Sendo um dos principais eventos para a construção da história de Naruto, o Massacre Uchiha ainda hoje é um tema bastante discutido no fandom da franquia, indo desde suposições sobre o que teria acontecido se esse trágico evento fosse evitado até debates sobre a moralidade do que foi feito por Itachi.
Hoje, é exatamente essa questão que abordaremos, e tentaremos explicar da forma mais claro possível que o ato cometido por Itachi definitivamente NÃO foi certo.
Curiosamente, no momento em que esse texto está sendo escrito a discussão sobre um genocídio também está sendo pauta em outro popular mangá, e o ponto moral que partiremos é que um genocídio sempre é ERRADO e NUNCA é justificável.
No entanto, no caso do Massacre Uchiha, sabemos que a situação foi bem mais complicada e envolveram inúmeras variáveis, como a Maldição do Ódio do clã Uchiha, o sentimento de exclusão desde a fundação de Konoha, a desconfiança após o ataque da Kyubi, o plano de um golpe de estado e muitos outros fatores.
Na verdade, o que faz os fãs acreditarem que Itachi não teve “tanta” culpa nesse massacre é que o seu principal arquiteto realmente foi Danzo, que com o seu distorcido discurso de proteger Konoha conseguiu utilizar a sua influência para tornar plausível a ideia de um clã inteiro ser morto pela própria Vila.
Vale lembrar ainda que Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, também tem sua parcela de culpa, já que ele sabia dos planos de Danzo e não fez praticamente nada para impedi-lo.
Mas embora a culpa possa ser compartilhada, o ato continua sendo errado, e mesmo acreditando que Itachi tenha sido manipulado até certo grau por Danzo, foi ele que aceitou matar o seu próprio clã em troca de evitar uma possível guerra civil. Também vale salientar que o motivo de Itachi até pode ser considerado nobre, mas como falado no começo, NADA justifica um genocídio.
Além disso, como explicamos NESTE outro texto, o Massacre Uchiha facilmente poderia ter sido evitado pelo próprio Sarutobi, se ele tivesse tido a coragem de convidar Fugaku Uchiha, o pai de Itachi e Sasuke, para se tornar um conselheiro da Konoha ou até mesmo o próximo Hokage. Assim, em vez de excluir cada vez mais os Uchihas, essa atitude seria um verdadeiro voto de confiança no clã que sem dúvida apaziguaria a situação.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.