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The Last of Us Parte 2 Remastered – AnĂ¡lise – Vale a Pena – Review

The Last of Us Parte 2 Ă© um dos melhores jogos da geraĂ§Ă£o dele, um jogo que nos coloca em momentos desconfortĂ¡veis e nos faz questionarmos nossos lados e atĂ© revermos posições. Cerca de trĂªs anĂ³s apĂ³s o lançamento, a Naughty Dog retorna ao jogo com The Last of Us Parte 2 Remastered, um pacote que traz alĂ©m de uma performance grĂ¡fica melhorada, um novo modo, Ă¡reas nĂ£o utilizadas anteriormente e suporte ao Dualsense. Mas serĂ¡ que esse pacote vale a pena?

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Em The Last of Us Parte 2, nĂ³s controlamos Ellie, a sobrevivente imune do primeiro jogo, e Abby, filha do mĂ©dico morto por Joel ao final dos eventos de The Last of Us. Se vocĂª nĂ£o jogou o jogo originalmente e conseguiu evitar os spoilers atĂ© aqui, meus parabĂ©ns, pois esse foi um dos jogos mais discutidos da internet em seu lançamento, com vazamentos, spoilers e tudo mais.

The Last of Us Parte 2 Remastered - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review

No lançamento do jogo, eu fiz uma anĂ¡lise bem mais detalhada da histĂ³ria dele, e eu nĂ£o entrarei nos pormenores nessa avaliaĂ§Ă£o, mas o mais importante a ressaltar dela Ă© que Ă© um jogo que, quando jogado pela primeira vez, te pega de surpresa em diversos momentos, principalmente na jornada da Ellie, e te faz pensar se vocĂª realmente Ă© o protagonista ou o vilĂ£o da histĂ³ria, jĂ¡ que em muitos momentos dessa jornada, vocĂª nĂ£o faz lĂ¡ as coisas mais bonitas e heroicas do mundo.

The Last of Us Parte 2 Remastered - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review

JĂ¡ a jornada de Abby Ă© uma tentativa de fazer o jogador acabar sentindo empatia por ela, mesmo ela tendo feito o que ela fez no começo do jogo e que motivou toda a trama desse segundo jogo. Como eu jĂ¡ comentei em outros lugares outras vezes, sinceramente falando, eu nĂ£o consegui perdoĂ¡-la. Eu entendo perfeitamente o lado dela, mas exatamete pelo apego eu criei por Joel e Ellie no primeiro jogo, eu acabo ficando do lado deles, e a tentativa de replicar a jornada deles com Abby e Lev nĂ£o acabou surtindo esse efeito em mim. Ainda assim, Ă© uma sequĂªncia de trĂªs dias muito boa, cheia de “socos no estĂ´mago” e ajuda muito a expandir o mundo de The Last of Us ver como Ă© o mundo do outro lado da cerca.

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Mas falemos sobre o que hĂ¡ de novo em The Last of Us Parte 2 Remastered.

Começando pelos grĂ¡ficos, esse foi o ponto em que eu sinceramente senti menos diferenças. Eu joguei o jogo original no lançamento e testei a versĂ£o de PS4 dele dentro do PS5 enquanto jogava essa nova versĂ£o, e apesar de dar para notar algumas melhorias, Ă© importante frisar que todas essas novidades sĂ£o incrementais, e a menos que a pessoa esteja realmente procurando por essas novidades, elas podem acabar passando desapercebidas pelos olhares menos atentos.

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AlĂ©m dos grĂ¡ficos, a Naughty Dog tambĂ©m adicionou a The Last of Us Parte 2 Remastered suporte ao Dualsense, com os gatilhos adaptĂ¡veis fazendo toda a diferença dentro do jogo em relaĂ§Ă£o ao que encontrĂ¡vamos no DualShock 4 na versĂ£o original do game. Outra novidade sĂ£o as melhorias de performance, com os carregamentos do jogo funcionando muito mais rapidamente do que no passado, graças ao SSD do PS5.

The Last of Us Parte 2 Remastered - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review

Mas as grandes novidades do jogo mesmo sĂ£o duas: os nĂ­veis excluĂ­dos e o modo Sem Volta.

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Começando pelos nĂ­veis excluĂ­dos, a Naughty Dog adicionou trĂªs fases que haviam sido removidas do desenvolvimento do jogo, e elas funcionam aqui mais como uma “aula” de como um jogo Ă© feito do que qualquer outra coisa.

Antes de cada uma das fases, hĂ¡ um rĂ¡pido comentĂ¡rio de Neil Druckmann sobre qual era a intenĂ§Ă£o deles em adicionar aquele segmento ao jogo, e o motivo pelo qual ele foi removido. Em todos os casos, hĂ¡ elementos faltando nas fases, como animações, falas e atĂ© mesmo texturas em alguns pontos.

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AlĂ©m disso, hĂ¡ diversos “tĂ³tens” que vocĂª pode interagir durante os mapas e que vĂ£o adicionando comentĂ¡rios dos desenvolvedores Ă s Ă¡reas, o que Ă© muito legal para quem tem curiosidade sobre como um jogo Ă© desenvolvido e todo o processo e tempo que isso demanda, jĂ¡ que o conteĂºdo de um jogo sempre Ă© muito mais do que nĂ³s acabamos vendo no final, e partes dele acabam sendo cortadas seja por nĂ£o serem divertidas, seja por ritmo, seja por outros motivos.

Ainda assim, aqui vale ressaltar que esses nĂ­veis excluĂ­dos sĂ£o apenas tours por Ă¡reas do jogo que foram cortadas. NĂ£o espere nenhum grande combate nem nada do tipo, e essa parte Ă© bem curta tambĂ©m. Ao todo, eu levei meia hora para concluir os trĂªs mapas disponĂ­veis.

Por fim, temos o modo Sem Volta, que Ă© tranquilamente a melhor parte dessa remasterizaĂ§Ă£o. Como ele funciona: vocĂª inicialmente escolhe entre Abby ou Ellie e deve avançar numa sĂ©rie de mapas onde vocĂª deve eliminar todos os inimigos do mapa, que podem ser de facções como os WLF, Serafitas ou Infectados em diferentes mapas que encontramos dentro do jogo, como Jackson, a ilha dos serafitas, o hotel que Joel e Ellie atravessem numa parte do jogo e assim por diante.

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A cada fase vencida, vocĂª ganha uma cerca quantidade de recompensas que servem para melhorar o seu personagem, como novas habilidades e armas, alĂ©m de poder comprar novos armamentos e se preparar para a prĂ³xima etapa.

Depois de uma certa quantidade de objetivos desbloqueados, vocĂª libera novos personagens para usar. AlĂ©m disso, caso vocĂª morra, vocĂª tem que começar tudo de novo, mantendo apenas o que vocĂª desbloqueou de novos personagens.

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Em algumas fases, vocĂª tem o auxĂ­lio de outro aliado controlado pela inteligĂªncia artificial, e ao final de todas as fases, vocĂª enfrenta algum chefe que enfrentou dentro do jogo, como o BaiacĂº do Fliperama que Ellie enfrenta no Dia 3 em Seattle.

Esse modo ficou muito divertido de se jogar, e Ă© o tipo de coisa que dĂ¡ pra ficar tranquilamente por horas e horas jogando atĂ© vocĂª liberar tudo o que ele tem a oferecer, jĂ¡ que ao todo vocĂª pode jogar com 5 personagens de cada um dos lados (ainda que os do lado da Ellie sĂ£o muito mais interessantes do que os amigos da Abby que a gente mal tem contato antes de morrerem), variações de desafios e atĂ© objetivos novos que vĂ£o aparecendo conforme vocĂª avança nele.

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A Ăºnica ressalva que eu tenho a fazer sobre o modo Sem Volta Ă© que seria muito, mas muito legal mesmo se fosse possĂ­vel jogar em Coop, seja localmente, seja pela internet, jĂ¡ que esse tipo de modo se presta demais a se jogar com mais de uma pessoa, mas fora isso, ele realmente Ă© uma grande adiĂ§Ă£o.

Mas e aĂ­, The Last of Us Parte 2 Remastered vale a pena?

The Last of Us Parte 2 Remastered Ă© um pacote que vale a pena tanto para quem nĂ£o jogou o jogo original (e agora vai pagar R$ 250,00 pelo pacote todo) quanto para quem jogou o original e tem vontade de jogĂ¡-lo mais uma vez.

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O upgrade de 50 reais adiciona melhorias visuais, bastidores e um modo que vai render muitas e muitas horas de diversĂ£o, alĂ©m de, Ă³bvio, um pretexto para jogar um dos melhores jogos da geraĂ§Ă£o passada outra vez.

AnĂ¡lise elaborada com uma cĂ³pia do jogo para PS5 fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

The Last of Us Parte 2 Remastered nĂ£o traz uma grande atualizaĂ§Ă£o grĂ¡fica. Em compensaĂ§Ă£o, o novo modo Sem Volta Ă© muito divertido e certamente vai fazer os fĂ£s do jogo investirem horas e mais horas dentro dele. AlĂ©m disso, as fases descartadas apresentam um bastidor bem legal do desenvolvimento do jogo. Considerando que tudo isso foi adicionado por apenas 10 dĂ³lares, vale a pena sim fazer a compra caso vocĂª esteja com vontade de revisitar as jornadas de Ellie e Abby em Seattle.

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Nota final

95
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  • Modo Sem Volta bastante completo e divertido
  • Os nĂ­veis descartados apresentam uma visĂ£o bem legal do jogo
  • O Dualsense adiciona uma nova dimensĂ£o ao jogo

Contras

  • A atualizaĂ§Ă£o grĂ¡fica Ă© pouco perceptĂ­vel, ainda mais para quem sĂ³ jogou o jogo original lĂ¡ em 2020.
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric ArrachĂ© Gonçalves Ă© o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, apĂ³s vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrĂ¡s do sonho.