Kenjaku sempre foi visto como o maestro maligno de Jujutsu Kaisen, e suas ações ao longo da série definitivamente cumpriram esse papel para ele.
Devido a mais de 1000 anos de planejamento meticuloso, manipulação e troca de corpos, o sonho de Kenjaku se realizou com o início do Jogo de Extermínio, uma batalha real massiva entre feiticeiros que liberaria uma tonelada de Energia Amaldiçoada para satisfazer seu grande plano de criar um Espírito Amaldiçoado gigantesco, que saciaria sua curiosidade por tal evento.
No entanto, seu tempo na série foi interrompido abruptamente devido à sua morte repentina no Capítulo 243 do mangá de Jujutsu Kaisen. Embora muitos fãs da série tenham achado essa uma maneira muito rápida e sem cerimônia de matar um personagem tão poderoso, pode haver mais a ser revelado sobre ele. Portanto, vamos analisar se existe uma chance de Kenjaku retornar à história ou não!
O que aconteceu com Kenjaku?
Durante a luta de Sukuna com o resto da Jujutsu High, Kenjaku estava sozinho, preparando o cenário para seu plano finalmente se concretizar. Foi quando ele encontrou Fumihiko Takaba. Alguém que inicialmente parecia ser um mero alvo para Kenjaku acabou sendo um feiticeiro com uma das Técnicas Amaldiçoadas mais poderosas de toda a série, o que levou a uma batalha hilária e bastante memorável entre os dois.
A Técnica Amaldiçoada de Takaba basicamente permitia que ele fizesse qualquer coisa que quisesse, mas com a condição de que Takaba achasse engraçado, embora ele mesmo não soubesse disso. Devido a isso, a luta foi caótica e apresentou algumas das ocorrências mais bizarras que se pode imaginar, com áreas inteiras e cenários absurdos surgindo do nada.
No entanto, Kenjaku, sendo o gênio que era, conseguiu enxergar através desses truques e eventualmente descobriu como derrotar Takaba, fazendo-o de uma maneira inesperadamente calorosa. Após confrontar a técnica de Takaba, Kenjaku derrota o comediante, afirmando que, apesar de perder a luta, seu oponente era hilário e forte, já que conseguiu fazer o antigo feiticeiro rir e aproveitar o tempo na batalha.
No entanto, quando Kenjaku está ocupado com a despedida de Takaba, Yuta Okkotsu aparece por trás dele do nada e corta rapidamente sua cabeça, aparentemente matando o vilão. No diálogo seguinte, é revelado que esse era o plano desde o início, já que Takaba não pode matar ninguém. Aqui, Kenjaku revela em suas últimas palavras que sua vontade será herdada e continuada, implicando que esta seja a última vez que o veremos.
Kenjaku Pode Voltar?
Apesar de como a última batalha de Kenjaku se desenrolou, muitos fãs interpretam suas últimas palavras como um sinal de que o mundo de Jujutsu Kaisen ainda não viu o fim do antigo feiticeiro! Kenjaku é um usuário de maldições antigo e é de longe o personagem mais inteligente de toda a série, então vê-lo sendo derrotado tão facilmente e saindo dessa forma não condiz com seu personagem, especialmente quando se considera que seu plano ainda precisa ser concluído.
Uma teoria predominante entre os fãs é que ele pode voltar através do corpo de Gojo. Isso tem sido uma teoria dos fãs desde que o feiticeiro mais poderoso da era moderna encontrou seu fim nas mãos de Sukuna, já que seu corpo nunca foi visto novamente.
Como Shoko Ieri foi mostrada como estando próxima ao local da batalha do feiticeiro mais forte e também não foi vista por um tempo, muitos fãs acreditam que ela pode usar sua Técnica Amaldiçoada Reversa externa na tentativa de curar o corpo de Gojo a tempo.
Se algo assim acontecesse, Kenjaku poderia assumir o corpo de Gojo. Ou a teoria afirma que Kenjaku poderia assumir o corpo morto e curá-lo através de sua própria Técnica Amaldiçoada Reversa, como ele fez ao curar as terríveis lesões de Geto ao assumir seu corpo no final do filme Jujutsu Kaisen 0.
Fazendo isso, ele não apenas teria as técnicas de Gojo, mas também seria capaz de usar as técnicas anteriores que havia adquirido de Geto, algo que certamente o faria superar até Sukuna.
No entanto, na realidade, há quase nenhuma chance de Kenjaku retornar. O simples ato de reivindicar o corpo de Gojo parece muito improvável, já que ele está efetivamente imóvel depois de ter a cabeça cortada, enquanto Gojo foi cortado em duas partes a partir do estômago.
Como o estômago é onde a Energia Amaldiçoada flui para o restante do corpo, assumir o controle de Gojo nessa fase ainda provavelmente não conseguiria nada, porque o centro da Energia Amaldiçoada é efetivamente eliminado, o que tornaria a cura com a Técnica Amaldiçoada Reversa impossível.
Ainda não está confirmado se simplesmente cortar a cabeça de Kenjaku o matará com certeza. Isso ocorre porque sua verdadeira forma é a de um cérebro com uma boca, que não depende da constituição corporal tradicional dos feiticeiros comuns.
Com as informações atualmente disponíveis, no entanto, as últimas palavras de Kenjaku sobre sua vontade ser continuada parecem implicar sua morte, e seu retorno no corpo de Gojo, ou de qualquer outra pessoa, é altamente improvável.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.