Os animes frequentemente se passam em cenários e temas fantásticos, com uma progressão de trama irrealista e excessivamente otimista que serve como uma fuga para os fãs. Mas algumas histórias nessa mídia adotam uma abordagem mais realista para estudar e ensinar temas humanos e frequentemente sombrios. Embora os cenários sejam às vezes fictícios, com mundos sobrenaturais ou de ficção científica, as ideias que eles apresentam ao público estão profundamente enraizadas na realidade.
Essas séries lidam com temas de guerra, racismo, psicologia e outros conceitos diretamente relacionados à sociedade humana, e os autores dessas séries abordam essas ideias de maneira inteligente, estudando-as por meio de seus personagens e histórias. Se você está procurando animes realistas, estes são os que você deve assistir.
10 Ghost In The Shell
A tecnologia está se tornando cada vez mais avançada e integrada à vida humana. E Ghost In The Shell, de 1995, e as séries subsequentes lidam com a ideia de onde está a linha divisória entre humanos e máquinas. Para onde a humanidade está indo nesse rápido avanço da tecnologia e o que os torna verdadeiramente humanos?
Ghost in the Shell estuda a condição humana e sua relação com a tecnologia e como o crime está sempre se adaptando e se aprimorando com esse progresso. A história sempre questiona se a alma humana é real e se ela se perde quanto mais se afasta de sua origem.
9 Psycho-Pass
O aclamado anime de ficção científica de 2012 lida com o crime e sua psicologia. Em um mundo onde o governo monitora o estado mental de cada cidadão e determina se eles têm propensão a cometer crimes com base nisso, o show questiona se a atividade criminosa é resultado de uma psique deteriorante ou se o mal é um traço humano independente da condição mental. Os Enforcers no show analisam e aprendem sobre a mente humana e como ela pode ou não estar ligada à atividade criminosa.
8 Chainsaw Man
Quando se começa a assistir Chainsaw Man, os fãs veem um shonen de ação sangrento. Mas à medida que a história avança, vemos o que o autor Tatsuki Fujimoto realmente transmite com sua história – o medo e a condição humana. Denji aprende ao longo da história o que significa ser humano e o que estar próximo dos outros realmente significa.
Também se concentra em como o medo se manifesta nas pessoas e como elas se conectam a ele. Família encontrada, conforto e refúgio dos terrores do mundo. Uma boa vida não se trata de luxo e bens materiais, mas sim de encontrar alguém a quem pertencer e chamar de lar.
7 Mobile Suit Gundam
Toda a franquia Mobile Suit Gundam gira em torno do tema da guerra e suas consequências. O cenário de ficção científica é apenas para explorar os conceitos de racismo, divisão de classes e guerra. Séries como Gundam 00 são uma resposta direta à vida real, neste caso, o clima político da década de 2000, e outras como Iron-Blooded Orphans exploram governos corruptos e violência infantil.
Ao longo de toda a franquia, há uma infinidade de temas realistas vestidos em um traje legal de robô gigante. Gundam é uma das melhores séries anti-guerra no anime, abordando constantemente esses temas em cada entrada.
6 Attack On Titan
As pessoas sempre lutarão entre si até que apenas duas delas existam. Attack on Titan explora o ciclo eterno de ódio e violência e como isso pode consumir e corromper completamente uma pessoa.
O show estuda a ideia de que o ódio é ensinado, não inato, e que isso sempre prenderá e impedirá a humanidade de avançar. Os principais personagens lutam por uma forma de encerrar o ciclo e escapar da floresta. Mas, como as páginas finais do mangá mostram, esse objetivo pode ser apenas um sonho infantil, pois os homens sempre lutarão.
5 Perfect Blue
Perfect Blue é um filme magistral de 1997 que se torna mais relevante a cada dia que passa. Com o surgimento das redes sociais e influenciadores e a indústria cinematográfica, a maioria das pessoas tem duas identidades. O verdadeiro eu que mostram aos amigos e familiares e o avatar online que mostram à internet, ou a personalidade cuidadosamente elaborada que os artistas mostram aos fãs e à imprensa.
Perfect Blue explora a divisão entre o eu real e o avatar. O show também se concentra em qual deles é o real ou dominante e como os outros interagem com essa persona falsa.
4 Cowboy Bebop
Uma das maiores séries de anime de todos os tempos não é apenas repleta de ação incrível, música e animação, mas também de temas profundos que qualquer fã adulto pode se identificar. Os principais temas são o passado, como o passado de alguém os acorrenta e define seu futuro, e como alguém pode superar seu passado ou ser atormentado por ele para sempre.
A tripulação do Bebop está sempre fugindo dos esqueletos em seus armários e tentando lidar com as cartas que lhes foram distribuídas, mas até que ponto eles podem progredir além de seus traumas?
3 Berserk
Essa série de fantasia sombria pode ser difícil de ser apreciada por algumas pessoas devido à sua violência e conteúdo gráfico. Mas além dessa parede intensa, há uma história sobre dor, trauma e luto. A vida de Guts é repleta de sofrimento imenso, e vemos sua jornada para superar seu trauma, alcançar o nascer do sol após a noite tortuosa e encontrar paz com sua família encontrada.
Berserk conta como, após toda a dor e sofrimento, sempre há esperança de uma vida melhor e que sempre pode haver paz. Não importam os obstáculos, nunca se deve desistir.
2 Vinland Saga
A guerra é um conceito diretamente relacionado à história humana desde o início. Bem, Vinland Saga, ambientado na era dos vikings, explora a relação entre a humanidade e a violência – como a violência é uma presença tão imponente na vida e como as pessoas aparentemente nunca podem escapar dela.
A história também se concentra em como os seres humanos medem seu valor por sua força e experiência na guerra. Ela enfatiza de certa forma que um caminho, um lugar onde o conflito não existe, é um sonho distante – uma terra prometida. Thorfinn viveu uma infância banhada em sangue, e sua jornada é sobre escapar desse poço escuro.
1 Neon Genesis Evangelion
Neon Genesis Evangelion é uma obra-prima do anime, e não é apenas por suas inovações técnicas e criativas, mas por explorar temas intocados na época de seu lançamento em 1995. O show explora temas de solidão, trauma e a dificuldade de conexão humana. Como as pessoas se relacionam entre si e consigo mesmas, e como buscar conforto na companhia dos outros também traz dor. A autoaceitação está diretamente ligada às relações com os outros, e o sofrimento é apenas uma parte da vida que devemos viver junto.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história