Se tem uma coisa que eu cansei de falar aqui é que o Sasuke não venceu a luta contra Itachi. Não só essa luta que ele não venceu, inclusive. Mas o embate entre os irmãos é definitivamente a representação mais clara disso. Mas nunca explicamos como isso aconteceu. Até agora.
O plano secreto de Itachi envolvia a própria derrota nas mãos de Sasuke em primeiro lugar. A ideia era que Sasuke o matasse e se tornasse um protetor de Konoha, virando um herói e limpando o nome do clã.
Para isso, ele fez de tudo para colocar todo o ódio no coração de Sasuke – era o caminho para que ele pudesse despertar o Mangekyou Sharingan. Itachi deixa isso claro quando ele afirma para Sasuke que ele deveria ter olhos iguais aos dele para vencê-lo.
Só que o plano de Itachi tinha um problema de tempo: ele desenvolveu um problema de saúde que estava o matando aos poucos. Quando Sasuke apareceu para o combate final entre os dois ele sequer tinha o Mangekyou Sharingan, mas Itachi estava já muito doente para prolongar essa situação.
Tsukoyomi
Esse desespero de Itachi em finalmente dar cabo de seu plano pode ser demonstrada com a primeira parte da luta. Imediatamente ele coloca Sasuke no Tsukuyomi, um genjutsu basicamente impossível de ser quebrado.
A única forma de impedir esse genjutsu, segundo Itachi, seria Sasuke ter desperto o Mangekyou, mas mesmo sem o irmão mais novo consegue se libertar. Muitos fãs de Sasuke apontam isso como prova de que ele era forte o bastante para o combate, mas Obito confirma o óbvio depois: Itachi fez Sasuke acreditar que tinha se libertado.
Ou seja, Sasuke não quebrou nenhuma ilusão. Tanto no sentido literal, de que ele foi deixado escapar do genjutsu, como no figurado, onde Sasuke não havia entendido os verdadeiros planos dele.
Aliás, Obito afirma com todas as palavras para Sasuke que, se Itachi tivesse levado a luta a sério, essa conversa que eles estavam tendo não aconteceria. Um Sasuke incrédulo com própria vitória não parece discordar.
Amaterasu
Outro ponto que podemos utilizar para confirmar que Itachi não deu tudo de si foi no seu uso do Amaterasu. Essa habilidade, de colocar um fogo negro virtualmente inextinguível no adversário de maneira praticamente instantânea, não é inderrotável.
Um adversário veloz o suficiente pode simplesmente fugir do olhar do usuário do Amaterasu para escapar da invocação das chamas. Mas “veloz o suficiente” significa um ninja do nível do Quarto Raikage em velocidade máxima de deslocamento.
Nesse momento da série, Sasuke era (muito) inferior até mesmo ao Killer B, que sabemos ser mais lento que o Raikage. Jamais que ele teria velocidade o suficiente para escapar do Amaterasu caso Itachi realmente quisesse matá-lo.
Susanoo
Por fim, temos o Susanoo. A única razão de Itachi não ter utilizado o Susanoo, uma armadura de chakra impenetrável do ponto de vista de Sasuke, para derrotá-lo é que ele não estava interessado na vitória nesse combate.
Ele simplesmente utilizou o tempo para gastar o chakra de Sasuke e permitir que ele fosse dominado por Orochimaru. Assim que o Sannin tomou o controle do corpo de Sasuke na sua forma de Hidra, Itachi imediatamente utilizou a Espada Totsuka para aprisioná-lo e basicamente curar Sasuke da marca da maldição.
Itachi tinha poder de fogo suficiente para eliminar um Sannin de maneira instantânea, mas não conseguia vencer um debilitado Sasuke que sequer havia despertado o Mangekyou Sharingan e cujo ataque mais poderoso – o Kirin – não precisou nem da forma completa do Susanoo para ser defendido?
Se Itachi não tivesse morrendo e pudesse esperar mais alguns anos, certamente essa luta teria acabado assim que ele tivesse removido Orochimaru do corpo de Sasuke. Uma surra semelhante a que Sasuke sofreu na série clássica, eu diria.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.