À medida que Dragon Ball avançava, uma coisa sempre permanecia a mesma; a força crescente dos inimigos, e é mais do que necessário o Ki Divino para lidar com eles.
Confira tudo sobre o Ki Divino de Dragon Ball Super
Sempre que um personagem alcançava uma nova transformação que era mais poderosa do que qualquer outra que viesse antes, a história eventualmente introduzia um novo vilão poderoso o suficiente para tornar até mesmo essa nova transformação obsoleta. Esse novo poder tomou uma forma única em Dragon Ball Super.
Com o lançamento do filme Battle of Gods em 2013, os fãs foram apresentados a uma faceta completamente nova de poder em Dragon Ball com a introdução do Ki Divino. Embora isso funcionasse quase da mesma forma que o Ki regular, as implicações de possuir esse poder eram enormes, assim como as muitas maneiras pelas quais ele pode se manifestar em diferentes personagens de acordo com os tipos de poderes que eles preferem. Então, vamos analisar o que é o Ki Divino!
O que é o Ki Divino?
Uma vez que os inimigos que os Z-Fighters enfrentaram desde o início de Dragon Ball Super eram seres divinos muito mais poderosos do que qualquer outro vilão que eles já haviam enfrentado, eles precisavam de algo para se elevar a esse nível de poder. Isso foi feito com Goku e Vegeta usando o Ki Divino, um tipo único de Ki que é exclusivo dos Deuses da Destruição e dos Anjos.
Este é um tipo de Ki único, raro e excepcionalmente puro que pertence a personagens divinos, e aqueles com Ki comum nem mesmo podem senti-lo, embora haja algumas exceções a essa regra, como Hit. Embora essa seja uma característica divina nativa dos Deuses e Anjos, mortais também podem aprender a usar o Ki Divino, como é mostrado com Goku e Vegeta. Quando mortais conseguem usar seu próprio Ki Divino, eles podem então senti-lo também.
O Ki Divino geralmente se manifesta em diferentes formas; quando usado pelos Deuses da Destruição, ele parece ser roxo, enquanto aqueles usados pelos Saiyajins parecem vermelhos ou azuis. No entanto, se um Saiyajin de ‘origem divina’ usar o Ki Divino, ele parece ser rosa, como quando usado por Goku Black. Apesar das diferentes cores que assume, a característica unificadora do Ki Divino é que ele tem uma aura tranquila e semelhante a chamas, em contraste com a natureza irregular da aura usada pelos mortais.
Outra característica importante deste tipo de Ki é que ele é muito denso e pesado, de uma maneira que lhe confere muita pressão, que pode até ser sentida por aqueles que não possuem Ki Divino. Isso foi observado tanto por Freeza quanto por Goku, e este último admitiu que é muito difícil estabilizar e usar no início para os mortais. Portanto, com isso esclarecido, vejamos as várias formas que o Ki Divino assumiu para os mortais!
Super Saiyajin Deus
A primeira e mais básica forma pela qual o Ki Divino se manifestou em um mortal é através da transformação em Super Saiyajin Deus. Esta forma foi mostrada pela primeira vez no filme Dragon Ball Z: Battle of Gods, onde Goku teve que encontrar um novo poder para lutar contra Beerus, devido ao quanto o Deus da Destruição era mais poderoso do que qualquer um podia lidar. A primeira vez que Goku lutou contra Beerus foi como Super Saiyajin 3, onde ele foi completamente superado.
No entanto, transformar-se em uma forma tão poderosa provou ser algo muito grande para fazer sozinho, mesmo para Goku. Então, Shenron contou aos Z-Fighters sobre um ritual a ser realizado, no qual 5 Saiyajins de coração puro dariam poder a um sexto. Ao fazer isso, o sexto alcançaria o Ki Divino e desbloquearia uma forma mais forte do que qualquer outra forma deles. Depois que Goku alcança a transformação, ele tem um desempenho muito melhor contra Beerus do que antes, embora este último tenha mais experiência com o Ki Divino e ainda seja capaz de derrotar Goku.
Super Saiyajin Azul
Super Saiyajin Azul é a forma oficial padrão de Goku e Vegeta na configuração atual de Dragon Ball Super. A forma em si é muito poderosa por muitas razões, sendo a principal delas o fato de que, após desbloquear a transformação Super Saiyajin Deus, a forma base do Saiyajin fica fortalecida e ainda mais poderosa do que antes. Além disso, a adição adicional da transformação Ki Divino multiplica seu poder em grande medida.
Super Saiyajin Azul desempenha o papel que a transformação Super Saiyajin 1 padrão tinha em Dragon Ball Z. Uma vez que um Saiyajin alcançou a transformação Super Saiyajin Deus, ele pode se transformar na forma Super Saiyajin da mesma forma que faz em sua forma base. Isso adiciona um multiplicador de poder e leva à nova forma, que eles usaram pela primeira vez contra Golden Freeza, mas muito regularmente desde então contra todos os outros principais vilões.
Super Saiyajin Azul Evolution
Esta é uma transformação única para Vegeta. A razão pela qual o Super Saiyajin Azul Kaioken não está incluído aqui é que, ao contrário do Super Saiyajin Azul Evolution, não é uma forma, apenas uma adição de uma técnica a uma transformação existente. Com o SSBE, o cabelo de Vegeta adota uma cor azul mais escura e sua aura também, agora incluindo fragmentos cintilantes de Ki que flutuam para cima. Esta forma também torna seus músculos mais densos e aumenta muito sua força, atuando como a evolução Super Saiyajin Grau 2 da Saga Cell, mas com Ki Divino. Vegeta se torna muito mais poderoso nesta forma, pois derrota o Deus da Destruição Toppo.
Super Saiyajin Rosé
Esta forma é única para Goku Black e, embora tenha uma cor e aura diferentes, esta forma é essencialmente a versão de Goku Black do Super Saiyajin Azul. Depois de assumir o corpo de Goku e se tornar invulnerável, Zamasu foi capaz de acessar as reservas de energia de Goku e a transformação Super Saiyajin, bem como seu próprio Ki Divino, misturando-os em uma forma que ele chama de Super Saiyajin Rosé, que tinha cabelo rosa e uma aura rosa.
No entanto, há uma discrepância, pois no anime, esta forma é alcançada por um Saiyajin ‘divino’ simplesmente se transformando em Super Saiyajin, enquanto no mangá, isso é resultado de se tornar Super Saiyajin Azul com o Ki de um ser divino.
Transformações da Técnica Suprema
O Torneio do Poder apresentou aos fãs a transformação Ultra Instinct de Goku em sua luta contra Jiren, o Cinza. Esta forma é essencialmente o resultado do que o Ki Divino pode fazer por um personagem se eles escolherem seguir o caminho dos Anjos, pois desbloqueia a Técnica Divina, o Ultra Instinct. Este é um estado no qual os Anjos estão sempre existindo por padrão, o que permite a defesa perfeita para quem usa a técnica, já que podem desviar de ataques sem perder nem mesmo nanossegundos pensando nisso.
Isso faz com que o corpo opere de forma essencialmente automática, desviando e evitando perigos por conta própria. Para usar a técnica ao máximo de suas habilidades, é preciso eliminar todas as emoções da luta e manter a mente tranquila. A forma foi mostrada pela primeira vez contra Jiren no Torneio do Poder, mas tem sido usada regularmente desde então no mangá, com a iteração mais recente vista no arco de Granolah, onde Goku adapta a técnica para se adequar ao seu estilo de luta específico.
Ultra Ego, por outro lado, é tudo sobre o ataque. Sendo o oposto exato da técnica Ultra Instinct, o Ultra Ego é a forma usada pelos Deuses da Destruição, onde seu Ki Divino forma uma aura roxa densa ao seu redor, permitindo que eles usem Hakai e todos os outros poderes destrutivos que apenas eles têm o poder de usar. Enquanto o Ultra Instinct é a ferramenta de defesa perfeita usada pelos Anjos para evitar ataques, o Ultra Ego prioriza o ataque acima de tudo, tendo uma característica única na forma em que sofrer danos na verdade torna o usuário mais forte.
Este é o estado em que os Destruidores existem por padrão, já que suas mentes estão constantemente na Destruição e em mais nada. Foi visto no arco de Granolah com a luta de Vegeta contra o personagem titular, onde ele foi declarado ser mais forte e mais resistente do que até mesmo o Goku no estado de Ultra Instinct naquele momento. No entanto, a forma não está isenta de suas desvantagens, e Vegeta ainda precisa dominá-la completamente antes que alcance seu pleno potencial de destruição.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.
No post de hoje, vimos tudo sobre o Ki Divino em Dragon Ball Super.