InícioAnimeUma das Técnicas Mais Poderosas de Jujutsu Kaisen Foi Inspirada em um...

Uma das Técnicas Mais Poderosas de Jujutsu Kaisen Foi Inspirada em um Mangá Lendário de Junji Ito

PUBLICIDADE

Embora Jujutsu Kaisen tenha começado de maneira leve, como muitos mangás shōnen, ele rapidamente se estabeleceu como uma fantasia sombria com momentos de horror. Isso só foi possível graças à influência do mestre do horror nos mangás, Junji Ito. O autor de Jujutsu Kaisen, Gege Akutami, queria homenagear Ito, especialmente sua obra icônica, Uzumaki, integrando um tributo direto em sua própria história.

PUBLICIDADE

Para criar a atmosfera assustadora e sombria que as batalhas de alto risco contra maldições exigem, Akutami utilizou as obras de Junji Ito como referência essencial. Além do clima sinistro, Akutami incluiu uma homenagem explícita ao trabalho de Ito por meio de uma das técnicas amaldiçoadas mais poderosas da série, usada pelo antagonista Suguro Geto, chamada Maximum: Uzumaki.

A Homenagem de Gege Akutami a Uzumaki, de Junji Ito, por Meio de Um dos Vilões Mais Poderosos

Uma das Técnicas Mais Poderosas de Jujutsu Kaisen Foi Inspirada em um Mangá Lendário de Junji Ito

PUBLICIDADE

Akutami criou a técnica Maximum: Uzumaki como uma homenagem ao mangá Uzumaki, de Junji Ito. Ela apareceu pela primeira vez no Volume 0 de Jujutsu Kaisen, mas a conexão com o tema dos espirais só ficou mais evidente no arco do Incidente de Shibuya, no capítulo 134, quando Kenjaku usa a técnica após absorver Mahito. Muitos fãs de horror reconheceram o tributo a Uzumaki quando viram o corpo de Mahito sendo contorcido em espirais, em referência ao famoso painel do mangá de Ito, onde o pai de Shuichi é vítima da maldição espiral e contorce seu corpo em um barril.

Em uma nota especial no volume 16 de Jujutsu Kaisen, Akutami confirmou o tributo e agradeceu a Junji Ito por permitir que ele incluísse essa homenagem, admitindo que tentou emular o estilo de Ito em Maximum: Uzumaki. Segundo Akutami, “conseguir reproduzir a atmosfera horripilante de Ito foi um desafio”.

“A técnica de manipulação amaldiçoada conhecida como Maximum Uzumaki tem aparecido desde o volume 0. Se ainda não está óbvio, a inspiração para essa técnica foi a série Uzumaki de Junji Ito. Eu tenho tentado fazer com que seja mais parecida com o estilo de Ito desde o volume 0, mas aquela atmosfera horripilante não é fácil de reproduzir. (…) Embora algum tempo tenha passado, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha gratidão a todos os envolvidos, especialmente a Ito-sensei, por permitir essas representações.” — Gege Akutami

Além de Uzumaki, Akutami também recomendou outra obra de Ito, Long Dream, aos fãs de Jujutsu Kaisen, promovendo inclusive suas versões digitais. Essa admiração se reflete em como Akutami não apenas fez uma referência, mas foi tão longe a ponto de pedir permissão a Ito para criar um design que honrasse sua obra.

Jujutsu Kaisen Inclui Várias Referências às Histórias de Junji Ito

Uma das Técnicas Mais Poderosas de Jujutsu Kaisen Foi Inspirada em um Mangá Lendário de Junji Ito

Maximum: Uzumaki não é a única referência a Junji Ito em Jujutsu Kaisen. No arco Inventário Oculto, por exemplo, o design do corredor principal do Túmulo do Estrela, onde Riko Amanai vai para se fundir com Tengen, apresenta uma estrutura em espiral, semelhante ao labirinto espiral da vila Kurouzu em Uzumaki. Outra referência ocorre no capítulo 85, onde o momento grotesco em que Gojo mata Hanami lembra uma cena do mangá Splatter Film, de Ito.

PUBLICIDADE

Essas referências reforçam a importância de Junji Ito no gênero de horror e o impacto que ele tem sobre mangakás, como Akutami e Tatsuki Fujimoto, autor de Chainsaw Man, que também homenageia Ito com referências a Gyo e Splatter Film.

Jujutsu Kaisen Se Inspira em Diversos Mangás Icônicos

Uma das Técnicas Mais Poderosas de Jujutsu Kaisen Foi Inspirada em um Mangá Lendário de Junji Ito

Além de Junji Ito, Jujutsu Kaisen é fortemente inspirado por outros mangás como Bleach, Hunter x Hunter e Evangelion. Akutami revelou que as obras de Yoshihiro Togashi, especialmente Hunter x Hunter, são algumas de suas favoritas e incluíram diversas referências a elas. No entanto, o elemento de horror trazido por Junji Ito ajudou Jujutsu Kaisen a se diferenciar de outros shōnen, integrando uma atmosfera sombria e assustadora que enriquece sua narrativa e estilo visual.

PUBLICIDADE

Essa mistura de batalha com elementos de terror, herdada de Junji Ito, foi vital para dar a Jujutsu Kaisen uma identidade única, e a homenagem a Uzumaki através de Maximum: Uzumaki permanece como uma das melhores referências dentro da série.

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.

Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.