Berserk de Kentaro Miura é, sem dúvida, uma das obras mais influentes e universalmente amadas da indústria de mangá. Berserk redefiniu o gênero de fantasia sombria e espalhou seu impacto muito além do escopo da narrativa seinen. Desde sua estreia em 1989 até a trágica partida de Miura em 2021, Berserk vendeu mais de 50 milhões de cópias, e seu legado tremendo não pode ser exagerado.
Berserk foi uma obra de vida para Miura, um homem devotado à sua arte como nenhum outro autor de mangá. Apesar de nunca ter conseguido terminar a história angustiante de vingança de Guts, Miura conseguiu construir uma narrativa que afetou inúmeras pessoas em todo o mundo, muitas das quais seguiram em frente para criar sua própria arte inspiradora. Uma pessoa de caráter surpreendente e talento magnífico, Miura possuía muitas qualidades que o tornaram uma figura tão excepcional; explorar aspectos de sua personalidade e processo criativo é tão interessante quanto mergulhar no mundo maravilhosamente sombrio que ele criou.
10 Miura Criava Mangá Desde os 10 Anos de Idade
Kentaro Miura escolheu o desenho como sua paixão desde muito jovem. Sua estreia como mangaká remonta a 1976, quando, aos 10 anos de idade, ele escreveu sua primeira série, Miuranger, que foi publicada em sua escola.
A partir daí, Miura se recusou a largar a caneta, continuando a criar histórias e aprimorar suas habilidades durante o ensino médio. A publicação de Berserk começou logo após Miura se formar em uma faculdade de artes, e, além de algumas colaborações breves e one-shots, foi a primeira e única obra serializada que o mangaká já criou.
9 Miura Não Tinha Planos Concretos Para a História de Berserk no Início
Cronologicamente, a história de Berserk começa com o arco da Era de Ouro, que narra os eventos desde o nascimento de Guts até o infame Eclipse. No entanto, a serialização do mangá começa com o arco do Espadachim Negro, com Guts sombrio e ferido já no meio de sua busca para encontrar a Mão de Deus.
A natureza não linear do início de Berserk vem da falta de planos avançados de Kentaro Miura para o que mais tarde se tornaria sua obra de vida. O primeiro conceito de Berserk era apenas uma história de ação fantasia com um herói atípico, e Miura simplesmente continuou a jogar ideias que pareciam legais na página e ver o que se fixava até que a história crescesse naturalmente no épico complexo que Berserk representa hoje.
8 Miura Se Inspirou em Inúmeras Fontes
Notoriamente aberto sobre sua fascinação por todos os tipos de mídia narrativa, Miura falou entusiasticamente sobre outras obras que o inspiraram a criar Berserk. Mais famosamente, Miura citou Fist of the North Star de Tetsuo Hara e as obras de seu mangaká favorito, Go Nagai, como fontes de influência. No entanto, mangá e anime não foram as únicas mídias que Miura admirou em seu processo criativo.
O mundo sombrio e infernal de Berserk veio de filmes como Hellraiser e O Nome da Rosa, além de contos de fadas europeus clássicos. Qualquer um familiarizado com a série de romances de fantasia de Kaoru Kurimoto, Guin Saga, poderia ver a semelhança entre seu herói titular com cabeça de leopardo e o protagonista estoico de Berserk.
7 O Mangá Shojo Teve Muita Influência em Berserk
Ao pensar em Berserk e nas coisas pelas quais é famoso, ninguém esperaria que o shojo tivesse alguma influência em uma narrativa tão sombria e tragicamente angustiante. No entanto, Miura admitiu em várias ocasiões que Berserk é muito semelhante ao mangá shojo. Para Miura, o aspecto que separa o shojo do shonen e do seinen é a expressão poderosa de todos os sentimentos.
Ao escrever Berserk, Miura tentou equilibrar a brutalidade masculina e o drama íntimo e delicado, sendo que o último aspecto da história se inspirou fortemente em obras shojo como A Rosa de Versalhes e O Poema do Vento e das Árvores. As influências do shojo podem ser vistas até mesmo na arte de Berserk, especialmente na representação delicada e onírica de Griffith.
6 Miura Era Canhoto
De acordo com uma concepção comum, pessoas canhotas possuem habilidades criativas excepcionais e imaginação vívida. A lista de canhotos extraordinários no mundo da arte é extensa e inclui Kentaro Miura de Berserk. A arte deslumbrante de Berserk é uma das qualidades mais notáveis do mangá icônico de Miura.
