Embora seja gratificante acompanhar séries longas de mangá como One Piece ou Jojo’s Bizarre Adventure, muitas séries de longa duração começam como one-shots, tornando os mangás curtos uma parte vital da indústria. No entanto, mesmo por si só, os one-shots e mangás curtos são ótimas maneiras de apresentar aos leitores histórias complexas e imersivas sem um compromisso de tempo prolongado.
Do terror à comédia e ficção científica, os fãs de todos os gêneros podem desfrutar de séries de mangá curtas e bem elaboradas, com estilos de arte, personagens e enredos cativantes em até seis volumes. Embora existam muitos mangás curtos e one-shots notáveis que os leitores podem aproveitar em uma única sessão, estes são alguns dos mais difíceis de largar.
-
Solanin
Dois anos após se formar na faculdade, Meiko é uma insatisfeita funcionária de escritório que paga o aluguel para o namorado e para si mesma, pois o trabalho dele como ilustrador em meio período não é suficiente para sustentá-los. No entanto, sentindo que a vida tem mais a oferecer, Meiko pede demissão e começa a procurar outro emprego, enquanto seu namorado, Taneda, se dedica à música para aproveitar ao máximo suas mudanças de circunstâncias.
Solanin, de Inio Asano, conta uma história realista sobre se estabelecer na vida adulta e as lutas para equilibrar trabalho e vida em dois volumes. Sua história pode não evitar os momentos mais difíceis da realidade, mas também não ignora o valor da alegria e da companhia.
-
The Gods Lie
The Gods Lie, de Kaori Ozaki, conta a história de Natsuru Nanao, um aluno da sexta série impopular, mas extrovertido, e sua improvável amizade com uma colega de classe que tem que cuidar de si mesma e de seu irmão mais novo em uma casa em ruínas, pois seus pais não moram com eles. Durante as férias de verão, Nanao falta ao clube de futebol para visitar sua nova amiga, Rio Suzumura, e experimentar um amor jovem cheio de carinho e segredos sombrios.
Enquanto Nanao faz o possível para criar memórias saudáveis com Rio, as circunstâncias tornam o mangá de um único volume uma leitura rápida e cativante.
-
Paradise Kiss
Paradise Kiss, de Ai Yazawa, segue Yukari Hayasaka, uma estudante do ensino médio comum que tenta corresponder às expectativas de sua mãe até que conhece um grupo de estilistas de moda da escola de arte próxima. Encorajada pelo entusiasmo deles, Yukari decide se tornar modelo e concorda em desfilar em seu próximo desfile.
Enquanto sua estreia como modelo, o trabalho escolar e as discussões com sua mãe já complicam a vida de Yukari, ela também busca a atenção e o afeto conquistado com esforço de um dos estilistas. Paradise Kiss tem cinco volumes, mas seu drama, romance e designs deslumbrantes tornam a transição de Yukari para modelo envolvente, desde seu improvável começo até o emocionante final.
-
Go For It, Nakamura!
Nakamura é um aluno tranquilo e gay do ensino médio que ama seu polvo de estimação e sua colega de classe Aiki Hirose. No entanto, não importa o quanto ele tente, Nakamura teme que não consiga manter uma conversa com seu crush. A amizade, muito menos um relacionamento, parece uma possibilidade distante para Nakamura e Hirose, mas guiado por seus sentimentos, Nakamura faz o melhor para diminuir a distância entre eles.
Enquanto as buscas românticas de Nakamura parecem que continuarão até que ele tenha uma resposta para seus sentimentos, Go For It, Nakamura! e sua sequência, de Syundei, são mangás leves de amor entre rapazes que valem a pena aproveitar cada momento.
-
All You Need Is Kill
Adaptado de um romance leve de Hiroshi Sakurazaka, o mangá de All You Need Is Kill segue a história de um soldado chamado Keiji Kiriya em uma guerra contra extraterrestres que querem conquistar a Terra. Kiriya morre logo após derrubar seu primeiro alienígena. No entanto, ele retorna à vida, entrando em um ciclo de morte e renascimento que o permite se tornar um lutador mais forte ao lado do líder das Forças Especiais dos EUA.
