Dentre os vários personagens que encontraram a morte ao longo da franquia Naruto, o sacrifício de Neji durante a grandiosa batalha da Quarta Guerra Mundial Shinobi é inquestionavelmente um dos momentos mais emocionantes para os fãs.
No entanto, apesar do seu sacrifício ter uma função crucial na narrativa e marcar a conclusão de seu arco pessoal, muitos ainda se questionam se Neji poderia ter evitado o ataque fatal que lhe custou a vida.
Revisitando esse momento, enquanto Naruto se concentrava para entrar no Modo Sábio, Neji, Hinata e Hiashi assumiram a responsabilidade de proteger o jovem Uzumaki e os demais ninjas no campo de batalha, que enfrentavam um incessante bombardeio de estacas lançadas pelo Dez-Caudas.
Os três Hyūgas utilizaram principalmente a técnica dos Oito Trigramas Palma Rotativa e, com grande esforço, conseguiram desviar a maior parte dos projéteis, até que Naruto novamente entrou no Modo Sábio e lançou vários Rasenshurikens.
Contudo, com o esgotamento do chakra do Senjutsu de Naruto, ele não conseguiu manter a transformação por muito tempo. Foi nesse exato momento que o Dez-Caudas, controlado por Obito, lançou um devastador ataque concentrado. Diante da impossibilidade de Naruto desviar do ataque, Hinata tentou protegê-lo com a técnica dos Oito Trigramas Palma da Parede de Vácuo, mas até mesmo Hiashi reconheceu que nem Hinata, nem Neji, poderiam deter esse poderoso ataque.
Assim, Neji fez a escolha de utilizar seu próprio corpo como escudo para bloquear o ataque, protegendo sua prima e um de seus melhores amigos. Por isso, diante da magnitude do ataque e de sua escassez de chakra, nenhuma de suas técnicas teria sido eficaz, tornando o sacrifício pessoal a única opção para proteger aqueles que amava.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.