InícioOutrosExistem games proibidos no Brasil? Saiba como isso acontece

Existem games proibidos no Brasil? Saiba como isso acontece

O mercado de games no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do acesso à internet e à tecnologia, além do aumento da popularidade dos jogos eletrônicos em todo o mundo. Na realidade, os jogos, em geral, estão ocupando uma parcela cada vez mais relevante da indústria do entretenimento, basta ver o setor de jogos de apostas online, que um tanto ironicamente, acaba sendo possível jogar blackjack no Sportingbet ou caça níqueis coloridos na Bet365, onde estão havendo regulamentações expansivas e a previsão é de que o setor movimente R$ 12 bilhões por ano no país.

PUBLICIDADE

Existem games proibidos no Brasil? Saiba como isso acontece

Não só por esse lado menos restritivo de jogos adultos, muitas desenvolvedoras de jogos de videogame hoje têm dado um olhar cada vez mais cuidadoso não só com o público brasileiro, mas também o Chinês e outros demais, fazendo traduções e dublagens em ambos idiomas. O fato é que o Brasil, especificamente, sempre foi muito receptivo aos games, sem muitas proibições ou restrições. Em alguns casos, entretanto, as autoridades brasileiras acabaram por proibir a venda de games considerados impróprios. São casos raros, mas eles também acontecem.

Por que um jogo é proibido no Brasil?

Um jogo pode ser proibido no Brasil se seu conteúdo for considerado violento, ou ofensivo. São conceitos subjetivos, em algum grau, mas servem de embasamento para algumas autoridades agirem e proibirem determinado game. 

Para avaliar a adequação de jogos eletrônicos para diferentes faixas etárias, o Brasil conta com o sistema de classificação indicativa, que atribui uma faixa etária recomendada para cada jogo, além de indicar as razões para a classificação (violência, linguagem imprópria, nudez, etc.). 

PUBLICIDADE

No entanto, mesmo que um jogo tenha uma classificação indicativa adequada para a faixa etária, ele pode ser proibido se for considerado prejudicial à saúde e à moral da população, o que pode ser avaliado pelo Ministério da Justiça e pela Justiça Federal. Vale lembrar que as leis e regulamentações em relação à classificação indicativa e à proibição de jogos no Brasil estão em constante atualização, visando acompanhar as mudanças na indústria de games e proteger os direitos e a segurança dos consumidores.

Quais games já foram proibidos no país?

No Brasil, como já dissemos, alguns jogos já foram proibidos ou tiveram sua venda e distribuição restrita devido a conteúdo considerado violento e ofensivo. Essa situação ocorreu nos seguintes casos abaixo:

PUBLICIDADE

Manhunt

lançado em 2003, foi proibido em vários países, incluindo o Brasil, por sua violência extrema e conteúdo gráfico. O jogo foi considerado prejudicial à saúde mental e emocional dos jogadores.

PUBLICIDADE

Bully

em 2008, o jogo foi proibido em algumas cidades brasileiras, incluindo Recife e Rio de Janeiro, por sua temática de bullying e violência em ambiente escolar.

Postal 2

PUBLICIDADE

lançado em 2003, o jogo foi banido no Brasil por sua violência e conteúdo considerado ofensivo.

Carmageddon

lançado em 1997, foi proibido no Brasil por sua violência gráfica e tema de corridas mortais em que o jogador acumulava pontos atropelando pedestres.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que as leis de classificação indicativa no Brasil foram atualizadas em 2019, trazendo novas regras e critérios para a avaliação de jogos e outros conteúdos audiovisuais. Ainda assim, é importante lembrar que é responsabilidade dos pais e responsáveis monitorar os jogos que seus filhos jogam e garantir que eles estejam adequados à idade e maturidade da criança ou adolescente.

 

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.