PUBLICIDADE
InícioAnime10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero

10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero

Prepare-se para conhecer um grupo de personagens de anime que estão desafiando os estereótipos de gênero e redefinindo o papel das protagonistas femininas. Essas 10 garotas quebram barreiras e subvertem clichês, mostrando ao mundo que podem ser poderosas, independentes e destemidas.

PUBLICIDADE

Os tempos em que as séries de anime apresentavam apenas personagens femininas “girly-girls” clichês e objetificadas estão no passado. Hoje em dia, é possível ter fan service sem denegrir a imagem das mulheres.

Dos ícones do anime que desafiam os estereótipos de gênero, como Kino de “Kino’s Journey”, que prefere não se alinhar a um gênero específico e se identifica como não-binário

PUBLICIDADE

Existem outros personagens célebres, como Astolfo de “Fate/Apocrypha”, que desafiam as normas de gênero em sua forma de se vestir, embora não tenham uma identificação oficial com outro sexo.

No entanto, as demais garotas de anime atípicas são justamente representadas, desde que se identifiquem como mulheres em algum grau.

Confira abaixo a lista com as 10 garotas que desmistificam o estereótipo de gênero:

As 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero

1. Najimi Osana (Komi Can’t Communicate)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Najimi Osana – Reprodução: Komi Can’t Communicate

Najimi Osana foi um rapaz até o início do ensino médio. Mesmo que o debate sobre gênero seja inconclusivo (além de um deslize freudiano para impedir os avanços lascivos de Maa e Shii durante sua estreia), os colegas de classe de Najimi aceitam sua identidade feminina de todo coração.

Najimi é a companheira perfeita para fazer compras, festas na piscina ou até mesmo para administrar o Maid Cafe (desde que não se importe com todo o drama adicional!). Ela claramente consolidou sua posição no grupo feminino.

PUBLICIDADE

Além disso, essa encantadora ambígua é uma pretendente de alto escalão para qualquer garoto, independentemente de sua possível origem masculina.

2. Chizuru Yoshida (Kimi ni Todoke)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Chizuru Yoshida – Reprodução: Kimi ni Todoke

Kimi ni Todoke ganhou um novo fôlego desde que a adaptação em live-action da Netflix entrou para a programação de inverno de 2023, trazendo essa obra-prima clássica de volta aos holofotes.

PUBLICIDADE

E enquanto Sawako Kuronuma está longe de ser a dama por excelência, Chizuru Yoshida parece fazer de tudo para desafiar os estereótipos de gênero e é, sem dúvida, a garota mais barulhenta do grupo.

A atlética Chizu é incomparável, e não apenas em termos de velocidade no campo esportivo; essa garota destemida domina seus competidores masculinos em lutas improvisadas, uma e outra vez.

Além de seu traje de flerte, Chizu não tem preocupações em enfatizar sua feminilidade e não parece ter um osso burikko em seu corpo.

PUBLICIDADE

3. Haruhi (Ouran High School Host Club)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Haruhi – Reprodução: Ouran High School Host Club

Haruhi é, inquestionavelmente, o melhor anfitrião do Ouran High School Host Club e conquistou o coração de quase todos os seus clientes, tornando-se o mais requisitado de todos.

Mas espera aí, Haruhi não é um garoto, ela apenas teve um infeliz incidente com um maço de chiclete e acaba usando calças em vez de saia.

PUBLICIDADE

Para manter a fachada, Haruhi se disfarça de homem (mesmo depois que seu segredo é revelado) e conquista uma base de fãs considerável.

Ela é indiferente quando as pessoas a enganam, pois acredita que essas construções sociais são absurdas; uma pessoa deve ser julgada pelo seu valor e não por sua identidade de gênero.

4. Jolyne Cujoh (JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean)

Jojo Stone Ocean fez uma grande mudança odiada pelos fãs
Reprodução: Jojo Stone Ocean
PUBLICIDADE

Comparada a muitas outras heroínas de anime, Jolyne Cujoh pode não se destacar tanto, exceto por seu design de personagem único e seu épico Stand.

No entanto, dentro do Universo Joestar, essa mulher determinada se torna icônica, sendo a primeira protagonista feminina em uma franquia amplamente dominada por personagens masculinos.

Criada para ser a donzela em perigo perfeita, Jolyne se recusa a aceitar a derrota e decide lutar para escapar dessa situação complicada, arriscando sua vida para salvar seu pai distante.

PUBLICIDADE

Como uma verdadeira estrela do rock em Stone Ocean, ela ultrapassa limites e desafia barreiras, usando suas habilidades sobre-humanas e sentidos afiados para derrotar uma infinidade aparentemente invencível de inimigos, ao mesmo tempo em que lida com um corrupto sistema penal – tudo com estilo.

5. Utena Tenjou (Revolutionary Girl Utena)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Utena Tenjou – Reprodução: Revolutionary Girl Utena)

A Academia Ohtori é conhecida por sua estrutura altamente direcionada ao gênero, onde as meninas são destinadas a serem objetificadas como “Noivas Rosas” submissas e obedientes, o que não se aplica a Utena Tenjou.

PUBLICIDADE

Com seu anel de sinete prático ao redor do pescoço, essa andrógina ousada opta por assumir o papel de príncipe, com o objetivo de libertar seus colegas de classe da opressão misógina.

Utena é um ícone yuri que desafia os padrões, oferecendo à comunidade LGBTQ+ o herói que eles tanto procuram, uma vez que sua orientação sexual não define sua identidade por completo (como acontece com tantos outros personagens!).

Além disso, ela supera todos os meninos em atividades estereotipicamente masculinas, navegando pela complexidade de gênero com graciosidade e habilidade.

