Algumas séries de anime mantêm os pés firmemente plantados na terra, entregando histórias enraizadas na realidade, ou pelo menos na superfície de um planeta que pode ou não ser a Terra, como as pessoas a conhecem. Slice of life, mistério, fantasia… múltiplos gêneros englobam esses animes, mas existem alguns que desbravam as estrelas para trazer aventuras de ficção científica novas e emocionantes.
Explorar o espaço tem sido uma ambição de longa data da humanidade, aventurar-se pelas estrelas e alcançar planetas mais distantes ou até mesmo sistemas solares para ver que tipo de vida pode ou não existir. Embora a realidade ainda pareça distante de realizar esse sonho, os fanáticos por espaço podem pelo menos viver essa fantasia por meio desses animes de exploração espacial.
7 Astra: Perdidos no Espaço
Astra: Perdidos no Espaço é uma história espacial curta e doce sobre um grupo de jovens que se veem perdidos entre as estrelas do espaço profundo. Após chegarem a um acampamento espacial, eles são lançados nas órbitas de diferentes planetas que estão a anos-luz de sua casa, e agora esses jovens esperançosos devem viajar por mundos para retornar lá.
Assim, o cerne deste anime é tudo sobre explorar o espaço e levará os espectadores a uma jornada de diversão de ficção científica descontraída com alguns elementos pulp em sua história de aventura. Empolgante e único, Astra: Perdidos no Espaço é o anime ideal para fãs de histórias espaciais e ficção científica, e agora seus espectadores completos podem facilmente assistir aos doze episódios.
6 Classroom Crisis
Para os fãs que gostam da utilização de um cenário escolar em animes, não procure mais do que Classroom Crisis. Este anime mistura os aspectos de ficção científica e espaço com um anime que gira em torno de uma sala de aula de garotas que se veem encarregadas de serem as engenheiras da espaçonave da humanidade em sua academia em Marte. Além da construção real e do trabalho, há a burocracia, o que oferece um olhar um tanto realista para a indústria espacial.
Dessa forma, Classroom Crisis vai além do que a maioria dos animes escolares faz, introduzindo um cenário futurista no espaço e abandonando os cenários escolares usuais leves ou fofos por uma história com um toque mais realismo, e até mesmo alguns vislumbres efêmeros dos lados mais sombrios de qualquer indústria onde o lucro está em jogo.
5 Space Dandy
Entre nas botas do caçador Dandy, um viajante espacial armado que ganha a vida cruzando a galáxia caçando alienígenas, com uma abordagem mais engraçada e descontraída para a cena de exploração espacial do que a maioria das outras séries. Space Dandy adota uma abordagem mais de monstro da semana para sua estrutura, seguindo as aventuras de Dandy e seu amigo robô QT enquanto viajam pelo espaço em busca de seu próximo pagamento.
Com pouco em termos de uma história geral ou arco de personagem, Space Dandy é recomendado para pessoas que procuram uma ação espacial divertida sem uma história pesada ou mensagem moral codificada em sua trama. É uma série de anime simples e curta que os espectadores podem desfrutar se forem para a série com essas expectativas e não levarem nada do que veem muito a sério.
4 Space Patrol Luluco
O Studio Trigger entregou um anime de exploração espacial divertido e abstrato com Space Patrol Luluco, que segue a história de Luluco, que se junta à Patrulha Espacial em missões diárias para cobrir os custos de reviver seu pai, que foi congelado por contrabando alienígena. A premissa sozinha deste programa promete exploração espacial e aventura, que são um dos principais atrativos deste programa, ao lado de seu elenco maluco de personagens.
Uma série curta e doce, Space Patrol Luluco é um programa de fácil digestão e fácil de maratonar que certamente irá entreter os fãs do espaço ou de outros programas de anime da Trigger.
3 The Irresponsible Captain Tylor
Adaptado de uma série de light novels de nome semelhante, The Irresponsible Captain Tylor é uma série de anime que segue o personagem titular Tylor, que tropeça em sua vida sem pensar ou planejar seu futuro, simplesmente vivendo um dia de cada vez. No entanto, ele acaba capitaneando sua nave como parte da Força Espacial dos Planetas Unidos após resolver com sucesso uma situação de reféns, o que lhe rendeu sua nave, a Soyokaze.
O anime trata de Tylor e sua tripulação explorando entre as estrelas em sua nave um tanto negligenciada e deteriorada, com foco na comédia sem sacrificar o elemento de aventura espacial. Se os fãs de anime querem rir e se empolgar na mesma medida, The Irresponsible Captain Tylor certamente irá entregar.
2 Ulysses 31
Ulysses 31 é uma das séries de anime mais voltadas para crianças, que oferece uma releitura única de ficção científica da clássica história de Homero, Ulisses, ambientada no século 31. Neste programa, os Deuses do Olimpo ficam enfurecidos porque Ulisses matou o Ciclope para libertar um grupo de crianças escravizadas. Em sua raiva, Zeus amaldiçoa Ulisses e seus filhos a viajar pelo espaço com sua tripulação congelada no tempo até que eles cheguem ao Reino de Hades, momento em que sua tripulação será devolvida e ele estará livre para voltar à Terra.
Este é, sem dúvida, um programa ambicioso que reconta uma história clássica com um toque de ficção científica novo e emocionante, o que o torna ainda mais impressionante, pois foi criado para crianças. Mesmo assim, espectadores mais maduros encontrarão muito para aproveitar em Ulysses 31.
1 Cowboy Bebop
Não se pode falar de espaço e anime sem mencionar Cowboy Bebop, o anime mais conhecido e popular ambientado entre as estrelas. Embora seja um western spaghetti com um toque em sua configuração, há muita exploração feita por Spike e sua tripulação para justificá-lo como um anime de exploração espacial, apresentando um elenco de personagens adoráveis, incluindo a cool Faye Valentine, a excêntrica Ed, o adorável corgi Ein e, é claro, o personagem principal e caçador de recompensas Spike.
Cowboy Bebop segue suas façanhas enquanto eles navegam pelo mar de estrelas a bordo de sua nave chamada Bebop, em busca de criminosos para ganhar as recompensas. Esta é a premissa essencial do show, mas é uma forma reducionista de descrever este anime, pois há muito coração e história a ser encontrado nos episódios, e qualquer fã de anime que se preze deve tê-lo em seu radar se ainda não o assistiu.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados