A total destruição de Konoha nas mãos dos Seis Caminhos de Pain mostraram um pouco da extensão dos poderes de Nagato e do Rinnegan em Naruto. Com apenas seis “ninjas”, Nagato conseguiu invadir e derrotar as forças da Vila da Folha e depois devastar as terras com os poderes de controle gravitacionais.
A maior dificuldade de enfrentar os Caminhos era a sincronia impossível deles, somada com o fato deles serem aparentemente imortais – sobrevivendo a ataques que deveriam ser letais para qualquer humano comum.
O maior poder da força atacante de Pain era o segredo sobre a origem e como funcionavam seus poderes. Até que fosse descoberto que os Seis Caminhos eram controlados por Nagato e que eles eram revividos por um dos Caminhos, eles tiveram uma imensa vantagem e conseguiram derrotar os melhores ninjas de Konoha, como Jiraiya, Tsunade e Kakashi Hatake.
Mesmo Naruto só obteve sucesso após uma intervenção praticamente divina do espírito do quarto Hokage para conseguir uma vitória decisiva sobre os Caminhos para poder enfim conversar com Nagato.
Apenas Naruto e Jiraiya conseguiram derrotar algum Caminho, e para isso precisaram do auxílio do Modo Sábio e dos Sapos Anciões.
Ah, e teve aquela momento que o genin Konohamaru derrotou o Caminho Naraka. COMO ASSIM? Como Konohamaru – mesmo sendo neto do lendário Terceiro Hokage – conseguiu derrotar um deles?
Simples, utilizando a ferramente ninja mais útil da história: a enganação. Sendo um simples genin – cujo professor estava sendo completamente destruído pelo caminho Naraka, que não é dos mais fortes apesar de sua imensa utilidade – Konohamaru não parecia ser perigoso aos olhos de Nagato.
Nem sequer passou pela cabeça de Pain que essa criança poderia enfrentá-lo de alguma forma e menos ainda que ela tivesse alguma técnica que pudesse surtir efeito num combate.
Mas Konohamaru sabia utilizar Clones das Sombras e já dominava o Rasengan – a forma máxima de manipulação de chakra e um triturador de gente. O Caminho Naraka foi pego despreparado por um golpe extremamente letal.
Uma das habilidades do Caminho Naraka era a de restauração. Ele podia, através do Rei do Inferno, reparar qualquer dano e ferida nos outros Caminhos – o que fazia-os aparecer invencíveis e imortais.
Mas quando o próprio Caminho Naraka foi pego nesse ataque, ele não tinha o que fazer além de fugir – o que claramente conta como vitória de Konohamaru, que se aproveitou da sua própria condição como genin para subverter as expectativas e atacar quando Pain menos esperava.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.