Os últimos capítulos do mangá de Boruto: Naruto Next Generations tem tratado do antecipado confronto entre Naruto e Sasuke contra o vilão e líder da organização terrorista Kara, Jigen.
ATENÇÃO: SPOILERS DE BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS ABAIXO.
O conflito terminou com uma vergonhosa derrota da dupla de Konoha contra Jigen, com Sasuke sendo obrigado a fugir da dimensão paralela do vilão, enquanto Naruto foi selado e ficou preso em um pote especial.
Mas se existe uma certeza na série é que tanto Naruto quanto Sasuke não estão em seus pontos mais fortes, tanto fisicamente quanto mentalmente. Apesar de ainda ser incrivelmente poderoso, o ex-protagonista lutou de uma forma completamente irreconhecível, sem mostrar sua intuição genial do campo de batalha e sem utilizar habilidades que sabemos que ele tem.
Jigen tem duas perigosas habilidades especiais. Ele pode absorver ninjutsu – qualquer um, inclusive o fogo negro do Amaterasu de Sasuke – com sua marca Karma, além de poder encolher e aumentar objetos e a si mesmo de maneira instantânea.
O vilão utilizou essa última habilidade para “desaparecer” várias vezes no combate, além de estacas que ele encolhia para tamanhos microscópicos e lançava na dupla, para depois aumentá-las e causar grandes ferimentos.
Essas habilidades, porém, não deveriam ser efetivas contra Naruto, que tem habilidades sensoriais quase premonitórias com seu Modo Sábio dos Sapos, além do Chakra dos Seis Caminhos.
Ainda sim, Naruto precisava da ajuda de Sasuke para buscar o adversário quando diminuía de tamanho, além de não conseguir desviar da maioria das estacas de Jigen.
A coordenação entre os heróis, que vimos no combate contra Kaguya e contra Momoshiki Otsutsuki, também esteve pouquíssimo presente, com apenas um ataque combinado durante todo o conflito – e que não resultou em nenhum dano maior contra o adversário.
Não vimos Naruto utilizando suas Esferas da Busca pela Verdade, nem seu Frog Kata, nem as diferentes versões do Rasenshuriken… Mesmo o nível de força dos golpes de Naruto e sua regeneração absurda parecia estar muito abaixo do que vimos em Naruto Shippuden.
E tudo bem, Jigen – que foi revelado como apenas um corpo em uso de Isshiki Otsutsuki – provavelmente é um adversário a altura dos dois ex-protagonistas, mas caso Naruto tivesse utilizado todos os seus poderes, certamente o combate seria mais equilibrado ou até impossível para Jigen.
Mesmo vencendo a luta sem sofrer muito, o corpo de Jigen começou a se deteriorar rapidamente com a demonstração de poder. Um combate mais equilibrado da dupla poderia ter forçado o vilão a um ponto onde ele não poderia mais utilizar seus poderes, o que poderia render até mesmo uma vitória de Naruto e Sasuke.
É difícil afirmar que Naruto conseguiria derrotar Jigen caso tivesse sido nerfado pelos autores de Boruto: Naruto Next Generations, mas é óbvio que a luta seria muito menos vergonhosa para o Sétimo Hokage.
Sasuke Uchiha era considerado um gênio de sua geração quando genin, um genin que tinha acesso a duas transformações da natureza e que também tinha o Sharingan, um dojutsu que lhe concedia imensas vantagens no campo de batalha.
Filho do líder do clã e irmão de um dos ninjas mais prodígios da geração anterior, Sasuke eventualmente superou seus antecessores e se tornou um dos Uchiha mais poderosos de toda a história, talvez até superando Madara.
Mas Sasuke não foi considerado o melhor genin no geral de Konoha. Neji Hyuuga também era considerado um gênio, Rock Lee demonstrava imenso potencial mesmo utilizando apenas taijutsu e Shikamaru foi o primeiro dos 12 de Konoha a se tornar chunin e depois jounin.
A filha de Sasuke, Sarada, vive uma situação diferente. Apesar de não ter se envolvido em situações tão perigosas quanto o pai Sasuke na mesma idade, Sarada já desenvolveu as habilidades básicas do Sharingan, além de dominar uma transformação básica da natureza e também herdou o controle perfeito de chakra de sua mãe Sakura, que a permite executar feitos de força física incríveis.
Sarada também demonstrou melhores habilidades com genjutsu, além de ser até mais eficiente que Sasuke genin em utilizar o Sharingan para copiar jutsus, transformando-a em uma ninja mais versátil.
É possível que ela não seja tão analítica quanto Sasuke no combate, mas isso pode ser resultado de sua experiência menor em situações de risco real, afinal ela cresceu em tempos de paz, enquanto Sasuke cresceu em uma época conflituosa na história ninja, além de ter vivido o conturbado massacre Uchiha.
Mas a maior diferença entre pai e filha se dá na parte espiritual. Sasuke era uma reencarnação de Indra Otsutsuki, o que lhe deu um potencial praticamente ilimitado desde o começou e o destinou a uma grandeza que dificilmente ele atingiria sem essa concepção especial.
Sarada, ao que tudo indica, não tem esse ou outro bônus parecido – ao contrário de Boruto, por exemplo, que tem uma marca Karma – o que limita o quão longe a ninja pode chegar.
Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.
Nesta nova história, acompanhamos Boruto, filho de Naruto, um jovem que quer encontrar o seu próprio caminho e não pretende seguir os passos do pai, e Kawaki, jovem cujo corpo foi modificado com melhorias cibernéticas por um grupo misterioso chamado Kara.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll e ganha novos capítulos toda semana.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.