PUBLICIDADE
InícioAnime6 Fatos que provam que o Gear 5 em One Piece é...

6 Fatos que provam que o Gear 5 em One Piece é a melhor transformação Shonen

Monkey D. Luffy é o protagonista de One Piece e um dos personagens mais icônicos da história do Shonen. One Piece, sendo o mangá shonen mais popular que já existiu, produziu personagens fenomenais após personagens fenomenais. No entanto, no cerne da série está Luffy, que representa verdadeiramente tudo o que Oda quer que seus leitores vejam.

PUBLICIDADE

Assim como muitas séries shonen, há inúmeras melhorias de poder e transformações vistas em One Piece, e uma das mais significativas é o Gear 5 de Luffy, que ele alcançou muito recentemente no arco de Wano.

6 Fatos que provam que o Gear 5 em One Piece é a melhor transformação Shonen

Embora obter novas transformações não seja algo inovador para qualquer série, a maneira como Oda fez o Gear 5 é especial e, ao mesmo tempo, certamente o torna a melhor transformação Shonen de todos os tempos.

PUBLICIDADE

6 Não é uma Manifestação de Dor ou Sofrimento

6 Fatos que provam que o Gear 5 em One Piece é a melhor transformação Shonen
Reprodução: One Piece

A grande maioria das transformações shonen decorre de dor ou sofrimento, como o Super Saiyajin. Esse é um tropo que tem sido visto bastante em quase todas as séries shonen. O protagonista sofre um grande trauma emocional ou dor e, em seguida, transcende para o próximo nível, transformando-se em um ser enfurecido impulsionado por sua raiva para derrotar o mal. Embora isso não seja necessariamente ruim, essas transformações são quase sempre iguais e não há criatividade.

Ao mesmo tempo, elas tiram a verdadeira personalidade do personagem e o transformam em uma sombra de seu verdadeiro eu. Essencialmente, o Gear 5 de Luffy subverte esse padrão e é completamente desprovido de raiva ou dor. Luffy nunca alcançou uma transformação em sua vida devido à dor ou sofrimento, simplesmente porque essa não é a transformação que Oda pretende mostrar em sua comovente história para um personagem que é despreocupado e busca apenas a liberdade durante toda a sua vida.

5 Fiel à Personalidade de Luffy

6 Fatos que provam que o Gear 5 em One Piece é a melhor transformação Shonen
Reprodução: One Piece

A razão pela qual o Gear 5 é tão icônico é simplesmente porque ele combina muito bem com a personalidade de Luffy. Os protagonistas de shonen são, na maioria das vezes, personagens muito engraçados que têm uma personalidade leve. No entanto, quando eles se transformam, deixam tudo isso para trás e manifestam poder na forma de raiva, sofrimento ou tristeza.

Embora seja legal ver isso, acaba tirando do personagem a sua própria liberdade e, ao mesmo tempo, faz com que eles se tornem algo que nem eles mesmos imaginariam ser. No caso de Luffy, isso nunca aconteceu. Nenhuma das transformações de Luffy jamais se desviou de sua própria personalidade. Luffy sempre utilizou sua imaginação em todas as suas transformações.

PUBLICIDADE

4 Baseado na Imaginação de Luffy

6 Fatos que provam que o Gear 5 em One Piece é a melhor transformação Shonen
Reprodução: One Piece

Luffy é um personagem que sempre dependeu muito da imaginação. Embora ele possa parecer um tolo às vezes, Luffy possui uma imaginação ilimitada, e isso é exatamente o que Oda mostrou desde o primeiro capítulo da série. Quando se trata de transformações, Luffy sempre usa sua imaginação sem limites para encontrar as soluções mais únicas. Por exemplo, Luffy desenvolveu o Gear Second quando viu a CP9 usar o Soru e, dado que ele tinha um corpo de borracha, ele encontrou uma maneira de copiar isso. Quando precisava bater mais forte, Luffy desenvolveu uma maneira de aumentar sua mão simplesmente inflando seus ossos e ganhando o punho de um gigante, mais uma vez demonstrando sua imaginação.