A memória, a amizade e a determinação são forças centrais na história de Keiji, permitindo que os leitores juntem tudo antes do fim da série em dois volumes.
-
Clover
Conhecida como um “Trevo de Quatro Folhas”, Sue é uma jovem com o poder de manipular a tecnologia com rapidez e habilidade. Depois de viver a maior parte de sua vida em cativeiro para evitar que outros se aproveitem de suas habilidades, ela recebe a visita de um ex-soldado chamado Kazuhiko. Embora Kazuhiko tenha ordens de escoltar Sue a um parque de diversões abandonado, defendê-la e conhecer sua história o fazem se importar com ela.
Embora Clover seja uma obra de arte inacabada, a série de quatro volumes do CLAMP destaca o cenário, os personagens e os temas cativantes da história de maneira satisfatória.
-
Uzumaki
Uzumaki é uma das séries de mangá mais aterrorizantes e intrigantes de Junji Ito. Em três volumes, conta a história de uma cidade assombrada por espirais e do casal que sempre parece encontrar suas últimas vítimas contra sua vontade.
Hesitante, o casal, Kirie e Shuichi, começa a investigar a loucura induzida por espirais enquanto tenta controlar seu crescente medo. No entanto, à medida que as espirais começam a consumir cada momento de suas vidas, Kirie e seu namorado se deparam com o impacto aterrorizante do motivo em sua segurança e tranquilidade dentro da cidade, de suas casas e de suas mentes.
-
Dororo
Nascido sem membros e características faciais devido aos acordos de seu pai com demônios, um menino chamado Hyakkimaru usa próteses para recuperar suas partes do corpo em batalha. Ao longo de suas viagens, Hyakkimaru encontra um jovem ladrão chamado Dororo, e juntos, eles proporcionam a eles mesmos as famílias que nunca tiveram.
Embora Dororo tenha recebido uma nova versão que expandiu a história, o mangá original do lendário artista de mangá Osamu Tezuka é uma leitura de apenas quatro volumes, tornando-o uma das séries de mangá curtas mais influentes de todos os tempos.
-
Tropic Of The Sea
Em troca de águas abundantes e ondas calmas, a família de Yosuke guarda ovos de sereia no santuário local. No entanto, quando a cidade de Yosuke começa a desenvolver a terra, seu pai decide usar o ovo para atrair turistas e investidores que não compreendem ou respeitam seu valor. Determinado a cumprir seu dever ancestral, Yosuke faz o melhor para recuperar o ovo, tranquilizar as preocupações de uma sereia e salvar sua cidade natal à beira-mar.
Tropic of the Sea é o primeiro mangá completo de Satoshi Kon, antes de se tornar um dos diretores de filmes de anime mais reconhecidos de todos os tempos. Embora o one-shot tenha muitas diferenças temáticas em relação ao trabalho de Kon na animação, é uma leitura fascinante que destaca como os interesses de Kon mudaram ao longo de sua carreira.
-
Shuna’s Journey
Hayao Miyazaki é conhecido em todo o mundo por seu trabalho com o Studio Ghibli. No entanto, além de criar alguns dos filmes de anime mais memoráveis e adorados com o estúdio de animação que ajudou a fundar, Miyazaki usa sua expertise em contar histórias para escrever séries de mangá curtas, como Shuna’s Journey.
Shuna’s Journey segue um príncipe que busca acabar com a fome que assola seu povo encontrando sementes douradas que crescem em uma terra distante e perigosa. Em suas viagens, Shuna resgata outros de serem aprisionados e comidos por canibais, mesmo enquanto permanece focado na tarefa em mãos. Embora o mangá one-shot não tenha uma adaptação do Studio Ghibli, outras mídias de Miyazaki permanecem tão cativantes quanto seus filmes.