Separate Ways foi uma das grandes ausências notadas pelos fãs quando o remake de Resident Evil 4 foi lançado, e era de se esperar que a Capcom em algum momento faria o lançamento desse capítulo focado em Ada Wong para complementar as aventuras de Leon no jogo. Agora que ele chegou, como será que essa recriação se sai?
Em Separate Ways, conhecemos o lado da história de Ada Wong em Resident Evil 4 Remake. Caso você não se lembre, a personagem tem uma missão em particular no jogo, que era obter o Âmbar, substância da qual o parasita do Las Plagas havia sido extraído e usado como arma pelo culto que Leon enfrenta na maior parte do jogo.
Para isso, ela trabalha com Luis Serra, o canastrão do jogo, já que ela e ele haviam feito um acordo onde ele forneceria a substância a ela em troca da ajuda para ele escapar do alcance de Sadler.
Nessa DLC, passamos por basicamente os mesmos cenários que Leon passa durante o trajeto dele em Resident Evil 4, mas de uma forma muito mais ágil e também numa ordem diferente. Ada começa o capítulo dela naquele castelo em que os infectados atiram com catapulta na gente, e então fazemos o caminho reverso, ou seja, em direção ao vilarejo, ao invés de avançarmos em direção a Salazar e Sadler.
Como vocês podem imaginar, os caminhos de Ada e Leon se cruzam várias vezes durante esse trajeto, e você acaba vendo os acontecimentos do jogo de outro ponto de vista. Se fosse para resumir, o que vemos em Separate Ways é basicamente um Resident Evil 4 condensado e na velocidade da luz, já que Ada consegue avançar pelos cenários de maneira muito mais rápida que Leon, graças ao gancho que ela possui.
Esse gancho funciona da seguinte maneira: em certos locais do cenário, que são indicados pela própria hud do jogo, você pode apertar o botão R1 para que Ada use o gancho e você se locomova rapidamente até esse local. Isso é usado, por exemplo, para ela passar por portões onde você precisaria adquirir um medalhão ou algo do tipo com Leon, ou que você teria que fazer um trajeto muito maior, cortando assim caminho e agilizando bastante o que a personagem atravessa durante o jogo.
Além disso, Ada também pode usar esse gancho para atingir adversários que estiverem longe dela, funcionando da mesma forma como Leon faz quando você atira na cabeça de um adversário e depois acerta um chute nele, com a vantagem de você poder fazer isso encurtando essa distância rapidamente.
Fora isso, o que você vê em Separate Ways é basicamente o que você vê em Resident Evil 4 Remake, com a exceção de um chefe em específico que é um inimigo que você vai enfrentar múltiplas vezes, e alguns conteúdos que você viu em Resident Evil 4 original e que acabaram não aparecendo no remake, mas que acabaram voltando aqui.
Mas e aí, Resident Evil 4: Separate Ways vale a pena?
Separate Ways é uma DLC muito boa para Resident Evil 4. Considerando que ela custa 10 dólares e tem quase a mesma duração que Resident Evil 3 Remake, essa expansão tem um belo custo-benefício, além de ser algo que, se você cresceu jogando Resident Evil 4, não tem como não gostar pelo fator nostalgia.
Mais Resident Evil nunca é demais, ainda mais quando é uma expansão de um jogo já excelente, e é exatamente isso que Separate Ways é.
Review elaborado com uma cópia do jogo para o PS5 fornecida pela publisher. Jogo disponível para PC, PS4, PS5 e Xbox Series.
Resumo para os preguiçosos
Resident Evil 4: Separate Ways provavelmente vai atender às expectativas de quem jogou esse modo na versão clássica do jogo, já que ele traz mais Resident Evil 4, e isso está muito longe de ser algo ruim. Não há tantas novidades assim no gameplay, mas o capítulo alternativo da história certamente é divertido.
Prós
- O gancho é uma ótima adição ao gameplay
- Bastante divertido e frenético
Contras
- Apesar de complementar, não adiciona tanta coisa assim ao jogo