Um dos acontecimentos mais importantes na história de Naruto foi o extermínio do clã Uchiha nas mãos de Itachi e Obito Uchiha, em nome de impedir um golpe de Estado que estava sendo fomentado dentro do clã.
A decisão de eliminar todo o clã foi direta de Itachi, com a concordância do Terceiro Hokage após ele entender que esse era o único jeito. Teria Hiruzen Sarutobi o receio de que apenas um dos clãs da Vila teria poder suficiente para derrotar o resto dela?
Seriam os Uchihas capazes de vencer Konoha em uma Guerra Civil?
Mas é óbvio que não. Os Uchiha não eram sequer colocados como o clã mais poderoso da Vila Oculta da Folha, este lugar era dos Hyuuga. Com os Yamanaka, Nara e Akimichi, além dos outros clãs menores, os Uchihas não teriam a menor chance.
Os Uchiha não estavam contando com dois de seus mais poderosos ninjas, Itachi e Shisui, que eram contra o golpe e, até onde se sabe – via filler! -, contavam com apenas um ninja com o Mangekyou Sharingan, Fugaku Uchiha.
Nem todos os Uchihas tem a capacidade de despertar o Sharingan e a maioria deles não consegue chegar aos três Tomoes do olho completamente maturado. Isso faria com que apenas um ou outro pudesse despertar novos Mangekyou, a única ferramente capaz de dar uma pequena chance ao clã numa eventual guerra.
E mesmo os que despertassem, eles não teriam nenhum tempo para se aclimatar aos novos poderes e a inteligência sobre as capacidades desses lutadores estariam todos do lado de Konoha.
Por fim, o clã inteiro foi exterminado em apenas uma noite por apenas dois ninjas. Dois ninjas poderosos, sim, mas nem de longe os mais poderosos que vimos no anime. Existe uma razão para Itachi ser subordinado de Hiruzen e Danzo Shimura e não o contrário.
O real motivo que levou ao comando do extermínio não foi o medo dos Uchiha vencer a guerra, de forma alguma. Embora não pudessem concluir o golpe, eles certamente causariam enormes danos as estruturas físicas e políticas da Vila.
Eles eram um problema num contexto muito maior do que apenas a revolta de um clã. Na verdade eles poderiam representar um enfraquecimento de Konoha num momento onde as Vilas Ocultas constantemente travavam batalhas.
Destruir os Uchiha antes que eles pudessem se aliar a outros interesses e causar problemas de verdade era o interesse verdadeiro por trás do extermínio.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.