É comum que os inimigos de séries shonen sejam cada vez mais poderosos, numa escalada que acaba também por causar cada vez maiores perigos e elevar o poder dos heróis para poder derrotá-los.
Dragon Ball nunca foi diferente disso, talvez sendo o maior popularizador desse esquema de subida de poder no mundo dos mangá e anime, com cada vilão sendo substancialmente mais forte que o último.
Dragon Ball Super, porém, não tem seguido a risca esse padrão. Os inimigos são mais poderosos que os anteriores, claros, mas desde que a série começou, ao invés de vermos os inimigos serem superados definitivamente, há cada vez mais criaturas mais fortes que Goku, Vegeta e companhia.
Primeiro com Beerus, o Deus da Destruição do Universo 7, que ainda não fui superado. Depois Jiren, Broly e, por enquanto apenas no mangá, o vilão Moro ainda parece intocável.
Com isso e também o fato de não termos mais os poderes de luta explícito em números desde a Saga Freeza, é meio complicado para definir quem são os mais poderosos atualmente.
Ao final de Dragon Ball Super: Broly, Goku diz que talvez Broly fosse mais poderoso que Beerus. Durante o Torneio de Poder, Whis disse que Jiren era definitivamente tão poderoso quanto um Deus da Destruição, mas isso não significa que ele é mais forte que Beerus pois há diversos Deuses, uns mais fortes e outros menos.
Beerus parece ser um dos mais fortes e ainda não vimos uma demonstração genuína do poder de Beerus, o que coloca a afirmação de Goku em dúvida.
Dito isso, Moro tem uma habilidade que pode fazer com que ele seja sim o inimigo mais forte da série Super – até então. O vilão pode consumir energia e utiliza magia para o fazer. Isso faz com que ele consiga aumentar de poder exponencialmente e mesmo ao enfrentar inimigos mais poderosos.
Talvez ele não seja o mais forte inimigo, talvez ele não seja nem mais forte que nenhum desses três guerreiros, mas ele certamente está no caminho certo para isso.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.