Quando ele precisou derrotar as feras em Ruskaina, Luffy incorporou o Haki que havia aprendido com sua incrível Akuma no Mi e criou uma forma poderosa capaz de enfrentar essas criaturas poderosas. Para superar os biscoitos de Cracker, ele comeu seu caminho através deles e o derrotou. Para combater o incrível Haki de Katakuri, ele recorreu ao Gear Fourth e o adaptou para uma versão onde podia usar uma velocidade imensa. A culminação de tudo isso é o Gear 5, a transformação definitiva de Luffy, onde sua imaginação é verdadeiramente ilimitada e ele se torna a pessoa mais livre dos oceanos, o que torna essa transformação tão mágica.

PUBLICIDADE

3 O Poder Aumenta para Exibir sua Engenhosidade

Reprodução: One Piece

As melhorias de poder no shonen existem para tornar o personagem mais forte e essa é a principal razão para a existência delas. O mesmo não pode ser dito do Gear 5. O Gear 5 não existe apenas porque Luffy precisa ficar mais forte. Em vez disso, o Gear 5 existe para exibir a engenhosidade que Luffy possui e usá-la para moldar seu corpo e conquistar as situações em que se encontra.

O Gear 5 existe para mostrar que Luffy pode se adaptar usando sua incrível imaginação e liberdade ilimitada a qualquer situação, o que, mais uma vez, reforça a ideia de que ele é a pessoa mais livre dos mares – algo que ele sempre quis ser.

PUBLICIDADE

2 A Epítome da Liberdade

Reprodução: One Piece

Outra razão pela qual o Gear 5 é a melhor transformação do Shonen é simplesmente porque é uma forma baseada na liberdade. Desde o primeiro capítulo de One Piece, Oda se certificou de tornar Luffy uma pessoa que busca liberdade. Quando Rayleigh perguntou a Luffy o que ele queria conquistar, sua resposta foi simplesmente que ele queria ser a pessoa mais livre, e não conquistar nada. No fundo, Luffy quer liberdade e quer compartilhar essa liberdade com todos os seus amigos.

Luffy não se preocupa principalmente com o poder ou em ficar mais forte, mas percebe que perseguir a liberdade para si mesmo e seus amigos significa, inadvertidamente, que ele tem que se tornar o mais forte. Sendo um personagem que nunca buscou força de qualquer maneira e sempre quis apenas ser livre, o fato de o Gear 5 o transformar no Guerreiro da Libertação é certamente um golpe de gênio de Oda.

PUBLICIDADE

1 Toon Force

Reprodução: One Piece

Embora isso possa ser controverso para alguns fãs, o Gear 5 é essencialmente Luffy acessando os poderes infantis do “Toon Force” (força dos desenhos animados). Luffy se torna bastante parecido com um personagem de desenho animado e isso é canônico, já que até mesmo Kaido afirma que ele parece ser um personagem trazido à vida de uma tirinha em quadrinhos. Luffy pode fazer seus olhos saltarem para fora ou fazer com que seus inimigos façam o mesmo, espalhando sua habilidade para eles. Luffy também pode correr no ar ou fazer coisas que são possíveis apenas em um desenho infantil.

No fundo, Luffy sempre foi uma criança. O poder do Gear 5 decorre de sua imaginação e Luffy basicamente traz à tona um mundo que ele visualiza em sua mente. É por isso que o Gear 5 é Luffy em seu auge, não apenas em termos de força, mas também em termos de caracterização. O Gear 5 traz o melhor de Luffy de todas as maneiras, sem deixar espaço para emoções negativas. Ele faz de Luffy o Guerreiro da Libertação e o homem que espalha risos e alegria por onde passa, fazendo com que seus leitores façam o mesmo. Verdadeiramente, esta é uma das melhores transformações que já existiram e certamente a mais única e, argumentavelmente, a melhor de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Confira também

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.

Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.

A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.