Alcançar uma virtuosidade excepcional na arte tradicional pode ser mais difícil na prática para pessoas canhotas. No entanto, ser canhoto claramente não colocou Miura em desvantagem. Além de Miura, outros canhotos que tiveram sucesso como artistas de mangá são Natsuki Takaya de Fruits Basket e Makoto Yukimura de Vinland Saga.
5 Miura Baseou a Tropa dos Falcões nos Amigos que Tinha na Escola
Na opinião de Miura, permitir que a vida real influencie sua arte é muito importante para qualquer criador. Sem subestimar o valor das experiências pessoais na criação de narrativas emocionantes, Miura baseou a Tropa dos Falcões em seu próprio grupo de amigos do ensino médio.
A vivacidade e personalidade que Miura colocou na caracterização de seu icônico grupo de mercenários, desde o estoico Pippin, parcialmente baseado em si mesmo, até o despreocupado e acolhedor Judeau, carregam o peso do afeto íntimo que só surge de laços reais. Ao trazer pedaços de sua vida para Berserk, Miura conseguiu criar uma história que tem muito mais substância emocional do que pura ficção.
4 Miura Tinha uma Agenda de Trabalho Intensa
Não é segredo que a indústria de mangá é exigente com seus criadores, forçando-os a sacrificar quase todo o seu tempo para a arte. Durante os primeiros anos de sua carreira, Kentaro Miura tinha uma agenda de trabalho chocantemente rigorosa, acordando por volta das 19 ou 20 horas todos os dias e às vezes trabalhando até as 15 horas. Ele se permitia apenas dois dias de folga por ano, criando Berserk sem feriados ou férias.
Felizmente, Miura adotou um equilíbrio muito mais saudável entre trabalho e vida pessoal mais tarde em sua carreira, diminuindo o ritmo para não mais passar noites sem dormir desenhando e tirando tempo para se divertir, mesmo que isso significasse atrasar a produção de Berserk.
3 March Comes In Like A Lion Era um dos Mangás Favoritos de Miura
Miura era amigo próximo de muitos outros artistas da indústria de mangá, incluindo a autora de March Comes In Like a Lion, Chica Umino. Além de ter um ótimo relacionamento pessoal com Umino, Miura era um fã devoto de seu trabalho.
Miura admitiu que a série teve um tremendo efeito no estilo de arte dos capítulos posteriores de Berserk, pois ele admirava a visualização e a escrita de personagens de March Comes In Like a Lion. Miura e Umino até desenharam capas alternativas para as séries de mangá um do outro, e Miura compartilhou fanart dos heróis de March Comes In Like a Lion no estilo de Berserk.
2 Berserk Influenciou Massivamente o Gênero de Fantasia Sombria
Como parte de uma paisagem cultural mais ampla, o trabalho de Miura foi crucial para inspirar inúmeros outros criadores e moldar as convenções atuais da fantasia sombria. Inúmeros mangakás que trabalham no gênero citam Berserk como fonte de inspiração, incluindo Hajime Isayama de Attack on Titan, Tatsuki Fujimoto de Chainsaw Man e Kazue Kato de Blue Exorcist.
Os videogames são outra mídia que foi afetada pelo legado de Berserk. Homenagens à série podem ser vistas em jogos populares como Dark Souls, Final Fantasy, Devil May Cry e Dragon’s Dogma.
1 Após a Morte de Miura, Berserk Continua Sendo Serializado Sob a Supervisão de Seu Melhor Amigo
Em 6 de maio de 2021, Kentaro Miura faleceu tragicamente aos 54 anos. Sua morte foi lamentada por admiradores e criadores de todo o mundo, sendo uma grande perda para todos que conheciam Miura e amavam seu trabalho. Miura nunca conseguiu terminar sua obra-prima. No entanto, seu legado continuará a viver, e Berserk verá uma conclusão que Miura imaginou sob a supervisão de seu amigo e colega mangaká Kouji Mori.
Mori e Miura foram amigos desde a infância e permaneceram próximos até a partida de Miura. Como o único homem a quem Miura revelou seu final pretendido para Berserk, Mori concordou em continuar o trabalho de seu amigo com a promessa de escrever apenas os episódios que Miura mesmo lhe transmitiu.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados