Spider-Man: Miles Morales foi um dos grandes tĂtulos do lançamento do PS5, mas serĂ¡ que a sua versĂ£o para PC vale a pena? É isso que descobriremos aqui na anĂ¡lise de hoje.
Esta anĂ¡lise vai utilizar parte do review original para falar sobre a histĂ³ria e jogabilidade, e logo em seguida iremos falar sobre as melhorias e o desempenho para PC.
Um novo herĂ³i em Nova York
Em Spider-Man: Miles Morales, Peter Parker foi viajar com MJ para a Europa por algumas semanas e agora cabe a Miles tomar conta da cidade. Logo no primeiro dia de super herĂ³i solo dele, ele acaba descobrindo uma conspiraĂ§Ă£o envolvendo a empresa de energia Roxxon e a gangue de rebeldes chamada Underground.
Com o seu novo bairro, o Harlem, em perigo, Miles deve garantir que o seu bairro e toda Nova York nĂ£o sejam destruĂdos, enquanto cresce como um super herĂ³i.
Gameplay e MecĂ¢ncias
O jogo em si funciona bastante como Spider-Man original, ou seja, as mecĂ¢nicas de navegaĂ§Ă£o pelo cenĂ¡rio, combate e assim por diante sĂ£o exatamente as mesmas. AlĂ©m disso, muitas atividades que estavam disponĂveis no jogo anterior tambĂ©m voltaram aqui, como derrotar inimigos em construções, resolver crimes aleatĂ³rios que aparecem na cidade, treinamentos com hologramas e atĂ© mesmo aquela missĂ£o onde vocĂª tem que caçar pombos.
O que o jogo tem de novo entĂ£o? Algumas atividades do mapa foram repensadas em funĂ§Ă£o de Miles e seu passado. Eu prefiro nĂ£o entrar em detalhe exatamente no que pois Ă© um spoiler da histĂ³ria, mas assim como Peter tinha os desafios de bater fotos espalhados pela cidade, o Homem Aranha amigo da vizinhança tambĂ©m tem estes desafios.
AlĂ©m deles, Spider-Man: Miles Morales tambĂ©m conta com um aplicativo onde as pessoas podem pedir ajuda, e as missões secundĂ¡rias do jogo se encontram por ali, alĂ©m dos crimes espalhados pela cidade que vocĂª pode resolver.
Outra novidade sĂ£o as habilidades especiais que Miles conta para enfrentar seus inimigos. Estas habilidades sĂ£o a Bioeletricidade, que conferem ao Homem Aranha poderes para enfrentar brutamontes com mais facilidade do que Peter, e tambĂ©m outra habilidade que Ă© revelada conforme o jogo avança e que deixaremos de comentar por spoilers.
Estas habilidades facilitam bastante a vida do jogador na hora do combate, ou seja, ele Ă© bem menos punitivo do que em Spider-Man, ainda que este nĂ£o fosse tĂ£o difĂcil assim. Com estas habilidades, eu achei que as partes de luta do jogo fluĂram bem mais, e foram poucos momentos em que eu empaquei em alguma luta que fosse realmente difĂcil.
Comentando um pouco sobre a campanha, Spider-Man: Miles Morales nĂ£o Ă© um jogo muito longo. Com umas 30 ou 35 horas Ă© possĂvel limpar o mapa completamente, jĂ¡ que, apesar do mapa contar com muitas atividades, a maioria delas consistem em encontrar algum item no mapa ou derrotar meia dĂºzia de inimigos num combate que nĂ£o dura mais do que 5 ou 10 minutos.
A campanha do jogo tambĂ©m Ă© bem mais curta que a de Spider-Man. É verdade que o jogo foi anunciado inicialmente como um standalone, e por isso ele conta com um preço mais baixo em relaĂ§Ă£o a um lançamento completo, mas caso vocĂª seja uma pessoa que joga a histĂ³ria e parte para outros jogos, vocĂª provavelmente vai acabar o jogo bem mais rapidamente do que esperaria.
Mas mesmo sendo curta, a histĂ³ria vale a pena? Sim, com certeza. Com este capĂtulo introdutĂ³rio, Miles agora estĂ¡ pronto para voos mais altos, e eu adoraria ver um Spider-Man 2 onde nos alternĂ¡ssemos entre Peter Parker e ele, cada um com seu conjunto de habilidades e histĂ³rias.
Graficamente, Spider-Man: Miles Morales conta com belos grĂ¡ficos. Boa parte do jogo foi reaproveitada do seu antecessor, mas o Underground e os capangas da Roxxon sĂ£o bem modelados, a variedade de inimigos tambĂ©m ficou boa e as cutscenes sĂ£o bem animadas e cheias de efeitos especiais. Apesar disso, elas sĂ£o poucas, afinal de contas o jogo tambĂ©m nĂ£o Ă© tĂ£o longo assim.
Novidades da versĂ£o de PC de Spider-Man: Miles Morales
A versĂ£o de PC do jogo traz diversas novidades capazes de extrair o mĂ¡ximo de placas de vĂdeo modernas. O jogo conta com suporte a monitores Widescreen, resoluĂ§Ă£o 4K ou maior e os principais mĂ©todos de Upscaling da atualidade: O AMD FSR 2.1 (a versĂ£o mais atual) e o DLSS 3.0 e 2.0 (coisa que parece bĂ¡sica, mas nem todo lançamento tem).
Caso vocĂª tenha uma placa Nvidia da sĂ©rie 4000, Ă© possĂvel ativar a opĂ§Ă£o de gerar quadros atravĂ©s de inteligĂªncia artificial, aumentando ainda mais o desempenho do jogo em seu computador.
A desenvolvedora aprendeu com seu lançamento anterior, que chegou faltando alguns recursos importantes (principalmente pro lado da AMD) ou que estavam mal implementados. Mas dessa vez, Spider-Man: Miles Morales trouxe tudo que as tecnologias atuais de placa de vĂdeo podem oferecer e muito bem implementado desde o inicio.
Desempenho do jogo
Em questĂ£o de desempenho temos uma grande diferença em relaĂ§Ă£o ao jogo anterior, ambos os jogos foram testados em uma RX 6600 XT da AMD, e enquanto o Spider Man original conseguia segurar os 100FPS constantes nessa placa de vĂdeo, Miles Morales ficou oscilando entre 60 a 70 FPS, trazendo aĂ uma queda considerĂ¡vel de Framerate.
Mas isso Ă© algo que Ă© de certa forma esperado, pois o novo jogo Ă© de forma geral mais pesado que o anterior, que tinha sido desenvolvido somente pro PS4. E apesar da clara diferença de desempenho, ele ainda estĂ¡ dentro do aceitĂ¡vel, pois segurou os 60FPS com tudo no ultra em uma placa de vĂdeo feita para rodar em Full HD, entĂ£o no final das contas acabou entregando o que prometia.
Uma melhora significativa que teve em relaĂ§Ă£o ao lançamento anterior foi os bugs, relatei no review anterior diversos bugs bizarros acontecendo em cutscenes e texturas sumindo q quebravam a imersĂ£o, coisa que nĂ£o aconteceu durante a jogatina de Miles Morales, apenas bugs menores como personagens agindo de forma estranha no combate, mas os bugs de cutscene foram completamente corrigidos.
Mas e aĂ, Spider-Man: Miles Morales vale a pena?
Spider-Man: Miles Morales funciona muito bem como um standalone e deve ser levado em conta dessa forma, e nĂ£o como um AAA de 60 dĂ³lares. O jogo apresenta uma histĂ³ria totalmente focada em Miles e que serve como rito de passagem para o herĂ³i, o qualificando para novos voos. Quem gostou do jogo original certamente vai gostar desse.
Review elaborado com uma cĂ³pia do jogo para PC enviada pela PlayStation Brasil.
Resumo para os preguiçosos
Spider Man: Miles Morales para PC Ă© a versĂ£o definitiva do jogo, estĂ¡ bem otimizado para e extrai o mĂ¡ximo de placas de vĂdeos modernas, se tornando um jogo obrigatĂ³rio para quem gosta do amigo da vizinhança.
PrĂ³s
- Quase sem bugs nenhum
- ImplementaĂ§Ă£o do FSR 2.1 e DLSS 3.0
Contras
- Tem uma performance significantemente inferior ao homem aranha original