PUBLICIDADE

6. Ai Hoshino (Oshi No Ko)

Quantos episódios terá Oshi no Ko?
Reprodução: Oshi no Ko

É esperado que os ídolos, especialmente aqueles da indústria musical japonesa e coreana, atendam a padrões de perfeição impossíveis, pelo menos aos olhos do público. No entanto, pode-se argumentar que há mais tolerância para os ídolos masculinos.

No entanto, Ai Hoshino não se preocupa em sacrificar sua felicidade em prol de seus fãs (além disso, eles adoram mentirosos, uma habilidade que ela habilmente cultivou).

PUBLICIDADE

Quando Ai inesperadamente engravida aos dezesseis anos, todos esperavam que ela fizesse um aborto sem hesitar, em nome de sua carreira.

Os ídolos femininos são basicamente obrigados a viver uma vida sem amor, enquanto artistas como G-Dragon (BIGBANG) e Kai (Exo) basicamente fazem o que querem sem muitas repercussões. Mas não Ai, ela pega seu bolo e o come com prazer.

7. Anzu Hoshino (Romantic Killer)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Anzu Hoshino – Reprodução: Romantic Killer
PUBLICIDADE

Existem muitas garotas (e rapazes) por aí que adorariam transformar seu jogo de otome favorito em realidade, mas para a pobre e desafortunada Anzu Hoshino, as coisas não poderiam estar piores.

Anzu sempre foi um pouco diferente dos padrões sociais, preferindo sair com os caras ou se sentar com seu gatinho, Momohiko, para jogar videogame. Essa era sua receita para a felicidade.

Parece que a abordagem despretensiosa de Anzu em relação ao romance precisa de algumas melhorias, e mesmo que os encontros de Riri sejam perfeitos, essa ruiva desastrada se recusa a se conformar.

PUBLICIDADE

Ela prefere ressaltar sua masculinidade em vez de se assemelhar a uma garota fofa, e mesmo que tentasse, ela não poderia ser menos obcecada.

8. Kiruko (Heavenly Delusion)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Kiruko – Reprodução: Heavenly Delusion

Kiruko é uma destacada Action Girl, atuando como a guarda-costas engenhosa e perspicaz contratada para proteger Maru enquanto eles enfrentam o Japão pós-apocalíptico infestado de monstros.

PUBLICIDADE

Ainda que Maru esteja longe de ser indefeso, sem a ajuda de Kiruko, os temíveis comedores de homens e implacáveis inimigos humanos já o teriam devorado há muito tempo.

Com seus reflexos rápidos, confiança nas decisões e habilidade especial chamada “Kiru-Beam”, Kiruko se mostra uma força formidável, mesmo sendo jovem, e suas brincadeiras rápidas também adicionam diversão à história.

No entanto, as aparências podem enganar, já que Kiruko tecnicamente possui uma identidade de gênero masculino, pois a consciência dentro desse encantador corpo pertence ao seu irmão mais novo, Haruki.

PUBLICIDADE

Há vários outros personagens com identidades de gênero secretas dentro do enredo multifacetado de Heavenly Delusion, então é importante não interpretar literalmente a identidade sexual de ninguém até que seja confirmada.

9. Marin Kitagawa (My Dress-Up Darling)

Brasileira fez um cosplay impecável da Marin de Sono Bisque Doll
Marin Kitagawa – Reprodução: My Dressed-Up Daring

Marin Kitagawa pode parecer o tipo popular de princesa à primeira vista, mas aqueles que a conhecem bem sabem de sua obsessão por Otaku, enquanto a maioria se sente desconfortável com o conteúdo que ela aprecia.

PUBLICIDADE

Seja mangá, anime ou cosplay, Marin costuma escolher histórias direcionadas ao público masculino, com elementos ecchi, e as celebra de forma corajosa, apropriando-se de uma perspectiva sex-positive da vida.

Marin não se preocupa com os “trabalhos femininos” e não tem interesse em habilidades como cozinhar, costurar ou maquiagem. Ela simplesmente quer viver sua vida otaku da melhor maneira possível, facilitada pelos incríveis talentos e lealdade de Gojo.

10. Tomo Aizawa (Tomo-Chan Is a Girl!)

Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero
Tomo Aizawa – Reprodução: Tomo-Chan Is a Girl!
PUBLICIDADE

Tomo Aizawa é uma personagem que faz o que quer, independentemente de ser considerada uma dama ou não, e conquistou uma grande reputação que envergonha todos os meninos.

Sua força e habilidades em artes marciais são incomparáveis, mesmo quando enfrenta adversários em maior número. Apesar de não se encaixar nos padrões tradicionais de feminilidade, essa destemida e barulhenta badass desperta o interesse de uma variedade de pretendentes, todos admirando sua tenacidade e charme único.

Mesmo as garotas ao seu redor não conseguem resistir a desmaiar pelo seu cavaleiro de armadura brilhante, embora a autoconfiança de Tomo permaneça inabalável, pois ela está alegremente alheia a todos os admiradores que a cercam.

PUBLICIDADE

Confira também:

No post de hoje, vimos: Conheça as 10 Garotas de animes que desafiam Estereótipos de Gênero.

PUBLICIDADE
Beatriz Pereira
Beatriz Pereira
Beatriz Pereira, ou Bhya Stark pros íntimos, é Acadêmica de Jornalismo - UFPI, além de ser a primeira cosplayer e cosmaker do Critical Hits e apaixonada por animes. É fã de carteirinha de Naruto e está sempre com um projeto de cosplay diferente, seja aqui, seja no instagram dela.