Naruto é uma obra que possui mais personagens do que consegue lidar as vezes, e Boruto está pouco a pouco dando destaque a certas coisas que seu predecessor nunca deu. Apesar de muitos clãs terem sido introduzidos, poucos além dos clãs Uchiha e Hyuuga foram explorados.
Agora, a família Yamanaka ganhou um certo destaque, e um grande fato sobre o clã foi revelado aos fãs.
Atenção: falaremos sobre spoilers de Boruto: Naruto Next Generations abaixo. Você foi avisado!
O capítulo mais recente do mangá de Boruto fez uma visita a Ino Yamanaka. A ninja ainda está trabalhando em campo, porém ela sempre ajuda na loja de flores de sua família nas horas vagas. Foi bom ter visto Ino novamente, porém o capítulo acabou com uma revelação curiosa sobre o clã da personagem como um todo.
Nas últimas páginas do capítulo, Kashin Koji explicou a Delta um pouco sobre as defesas de Konoha.
“No passado, havia uma divisão especial que percebia o chakra de todos que entravam ou saíam de Konoha,” disse o vilão. “A divisão sensorial era liderada pela família Yamanaka.”
Delta questiona se este fato não era apenas um conto usado durante a guerra para manter os inimigos longe da vila, porém Kashin disse que esta prática era muito real.
“Foi simplificado, mas eles ainda estão operando. Eles identificam se o chakra está ou não registrado em Konoha. Se algum forasteiro tentar entrar, eles sentirão em um instante”.
Esta revelação é um pouco surpreendente para os fãs de longa data. Apesar do clã Yamanaka ser importante para a vila, seus membros nunca foram muito focados em jutsus sensoriais. Na verdade, ninjas como Ino e Inoichi ficaram conhecidos por seus jutsus relacionados a mente, e esta reputação se espalhou pelo resto do clã. Agora, sabemos que o clã está mais ligado a segurança de Konoha do que imaginávamos.