Moe — a arte importante e elevada de garotas fofas fazendo coisas fofas. Esse gênero produziu alguns clássicos intemporais do anime, e Bocchi The Rock tem o potencial de se juntar a esse cânone. A série não apenas apresenta um grupo de garotas fofas se envolvendo sinceramente em música rock sólida, mas o programa também examina profundamente a ansiedade social debilitante.
Apesar de sua habilidade na guitarra, Hitori Goto nunca conseguiu reunir coragem para fazer amigos, muito menos se juntar a uma banda. Hitori luta rotineiramente contra a ansiedade, que é cuidadosa e hilariamente exibida por meio de vários estilos de animação estranhos e surpreendentes ao longo da série.
10 Carole & Tuesday
Apesar de suas raízes moe e preferência por confusões, Bocchi The Rock é uma celebração amorosa da música rock e das alegrias de estar em uma banda. Enquanto Carole & Tuesday adota uma abordagem mais adulta ao mundo da música profissional, não é menos sincero em sua adoração por bandas e a música que criam.
Essa série de 24 episódios segue uma dupla musical em dificuldades que abandona tudo para seguir sua paixão como músicos. O programa também adiciona um divertido elemento de ficção científica, pois tudo acontece em uma Marte terraformada.
9 Your Lie In April
Enquanto Bocchi usa a música para explorar a ansiedade social, Sua Mentira em Abril é uma exploração do trauma contada através das experiências de um jovem pianista. Desde a morte de sua mãe, Kosei Arima não consegue ouvir corretamente as notas que toca e, como resultado, deixou de participar das competições de piano que ganhava rotineiramente quando criança.
Mas, com a ajuda de uma violinista vibrante e bela, ele gradualmente sairá de sua concha e redescobrirá a razão pela qual se apaixonou pelo piano.
8 Sound! Euphonium
Com um toque mais de anime esportivo do que mergulhar totalmente no moe, Sound! Euphonium segue o Clube da Banda de Concerto da Escola Secundária Kitauji enquanto tenta reconstruir seu legado como banda competitiva.
Os estudantes lutam por solos, equilibram suas responsabilidades escolares e de banda, e se envolvem em todo tipo de drama interpessoal enquanto se preparam para seu primeiro grande campeonato interestadual. É uma história sincera de slice of life que explora a vida interior e as motivações de seu elenco central, deixando espaço para a música e a competição.
7 Mob Psycho 100
Mob não é apenas um garoto tímido e desajeitado que luta para fazer amigos; ele também é possivelmente o psíquico mais poderoso do mundo. Seus poderes são tão grandes que, se perder o controle de suas emoções, ele pode colocar as pessoas ao seu redor em perigo real.
Ainda assim, mais do que qualquer outra coisa, ele deseja se tornar uma pessoa mais extrovertida e melhorar sua vida social. Embora tenha muita ação incrível, no cerne de Mob Psycho há um estudo brilhante de personagens que faz com que algumas das interações sociais mais simples pareçam vitórias épicas.
6 Nichijou: Minha Vida Comum
Um dos clássicos moe de todos os tempos, Nichijou é uma história simples de slice of life que segue um grupo eclético de estudantes e moradores da cidade em suas vidas cotidianas. Exceto que um desses simples habitantes também é secretamente um androide projetado por um super gênio de oito anos que gosta de instalar armas e dispositivos secretos sem ela saber.
Apenas um conto de slice of life de uma cidade pequena e clássica. Ah, sim, e há um gato falante que gosta de se considerar o adulto da casa, mas é constantemente minado por seus instintos de gato. História super simples.
5 Nana
Adaptado do mangá original da Madhouse, Nana é um romance shojo clássico sobre duas mulheres chamadas Nana que coincidentemente se mudam para um apartamento juntas. Uma das Nanas, Nana Osaki, está em uma banda e busca uma carreira musical profissional.
Embora o show não faça da música seu foco central, as vidas das duas mulheres são afetadas pela indústria da música, e a carreira musical de Nana O é um fio condutor importante na trama. É um conto trágico e belo sobre os desafios da amizade, romance e busca de paixões.
4 Wake Up, Girls!
Uma das intersecções mais comuns entre música e moe é o show de ídolos. Séries que apresentam um grande elenco de garotas peculiares e fofas cantando juntas em um grupo pop. Wake Up, Girls! é um anime original que destaca uma pequena e lutadora empresa de produção chamada Green Leaves Entertainment.
Para ajudar o negócio, seu presidente tenta formar um grupo de ídolos formado por talentos não descobertos. O programa começa acompanhando o gerente descontente Kohei Matsuda — que não sabe nada sobre ídolos — enquanto ele forma o grupo.
3 Azumanga Daioh
Azumanga Daioh é um exemplo primordial da fórmula moe de slice of life. Ele segue seis garotas do ensino médio ao longo de seus três anos de aulas, paixonites e festivais culturais. O que distingue o programa de seus pares é seu formato.
Em vez de episódios completos abordando uma trama específica, cada episódio é dividido em vários segmentos de quatro minutos. Isso contribui para a natureza excêntrica e frequentemente surreal de suas piadas, ao mesmo tempo que deixa um espaço surpreendente para personagens e sentimentos.
2 Komi Can’t Communicate
Assim como Bocchi, Komi Não Pode Comunicar se destaca em suas representações peculiares e exploração sincera da ansiedade social. Bonita e silenciosa, Shoko Komi é considerada por seus colegas como uma espécie de deusa distante demais para falar com seus humildes colegas de classe.
Na verdade, Komi sofre de uma ansiedade social debilitante que a impede de falar na presença de outras pessoas. Com a ajuda de alguns colegas que passam a entender sua aflição, Komi se esforçará para realizar seu sonho de um dia ter 100 amigos.
1 K-On!
Uma linhagem direta pode ser traçada entre Bocchi The Rock e seu antecessor K-On! O programa também apresenta quatro garotas do ensino médio ao longo de suas carreiras escolares, enquanto tentam manter o clube de música leve de sua escola vivo e, por fim, formar uma banda.
Conforme crescem, tornam-se mais sérias em relação à música, mantendo seu compromisso com o clube e entre si até a universidade. É um conto sincero de amizade repleto de muitas piadas malucas e confusões de garotas fofas, com uma forte mistura de boa música.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados