos entre leões e tigresas (ligres), costumam crescer muito mais do que a maioria dos leões ou tigres puros. Isso acontece porque os genes que regulam o crescimento são de origem paterna nos tigres e maternas nos leões e os ligres não o recebem.

Dessa forma, algum gene que inibe o crescimento exponencial dos Saiyajin pode precisar de dois pais Saiyajin para ser corretamente expressado e um híbrido nasce sem esse tipo de regulação interna.

Outro aspecto que pode influenciar é o equilíbrio emocional dos humanos em relação aos Saiyajins. No Universo 7, pelo menos, Saiyajins tem suas capacidades emocionais que seriam consideradas deficientes para padrões humanos.

Não apenas eles são extremamente orgulhos, mas eles são egoístas, viciados em combate e tem dificuldade de criar laços emocionais com seus pares. Essa dificuldade impede que eles realmente se apeguem a outros indivíduos e, por causa disso, não tem tanto medo de perdê-los.

A vontade de proteger alguém amado é uma das forças mais poderosas no universo de Dragon Ball. É somente nesse estado que os Saiyajin atingem seus maiores potenciais. Goku só atingiu a forma Super Saiyajin quando Freeza matou Kuririn e ameaçou matar Gohan.

Da mesma forma, Gohan demostrava seu imenso potencial desde criança, mas somente quando Goku e/ou seus amigos estavam em perigo.

Os gatilhos emocionais são essenciais para que um Saiyajin atinja seus maiores níveis de poder. Mas Saiyajins puros são tão desregulados emocionalmente que não são costumeiramente capazes de sentirem essas emoções.

Já os humanos são fracos fisicamente e isso naturalmente os obriga a agir em grupo. Isso faz com que o lado emocional dos humano seja muito melhor desenvolvido.

Enquanto o potencial de combate e poder dos Saiyajins aparentemente é herdado completamente pelos híbridos, um melhor equilíbrio mental e emocional é herdado da parte humana.

Esse fator emocional tem um desenvolvimento maior em Super. Os Saiyajins do Universo 6 são muito mais pacíficos do que os do Universo 7 e são muito mais emocionalmente conectados entre si.

Isso reflete diretamente em seus potenciais de batalha, onde eles se mostram muito mais poderosos que os Saiyajins comuns do Universo 7, mesmo sem sequer ter desenvolvido a transformação em Super Saiyajin.

Uma explicação dentro do Universo é a presença das Células-S, células únicas aos Saiyajin. Essas células são essenciais para a transformação em Super Saiyajin e estão muito mais presentes em Saiyajins gentis

É por isso, por exemplo, que o Universo 7 ficou sem um SSJ por tantos anos, com a existência dessa transformação tendo se tornado uma lenda. A sociedade Saiyajin de Vegeta valorizava a agressão e violência, de forma que a presença de Células-S nesses Saiyajins nunca era alta o bastante para a transformação.

Isso explicaria porque Goku conseguiu se transformar apenas após anos vivendo na Terra, assim como a facilidade de Gohan, Trunks e Goten em se transformar.

Assim como explica como Vegeta atingiu essa mesma transformação mesmo acreditando que seu coração era pura maldade. Apesar dele não ter ainda se transformado em um anti-herói como é atualmente, sua relação com Bulma já foi o suficiente para que sua produção de Células-S aumentasse.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por