Sendo uma das muitas variações do Rasengan, o Rasenshuriken é um jutsu desenvolvido por Naruto que combina o Estilo Vento com o Rasengan, fazendo com que a técnica assuma a aparência de um Shuriken e possa ser arremessada no seu alvo.
No entanto, diferente da versão base do Rasengan, o Rasenshuriken é classificado como uma Técnica Proibida.
Caso você não esteja familiarizado, as Técnicas Proibidas, ou também conhecidas como Kinjutsu, são habilidades que possuem o seu uso restrito, não devendo ser ensinadas ou utilizadas de forma indiscriminada. Para um jutsu ser classificado dessa forma é necessário que ele se encaixe em uma dessas três categorias: cause ferimentos extremos ao seu usuário, viole as leis básicas da natureza ou tenha a capacidade de dizimar vilas inteiras.
No caso do Rasenshuriken, embora seja um poderoso jutsu de Rank S, pelo fato da técnica criar incontáveis lâminas de vento que cortam os tecidos do corpo a nível celular, ao ser utilizado, o braço de Naruto também sofre esse dano, que é atenuado por conta das suas capacidades regenerativas derivadas do chakra de Kurama.
Mesmo assim, como o uso frequente poderia danificar de forma irreversível o braço de Naruto e o seu sistema de circulação de chakra, Tsunade optou por classificar a técnica como um kinjutsu. Mas como era de se imaginar, o próprio Naruto já conhecia os riscos e após a luta contra Kakuzu ainda utilizou a técnica algumas vezes.
Criado por Masashi Kishimoto e publicado na Weekly Shonen Jump desde 1999, o mangá original de Naruto foi finalizado em 2014, com a sua adaptação em anime sendo encerrada em 2017. Atualmente, a franquia continua através de Boruto, sequência direta da história que acompanha uma nova geração de ninjas.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.