A franquia Dragon Ball, criada por Akira Toriyama, é marcada por confrontos épicos e personagens que ultrapassam os limites do poder. Embora Goku seja o protagonista e evolua constantemente, sua jornada é recheada de derrotas que o motivam a se tornar ainda mais forte. Abaixo, listamos as 5 melhores lutas em que Goku perdeu, mas deixou sua marca como guerreiro.
5. Goku não conseguiu vencer Cell

Apesar de seu treinamento intenso na Sala do Tempo, Goku reconheceu que não era páreo para o Cell Perfeito durante os Jogos de Cell. Ele lutou com tudo o que tinha, mas percebeu que Gohan era o único capaz de vencer o vilão, e entregou a ele a responsabilidade do confronto. Foi uma derrota estratégica, mas ainda assim uma derrota.
4. Majin Vegeta superou Goku

Durante a saga Majin Buu, Vegeta permitiu ser controlado por Babidi para obter mais poder. Isso o levou a um confronto brutal contra Goku, que poderia ter usado a forma Super Saiyajin 3, mas evitou por conta do alto gasto de energia. Vegeta saiu vitorioso após usar um golpe traiçoeiro, provando que, ao menos naquele momento, conseguiu superar seu rival.
3. Beerus venceu com facilidade

Ao despertar o Super Saiyajin Deus, Goku teve a chance de enfrentar Beerus, o Deus da Destruição do Universo 7. Apesar de todo o seu poder, Goku não foi páreo, e Beerus venceu a luta sem sequer usar todo seu potencial. Essa derrota marcou o início de uma nova era para Goku, que passou a buscar níveis de poder divinos.
2. Zamasu obrigou Goku a fugir

No arco do Trunks do Futuro, Goku enfrentou Zamasu, que se tornou imortal e ainda trocou de corpo com ele próprio em uma linha do tempo alternativa. A luta foi tão desastrosa que Goku e Vegeta precisaram recuar, e posteriormente Goku teve que pedir ajuda a Zeno-sama para apagar toda a linha do tempo e eliminar o vilão. Foi uma das derrotas mais desesperadoras da série.
1. Goku não venceu o Torneio do Poder

Mesmo ao atingir o ápice de sua força com o Instinto Superior, Goku não foi o vencedor do Torneio do Poder. O combate final contra Jiren foi intenso, mas Goku, Frieza e Androide 17 tiveram que unir forças. O último em pé foi o Androide 17, não Goku, fazendo dessa uma das derrotas mais simbólicas e estratégicas da franquia.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.

