O arco do personagem de Eren de um menino sonhador para um anti-herói cansado é o que definiu Attack on Titan, mas suas ações horríveis merecem alguma simpatia?
Eren está realmente além da redenção em Attack on Titan?
Com referência à tradição por trás da origem dos Titãs, o “Demônio de Toda a Terra” e a “Fonte de toda a matéria viva” são descritos como a verdadeira fonte dos poderes de Ymir Fritz por ambos os lados. O primeiro da perspectiva marleyana e o último da perspectiva eldiana. Apesar de não haver um consenso real sobre qual versão é a verdadeira história, os ilhéus de Paradis são constantemente chamados de “Demônios de Paradis” pelo resto do mundo que vive com medo da ameaça do estrondo. Após o timeskip e o ataque a Liberio, todas as nações aliadas contra Paradis conhecem Eren como o atual detentor do Titã Fundador e do Titã de Ataque, destacando-o assim como o maior impedimento contra um ataque direto à ilha.
Sua fúria mortal contra os líderes globais reunidos em Libério o tornou objeto de ainda mais medo e ódio. Levando o fardo do ódio coletivo do mundo em seus ombros, Eren se torna a própria personificação dos demônios temidos por aqueles que se opõem à existência de Paradis. Uma camada adicional para essa nova persona desenvolvida após o salto no tempo vem de sua decisão de ingressar na facção Yeagerista.
Alienando a maioria de seus companheiros escoteiros do 104º Corpo de Treinamento, junto com seus mentores e oficiais superiores, como Hange e Levi, a antagonização de Eren de todos os que escolheram raciocinar com ele atinge um pico febril durante sua conversa com Mikasa e Armin na preparação. para o arco Guerra por Paradis. Finalmente, seu desencadeamento do Estrondo e a matança de uma considerável maioria da população mundial leva sua imoralidade a novos patamares, realmente vivendo de acordo com seu manto como o verdadeiro “Diabo do Paradis”.
Infelizmente, há outro lado da história quando se olha para a perspectiva Eldiana dos eventos. Eren, depois de viajar para a conferência de líderes globais em Marley, ficou chocado ao não encontrar espaço para diplomacia na tentativa de Paradis de garantir sua sobrevivência. Em vez disso, o que ele viu foi um grupo de indivíduos poderosos que estavam prontos para fazer qualquer coisa para exterminar seu povo. Essa visão foi suficiente para eliminar quaisquer inibições remanescentes que ele mantinha sobre o futuro e como ele inevitavelmente desencadearia o Estrondo e eliminaria a maior parte da raça humana para salvar sua terra natal.
O genocídio nunca pode ser justificado e a escolha de Eren está longe de ser justificável. No entanto, com a total falta de outras opções, não havia outro recurso disponível para ele, e as medidas drásticas que ele tomou foram apenas por desespero e não por maldade. Na verdade, Eren estava tão abalado com seu destino que imediatamente se desculpou com Ramzi e os outros refugiados que encontrou em Marley, ao perceber que ele provocaria a morte deles.
Embora suas ações não possam ser perdoadas ou mesmo defendidas, mesmo apesar do que ele teve que sacrificar, o arco do personagem de Eren é incrivelmente complexo, uma marca registrada da qualidade absoluta da escrita de Isayama. Colocando questões que poucos podem realmente responder, as ações de Eren após o salto no tempo têm uma profundidade que poucos outros personagens principais do anime possuem .
Isso se torna ainda mais complexo pela exploração da história das imensas dificuldades que ele enfrentou. No final, embora os atos de terror de Eren possam não ser dignos de redenção ou simpatia, eles não são totalmente sem razão. É essa multidimensionalidade que eleva Attack on Titan além das simples visões de mundo em preto e branco que muitas histórias apresentam, mostrando um milhão de tons de cinza que não podem ser distinguidos um do outro.
Confira também:
Escrito por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, se passa em um mundo onde a humanidade vive em cidades rodeadas por gigantes muralhas para se proteger dos Titãs, criaturas gigantescas que possuem o único instinto de devorar humanos.
O anime segue os passos de Eren Jaeger, um jovem com a misteriosa habilidade de transformar-se em Titã, que acaba entrando para o Time de Reconhecimento com o objetivo de vingar-se da tragédia a qual tirou a vida do pai dele e destruiu sua terra natal.
As três temporadas do anime, além da nova temporada em exibição estão disponíveis estão disponíveis na Crunchyroll. Já o mangá de Attack on Titan é publicado no Brasil pela Panini.
Attack on Titan pode ser conferido por completo na Crunchyroll.