InícioAnimeA Linha do Tempo de One Piece Vai Muito Além do Século...

A Linha do Tempo de One Piece Vai Muito Além do Século Perdido, e Aqui Está a Prova

Enquanto o Arco de Elbaf continua a surpreender com reencontros emocionantes, conspirações, banquetes e a introdução dos Cavaleiros Sagrados, One Piece também tem revelado segredos impactantes sobre seu passado, principalmente por meio dos textos Harley e do misterioso mural da Árvore-Joia Adam. E quando parecia que a trama ia focar apenas na ação, o capítulo 1144 trouxe mais uma revelação histórica chocante — que pode mudar tudo o que sabemos sobre o mundo criado por Eiichiro Oda.

PUBLICIDADE

Um segredo milenar escondido em Elbaf

A Linha do Tempo de One Piece Vai Muito Além do Século Perdido, e Aqui Está a Prova

Durante uma visita guiada por Elbaf, Ripley apresenta a Franky uma instalação antiga, com aparência de robô, completamente destoante do cenário guerreiro do local. Bonney e Lilith também acabam descobrindo a mesma estrutura. O mais impressionante, no entanto, é a estimativa feita por Vegapunk: a estrutura tem pelo menos 3.000 anos de idade — tornando-se um dos artefatos mais antigos já apresentados em One Piece.

PUBLICIDADE

Embora esse número possa parecer apenas mais um detalhe, ele pode ser a chave para montar uma linha do tempo da chamada “Primeira Civilização”, mencionada nos textos Harley — e, por consequência, das origens reais do Deus Sol Nika.

O Mundo de One Piece foi destruído duas vezes

Antes do Arco de Elbaf, acreditava-se que o Século Perdido era o limite máximo das informações ocultas da história do mundo. Contudo, os textos Harley revelaram algo muito maior: o mundo de One Piece passou por duas extinções globais, conhecidas como o Primeiro Mundo e o Segundo Mundo.

Nika veio antes de Joy Boy e do Século Perdido

Esses textos também deixaram claro que Joy Boy e Nika são figuras distintas, de eras diferentes. Acredita-se que o conceito do Deus Sol Nika tenha surgido no Primeiro Mundo, o que o colocaria bem antes do Século Perdido. A revelação do capítulo 1144 de que a instalação em Elbaf tem 3.000 anos fornece, pela primeira vez, um marco temporal concreto para o surgimento de Nika — o que ajuda a organizar a cronologia mitológica da obra.

A instalação antiga pode ser da Primeira Civilização

O mural na Árvore-Joia Adam já havia sugerido a existência de uma civilização extremamente avançada durante o período conhecido como Primeiro Mundo. Agora, com a instalação tecnológica revelada em Elbaf, há uma forte possibilidade de que ambas pertençam à mesma era antiga, anterior ao Século Perdido.

Embora a conexão entre esses dois elementos ainda seja indireta, a ausência de registros históricos sobre a instalação (conforme relatado por Ripley) reforça a ideia de que ela seja remanescente de um mundo que foi completamente apagado da história oficial.

PUBLICIDADE

Nika ter 3.000 anos resolve um grande furo no arco de Elbaf

Uma das incoerências mais apontadas pelos fãs é: como os Gigantes sabem tanto sobre Nika, mas tão pouco sobre Joy Boy e o Século Perdido? Como vimos com Jarul, os gigantes podem viver por mais de 400 anos, o que significa que apenas duas ou três gerações separam o presente da época do Século Perdido. Isso torna estranho que tanto conhecimento tenha sido perdido em tão pouco tempo.

No entanto, se Nika viveu cerca de 3.000 anos antes da história atual, e não apenas algumas centenas, então faz sentido que até os Gigantes tenham perdido muitos detalhes ao longo dos milênios. Isso preenche a lacuna de conhecimento e dá mais coerência ao mundo de One Piece.

Confira também:

PUBLICIDADE

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.

Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.

De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.

PUBLICIDADE

Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.

A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.