Por mais que Naruto tenha conseguido realizar o seu sonho de se tornar Hokage, um dos questionamentos mais frequentes no fandom da franquia é em relação a patente ninja do nosso jovem Uzumaki, e se ele realmente assumiu o cargo mais importante da Vila da Folha ainda como um genin.
Caso você não esteja lembrado, após o Exame Chunin ter sido interrompido pelo ataque de Orochimaru, Naruto não participou do exame que ocorreu posteriormente no intervalo de tempo da primeira para a segunda parte, e também não passou no exame realizado por Sunagakure que é mostrado no nono OVA da franquia.
Assim, como nunca houve nenhuma citação de que ele tenha se tornado um chunin ou jonin, ainda em 2015, Masashi Kishimoto, o criador da obra, foi indagado em uma entrevista para o site japonês Cinema Today sobre o ranque de Naruto.
“Naruto não se tornou um jounin. Ele se tornou Hokage como um genin.”, explicou o mangaká. Kishimoto ainda complementou dizendo que algo similar também aconteceu com Sasuke, pois ao deixar Konoha ele não evoluiu o seu ranque de genin e se tornou um nukenin.
“Sasuke não é um jounin ou chuunin, mas sim, desde que deixou a vila, ele é um nukenin [Ninja Renegado]. Isso é o suficiente para eles (risos). Mas eu pensei que tê-lo de repente indo de genin para Hokage seria divertido e algo típico de Naruto.”
Além da resposta de Kishimoto esclarecer essa questão, vale lembrar também que essas patentes não estão necessariamente atreladas ao nível de poder de um ninja, e temos outros casos de personagens que simplesmente escolheram não melhorar o seu ranque, como Hinata, Choji, Tenten e até mesmo Ino, que atualmente é a líder da divisão sensorial de Konoha.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini.