O elenco de personagens de Bleach está repleto de Soul Reapers todo-poderosos que se destacam com sua imensa pressão espiritual e Zanpakutos letais. No entanto, alguns humanos também conseguiram fazer um nome para si dentro do Seireitei, e entre eles está Orihime. Apesar de sua disposição inicial tímida e frágil, ela provou ser uma parte integral da equipe de Ichigo.
Enquanto a própria determinação e coragem de Orihime podem tê-la ajudado a ficar ao lado de Ichigo, o Shun Shun Rikka é a verdadeira fonte de seu poder. Essa habilidade é única para Orihime e basicamente concede a ela a proteção de seis fadas ou espíritos. Com esses espíritos, ela pode lançar uma ampla gama de habilidades, com as funções principais de apoiar aliados através de cura e proteção. Há muito mais do que aparenta com esses espíritos, já que o Shun Shun Rikka é uma habilidade repleta de potencial.
As Origens do Shun Shun Rikka
Apesar de ser apenas uma humana, Orihime conseguiu despertar seus poderes espirituais e se sintonizar com o mundo espiritual. Com sua nova energia espiritual, Orihime conseguiu manifestar seu próprio poder chamado Shun Shun Rikka. As verdadeiras origens de seu poder inicialmente permaneceram um mistério, com Kisuke Urahara acreditando que ela despertou esses poderes devido à sua proximidade com a forma espiritual de Ichigo em várias ocasiões.
Essa teoria foi posteriormente revelada como sendo apenas parcialmente verdadeira, já que o Shun Shun Rikka foi despertado pelo Hogyoku. Os grampos de cabelo que o irmão de Orihime lhe deu se tornaram o objeto ao qual o poder se ligou. No entanto, os encontros com Ichigo em sua forma espiritual foram o que levou a esse poder se manifestar, o que significa que suas origens estão de alguma forma ligadas a ele.
Os Seis Espíritos do Shun Shun Rikka
O poder do Shun Shun Rikka reside nos grampos de cabelo de seis pétalas de Orihime, e essa energia espiritual se manifesta na forma de seis espíritos. Embora cada espírito tenha sua própria identidade e poder únicos, eles só podem usar seus poderes em combinação uns com os outros, com Tsubaki sendo uma exceção. Eles oferecem principalmente três tipos de poderes: proteção, cura e ataque. Para usar seus poderes, Orihime deve declarar seus nomes e o nome da técnica, seguido das palavras “Eu Rejeito”. Com treinamento suficiente, no entanto, Orihime pode abrir mão do processo de cantar e usar suas habilidades diretamente.
Os seis espíritos são Ayame, Baigon, Hinagiku, Lily, Shun’o e Tsubaki, sendo que todos os seus nomes se referem a tipos de flores. Ayame e Shun’o são responsáveis pelos poderes de cura de Orihime, enquanto Baigon, Hinagiku e Lily participam da formação da barreira defensiva. Tsubaki é o único espírito capaz de realizar técnicas ofensivas, embora sua força esteja ligada à determinação e resolução de Orihime.
Técnicas Defensivas
O objetivo principal dos espíritos do Shun Shun Rikka é proteger Orihime de perigos, tornando as técnicas defensivas o principal domínio desse poder. Santen Kesshun foi a primeira dessas técnicas defensivas, formando essencialmente uma forte barreira defensiva capaz de resistir a ataques poderosos.
Lily, Baigon e Hinagiku formam um escudo triangular que pode desviar a maioria dos ataques ofensivos. Mesmo que o escudo se quebre, o impacto inicial do ataque é negado, mantendo Orihime a salvo de ferimentos graves. Com o tempo, ela evolui essa técnica para uma versão muito mais forte que assume a forma de uma cúpula, permitindo que ela proteja mais aliados dentro da habilidade.
Habilidades de Cura
As capacidades de apoio do Shun Shun Rikka se destacam por meio de sua técnica de cura chamada Soten Kisshun. A técnica não é exatamente um poder de cura no sentido tradicional, pois esse poder essencialmente restaura um objeto ao seu estado anterior e não danificado. Isso permite que Soten Kisshun funcione em qualquer objeto físico ou ser humano. O fenômeno por trás disso poderia ser chamado de reconstrução e reversão.
Ayame e Shun’o formam uma pequena barreira, e o objeto dentro dela é trazido de volta ao seu estado anterior. A habilidade foi descrita como uma “rejeição de eventos”, já que Soten Kisshun basicamente rejeita a ocorrência de um evento e suas consequências. Orihime pode facilmente curar as feridas de seus aliados por meio dessa habilidade, embora ela não seja capaz de reabastecer energia espiritual.
Poderes Ofensivos
Embora o Shun Shun Rikka seja mais uma habilidade de apoio, ele também funciona como uma capacidade ofensiva por meio da técnica Koten Zanshun. Com o conceito de rejeição em seu núcleo, essa habilidade divide o alvo rejeitando a fusão da matéria. Em termos simples, essa técnica corta diretamente os oponentes ao meio.
Kotan Zanshun é a única técnica que requer apenas um espírito – Tsubaki. Ele perfura o alvo e cria uma barreira de rejeição no interior, resultando na divisão do objeto ao meio. A técnica é bastante poderosa, já que Tsubaki pode perfurar quase qualquer coisa, embora seja prejudicada pela disposição tímida de Orihime e sua aversão à violência. Para que o ataque de Tsubaki seja poderoso, Orihime deve ter a intenção de matar ou ferir seu oponente. Caso contrário, Tsubaki pode ser facilmente neutralizado e afastado.
Confira também:
- Bleach – Conheça todas as Bankai da história
- Bleach – Resumo dos arcos, episódios e capítulos
- Bleach – Lista de arcos, temporadas, episódios e fillers para você pular
Bleach é um mangá e anime criado por Tite Kubo, tendo sido publicado entre 2001 e 2016, encerrando sua história em 366 capítulos.
No mundo de Bleach, conhecemos as aventuras de Ichigo Kurosaki, um jovem que ganha poderes de Ceifador de Almas após salvar Rukia Kuchiki.
Com os seus novos poderes, Ichigo é forçado a assumir o dever de guiar almas boas ao mundo pós-vida à Soul Society, e derrotar os Hollows (monstros espirituais malignos) que tentam devorá-las.
Atualmente, o arco final de Bleach está sendo produzido e exibido em partes no Japão. No Brasil, é possível assistir ao anime no Star Plus.