PUBLICIDADE
InícioAnime7 Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos

7 Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos

Seja pelas intrigantes questões que levantam sobre a natureza do bem e do mal, o valor da vida humana ou se os fins justificam os meios, protagonistas cuja moralidade só pode ser vista em tons de cinza têm sido uma constante nos animes há muitos anos. Esses indivíduos frequentemente são atormentados pelos demônios do seu passado e lutam para encontrar um lugar para si mesmos no mundo, especialmente quando lidam com a visão binária de moralidade que a sociedade impõe sobre eles.

PUBLICIDADE

Nenhum desses personagens é inerentemente bom ou mal. Na verdade, alguns deles até têm intenções verdadeiramente nobres, mas a maneira como eles alcançam seus objetivos costuma ser bastante complexa, combinando virtudes de todos os lados do espectro. Alguns até podem descrever seu comportamento como insano, embora a lógica subjacente por trás de suas ações nem sempre seja tão simples. Como tal, vários desses protagonistas estiveram à frente de algumas das franquias de anime e mangá mais aclamadas e conhecidas nos últimos anos, forçando os fãs a realmente refletirem sobre o que significa viver à altura do papel de um herói.

7 Lelouch vi Britannia

7 Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
PUBLICIDADE

Como um dos protagonistas mais inteligentes dos animes, a maior força de Lelouch vi Britannia reside em superar taticamente seus oponentes em Code Geass. Embora seus motivos tenham sido inicialmente alimentados pelo desejo de criar um mundo melhor para sua irmã Nunnally e vingar a suposta morte de sua mãe, suas ações mais adiante parecem mais motivadas por seu próprio ego e pela necessidade de triunfar sobre seus oponentes, bem como por sua própria arrogância.

Lelouch pode ser muito frio e implacável em batalha, pois não hesita em sacrificar civis e inocentes para alcançar seus fins. Embora suas intenções possam ser boas em sua essência, a maneira como ele as realiza não está alinhada com o modelo tradicional de um protagonista heróico, embora ele assuma a responsabilidade por seus feitos e não seja completamente destituído de compaixão.

6 Ken Kaneki

7 Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos

Atormentado pelos horrores que enfrentou em todos os momentos de sua vida, assim como pela punição violenta que impôs a seus opressores, o caminho de Ken Kaneki em Tokyo Ghoul e sua sequência, Tokyo Ghoul:re, é nada menos que trágico. Antes um rapaz manso que amava ler, a transformação de Kaneki em um ghoul de olho único é o início de sua condição mental deteriorante.

Isso eventualmente o leva a manifestar personas alternativas propensas a explosões violentas e transtornadas, onde ataca indiscriminadamente todos ao seu redor e se entrega a atos odiosos como devorar outros ghouls, levando-o a manifestar um kakuja. Embora ele desenvolva o desejo de proteger tanto ghouls quanto humanos no final da série, as enormes baixas que causou em sua forma de Dragão são imperdoáveis, mesmo que sua história finalmente tenha tido um final feliz.

5 Denji

7 Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
PUBLICIDADE

Embora se possa sentir simpatia pelas dificuldades que ele enfrentou em sua juventude, tendo que assumir dívidas enormes desde cedo, não ter uma educação formal, estabilidade financeira ou até mesmo um ambiente familiar tradicional, Denji sempre foi alguém motivado por seus desejos mais básicos e pela busca de companheirismo. No fundo, ele tenta ser um cidadão respeitável se isso o beneficiar e parece se importar com aqueles ao seu redor.

Dito isso, ele também é alguém que sempre agirá para servir à mão que o está alimentando e não hesitará em ceder a seus desejos mais básicos se a oportunidade se apresentar. Além disso, após se tornar Chainsaw Man, ele também exibe um lado mais sádico, chegando ao ponto de ter prazer em matar demônios, a ponto de sua sanidade ser questionada.

4 Light Yagami

7 Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
PUBLICIDADE

Proclamando-se o “deus de um novo mundo”, alguém que trará uma era livre de morte, crime, maldade e sofrimento, Light Yagami é o protagonista de Death Note. Ao ganhar acesso ao Death Note, Light, um gênio já dotado, cede à sua megalomania e arrogância, embarcando em uma campanha de matar criminosos para inspirar medo e livrar o mundo das pessoas que ele considera “más”.

Embora seus métodos sejam questionáveis, especialmente em relação aos inúmeros inocentes que ele matou para salvar sua pele, a intenção por trás de suas ações, embora não justificável, sempre foi aplicar sua visão distorcida de justiça.

3 Alucard

Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
PUBLICIDADE

Talvez o vampiro mais temível nos animes, Alucard é o personagem central de Hellsing de Kouta Hirano. Imortal e praticamente invencível, ele é uma máquina de matar depravada, que se delicia em matar qualquer um que ouse desafiá-lo. Seu estilo de luta feroz e cruel envolve provocar os oponentes ao se deixar explodir em pedaços, apenas para então curar instantaneamente seus ferimentos graves para que seus inimigos compreendam a diferença de poder entre eles.

Apesar de tudo isso, ele é um indivíduo conflituoso, com muito respeito por mortais de vontade indomável. Entediado com sua vida eterna e falta de propósito, ele busca alguém digno de derrotá-lo e finalmente matá-lo.

2 Eren Yeager

PUBLICIDADE

Desde que perdeu sua mãe durante a Queda da Muralha Maria, Eren percorreu um longo caminho em sua jornada. De um jovem teimoso, impulsivo e cabeça quente a um soldado frio e calculista, capaz de lutar em praticamente qualquer situação, Eren é um dos personagens mais complexos em Attack on Titan, particularmente após o salto de quatro anos.

Lutando para salvar aqueles que ama da ira do mundo, ele comete muitos atos horrendos em nome da sobrevivência, culminando no genocídio do Rumbling. Apesar disso, ele não é um personagem sem qualquer senso de compaixão, pois ele também é vítima de seu destino preordenado, privado da liberdade que desejou por toda a sua vida.

1 Guts

Protagonistas de Animes Moralmente Ambíguos
PUBLICIDADE

Desde que estreou como Espadachim Negro, a história de Guts sempre foi uma luta contra seus demônios, especialmente aqueles dentro de sua mente. Sua juventude desafiadora o viu traído e deixado para morrer muitas vezes, até por aqueles a quem admirava, levando à sua visão sombria e cínica do mundo. Em grande parte, ele é bastante antissocial e teimoso, especialmente após os eventos do Eclipse, que criaram um genuíno medo de apego dentro dele. Ele também é propenso a fúrias violentas quando confrontado por Apóstolos ou membros da Mão de Deus, exibindo uma imensa ferocidade sem qualquer consideração por seu bem-estar.

Além disso, ele não hesita em matar qualquer um que ouse ficar em seu caminho e pode ser bastante brutal em seus métodos, tendo um número de mortes extremamente alto em comparação com a maioria dos personagens em animes. O trauma que suportou ao longo de sua vida também levou à materialização de seu lado maligno interno, como a Besta das Trevas, o que o fez perder o controle de seus sentidos, chegando ao ponto de agredir sua amante regressada, Casca, quando em um estado de espírito perturbado. Por outro lado, ele também tem um lado mais suave e cuidadoso com aqueles em quem confia, mostrando que ainda não abandonou sua humanidade, mesmo com tudo o que suportou.

Confira também:

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.