PUBLICIDADE
InícioAnime7 Vezes em que os Jogos de Pokémon Referenciaram Coisas do Anime

7 Vezes em que os Jogos de Pokémon Referenciaram Coisas do Anime

A franquia Pokémon é uma das maiores propriedades de entretenimento do mundo. Embora a franquia tenha começado com o lançamento de Pokémon Red e Blue para o Game Boy em 1996, ela evoluiu para incluir brinquedos, uma série de mangás, roupas, filmes e anime.

PUBLICIDADE

O anime começou em 1997 e ainda está em andamento, apresentando quase tudo de novo que os jogos incluem. No entanto, às vezes essa relação funciona de forma inversa. Apenas porque os jogos de Pokémon foram lançados primeiro não significa que eles não tenham incluído referências ou tenham sido inspirados pelo anime de Pokémon ao longo dos anos.

Pokémon Stadium

7 Vezes em que os Jogos de Pokémon Referenciaram Coisas do Anime

PUBLICIDADE

Um dos tropos que os jogos de Pokémon estabeleceram desde cedo é que cada líder de ginásio usaria apenas um tipo de Pokémon. Isso é uma ótima maneira de apresentar lutas de chefes no jogo, mas pode ser bastante limitante ao adicionar esses personagens e suas equipes ao anime. Quando o anime começou, Brock era exclusivamente um treinador do tipo pedra, e o vilão do programa também era o líder do ginásio do tipo terra. No entanto, ambos os personagens pegam Pokémon de outros tipos em sua jornada.

Brock é visto usando um Pokémon do tipo fogo, Vulpix, e o principal Pokémon de Giovanni é um Persian. Para homenagear isso, o primeiro jogo Pokémon Stadium deu a esses líderes de ginásio esses Pokémon em suas equipes para suas respectivas batalhas de ginásio. Isso pode não fazer sentido para quem não assiste ao anime, mas é um gesto simpático para aqueles que assistiram.

Pokémon: Sword and Shield

7 Vezes em que os Jogos de Pokémon Referenciaram Coisas do Anime

Em cada novo jogo de Pokémon, cada Pokémon recebe uma entrada totalmente nova no Pokédex. Isso acontece mesmo se o Pokémon tiver aparecido em um jogo anterior. Cada entrada no Pokédex é uma breve descrição da criatura, detalhando seus hábitos e como ela se comporta na natureza.

No entanto, a entrada no Pokédex de Kangaskan em Pokémon: Sword and Shield é um pouco estranha e não condiz com o que os jogadores sabem sobre o Pokémon. Ela afirma que Kangaskan já adotou uma criança humana e a tratou como sua própria. Isso é uma referência ao episódio do anime de Pokémon, “O Garoto Kangaskan”, onde Ash e sua turma encontram um menino sendo criado por um Kangaskan.

Pokémon Yellow

7 Vezes em que os Jogos de Pokémon Referenciaram Coisas do Anime

PUBLICIDADE

Nos primeiros jogos Red e Blue, Brock é apresentado como um oponente durão e sem firulas. Ele é um homem duro que usa Pokémon do tipo pedra, já que combinam com sua aparência robusta. É por isso que alguns fãs podem ficar surpresos quando o líder de ginásio menciona que quer se tornar um criador de Pokémon no jogo subsequente, Pokémon Yellow.

O terceiro jogo da Geração 1 é vagamente baseado em eventos do anime Pokémon. O programa suavizou Brock à medida que ele se tornava um personagem principal, e seu sonho de vida foi alterado para combinar com a série, fazendo com que Brock se esforçasse para se tornar um criador de Pokémon. É por isso que a disposição de Brock mudou em Pokémon Yellow.

Pokémon Snap

PUBLICIDADE

Jigglypuff foi um dos personagens marcantes na primeira temporada do anime Pokémon. Este Pokémon seguia o grupo e cantava para eles nos momentos mais inoportunos. Quando o grupo adormecia ao som da música, Jigglypuff ficava irritado e desenhava em seus rostos com uma caneta marcadora.

Embora seja normal para alguns Pokémon carregar itens cotidianos, Jigglypuff não é um deles. No entanto, ele aparece em Pokémon Snap com uma caneta marcadora como uma homenagem ao seu homólogo no anime. Ele até usa a caneta como um microfone ao cantar.

Pokémon Crystal

PUBLICIDADE

Quando a primeira temporada do anime Pokémon chegou ao fim, ainda não havia uma segunda geração de jogos para guiar a próxima parte da jornada. Portanto, os roteiristas tiveram a ideia da GS Ball como um enredo mágico que os personagens tiveram que investigar em outra parte do mundo. As origens da bola nunca foram descobertas, e o programa rapidamente seguiu para Johto quando os próximos jogos foram lançados.

Embora o programa parecesse esquecer a GS Ball, os desenvolvedores de jogos não o fizeram. A estranha Pokébola aparece em Pokémon Crystal como um item-chave que pode ser usado para obter o Pokémon mítico Celebi.

Pokémon: Ultra Sun e Ultra Moon

PUBLICIDADE

Um dos elementos mais reconhecíveis do anime Pokémon é o boné usado pelo protagonista principal do show, Ash. Ele muda ao longo da série, mas ele sempre usa um boné de beisebol de aba larga. A maioria dos fãs também associa o mascote da franquia, Pikachu, ao personagem de Ash. A empresa Pokémon conseguiu usar essa relação para fins de marketing, mas nunca foi feito tão bem quanto quando Pokémon: Ultra Sun e Ultra Moon foram lançados.

Qualquer pessoa que possuísse uma cópia desses jogos poderia receber um Pikachu de evento especial usando um dos bonés característicos de Ash. Tudo o que precisavam fazer era escanear um código QR, e os jogadores poderiam adicionar algumas imagens icônicas do anime Pokémon à sua equipe.

Jessie e James

PUBLICIDADE

Quando os primeiros jogos foram lançados, a Equipe Rocket foi concebida como uma equipe malévola para o jogador enfrentar. Seu objetivo era roubar Pokémon poderosos de outros treinadores, e havia dezenas de capangas para enfrentar no jogo.

No entanto, o anime precisava tornar essa organização do mal mais pessoal para o protagonista do programa. Portanto, a equipe malévola é reduzida aos atrapalhados Jessie, James e o Meowth falante, que aparecem em cada episódio para roubar o Pikachu de Ash.

Esses personagens não são poderosos e devem ser fáceis de derrotar. No entanto, é sempre divertido vê-los aparecerem para uma batalha em jogos como Pokémon Yellow e Let’s Go. Eles até terão equipes de Pokémon fiéis ao programa de TV, com um Meowth sempre fazendo parte de sua equipe.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.