InícioReviewsMega Man Legacy Collection - Review

Mega Man Legacy Collection – Review

Poucos jogos marcaram a história dos jogos quanto as primeiras versões de Mega Man no final dos anos 80 e influenciaram toda uma época. Com essa nova coleção, a Capcom está relançando esse clássico para os gamers da nova geração para que possam experimentar e sentir como eram os jogos no inicio.

PUBLICIDADE

Todos os seis jogos foram remasterizados em HD sem perder a sua essência 8 bits com seus gráficos característicos e chip tune marcante. Além dos jogos em sí, nessa coleção temos um vasto acervo de artes e informações sobre o jogo e, também, um modo de jogo exclusivo de desafios, time trials e lutas exclusivas com os chefões.

PUBLICIDADE

É uma missão difícil fazer um review de grandes clássicos como esses, por isso minha opinião será baseada mais nos quesitos técnicos dessa coleção e impressões da execução do que uma analise de cada um dos jogos. Um dos pontos que devem ser esclarecidos logo no inicio é que todos os seis jogos foram recriados em uma nova engine. O estúdio responsável por esse trabalho foi o Digital Eclipse Software, que também foi o responsável pela Sega Genesis Collection.

Um dos objetivos principais do estúdio responsável é trabalhar com a “preservação” de clássicos do vídeo game, tratá-los como uma espécie de obra de arte para que a posteridade tenha a possibilidade de experimentar jogos antigos.
Posso dizer que o trabalho da Capcom, em conjunto com a Digital Eclipse, foi atingido nessa nova coleção de Mega Man na medida do possível. Os seis jogos foram fielmente remasterizados em HD e conservam todo o charme 8bits dos consoles Nintendo.

Uma surpresa agradável da coleção é que, a pesar dos gráficos cristalinos em HD, você tem a opção de selecionar dois tipos de filtros de imagem para o jogo. O primeiro é um filtro que simula uma TV de tubo e o outro é um filtro que simula um monitor de tubo. Essas opções fazem os coração saudosistas baterem mais forte e dá aquele toque de autenticidade para os gamers mais hipsters do momento.

mega-man-legacy-collection-07

 

PUBLICIDADE

Além dos filtros é possível escolher a opção de usar bordas temáticas para os jogos. É possível jogar em tela cheia, mas o resultado não fica ideal. Apesar de toda a remasterização, apenas um remake completo de um jogo de 20 anos atrás faria com que mega man rodasse em uma tela widescreen.

A ideia por trás de toda essa coleção parece ser mais uma ação para preservar a história em si, abordando os jogos como um elemento cultural. Todos os seis títulos vem acompanhados por uma extensa lista de artes e esboços dos jogos. Essas imagens são cópias escaneadas em alta definição de arquivos de colecionadores e museus de vídeo games.

Essa coleção de artes é bastante impressionante, e contém desde artes promocionais até esboços dos personagens feitos a mão pelos desenvolvedores. Somado a isso temos um catalogo de todos os personagens onde temos informações de HP, danos, pontos fracos e um breve descritivo de cada um. Esses dois pontos combinados, o catalogo e o museu de artes fazem com que essa coleção seja desejável para qualquer fã de vídeo game que encare os jogos como peças de uma cultura.

PUBLICIDADE

mmlc_museumart01

Um ponto que reforça ainda mais a ideia de uma coleção histórica da franquia é que estão inclusas todas as trilhas sonoras dos seis jogos. Você poderá escutar a aclamada trilha Dr. Wily Stage 1 do insuperável Mega Man II, considerada por muito uma das maiores trilhas dos games. Escute abaixo para entrar no clima.

PUBLICIDADE

Apesar de todo o esforço para transformar essa coleção em um must have para todo jogador de respeito, existem alguns problemas graves na versão disponibilizada para o review. Lembrando que eu tive a oportunidade de jogar a versão para PC de Mega Man Legacy Collection. Alguns problemas que atingem o núcleo jogo e podem fazer com que o game play sofra golpes duros atrapalhando a jogabilidade.

Em todos os seis títulos da coleção os jogos apresentam quedas buscas de frame rate quando existe muita ação na tela, como mais de dois inimigos atirando ao mesmo tempo. Um problema como esse nos dias de hoje, ainda mais com uma grande franquia é uma lástima e inaceitável. Outro ponto irritante é que o ponteiro do mouse não desaparece durante a execução do jogo, obrigando o jogador colocar a seta do mouse em um canto escondido da tela.

A lista de problemas continua. Toda transição de tela do jogo é lenta, quase um parto para acontecer. Esses pontos críticos tornam o game play bastante frustrante durando a sessão de jogos e podem facilmente desagradar até os jogadores mais desatentos. Acredito que se todo jogo foi remasterizado em uma nova engine alguns desses pontos podiam ser atualizados e otimizados para agradar a todo jogador nos dias de hoje, e entregar uma experiência muito boa e nostálgica.

PUBLICIDADE

Outros probleminhas menores também ofuscam o brilho dessa coleção, como um glitch insistente nos cantos da tela, e, no Mega Man dois, a opção de dificuldade no menu não funciona.

Vale a pena chamar a atenção para o menu principal da coleção, que é a apresentação do jogo para o mundo. Nesse ponto o pessoal da Capcom mandou mal. O resultado final ficou muito, mas muito feio. Parece que a arte feita para servir de abertura dessa obra foi feita nos últimos 20min antes do dead line do projeto. É opaca e sem vida, pode ser que os desenvolvedores quiseram manter um ar clássico e retro, mas fatalmente não conseguiram atingir nenhuma das duas coisa e acabaram apenas com um menu inicial triste, genérico e feio.

87ms6FN

PUBLICIDADE

Um ponto que é muito importante para ser abordado nessa análise é a dificuldade das fases em todos os 6 jogos do Mega Man. Para os padrões atuais, pode ser que essa coleção seja responsável por um grande numero de rage quits por parte de seus jogadores. Essa dificuldade é explicada nos jogos antigo pela baixa capacidade de armazenamento dos cartuchos.  Dessa forma os jogos eram bastante curtos, e para compensar esse fator, os desenvolvedores adicionavam um grau a mais de dificuldade para que o jogo pudesse ser aproveitado por mais tempo. Então fique preparado, apesar da aparência bonitinha dos jogos você será destroçado pelo exercito de robôs do Dr. Willy.

No geral, Mega Man Legacy Collection é sim um grande título para se ter na biblioteca de jogos, não só por garantir a diversão e boas doses de nostalgia, mas também por ser um arquivo da historia dos jogos de vídeo game. Apesar dos problemas técnicos dias antes do lançamento, acredito que sejam corrigidos e que o game play seja fluido e sem grandes problemas de desempenho. Se você ainda não jogou os clássicos 8 bits do Mega Man essa é a oportunidade de sentir na pele o que o pessoal no inicio dos anos 90 tinha que aguentar para terminar um jogo.

Resumo para os preguiçosos

Apesar dos problemas técnicos, Mega Man Legacy Collection é uma obra que reune grandes clássicos do vídeo game e trazem de volta uma franquia muito querida. Você poderá jogar os seis primeiros jogos em 8 bits do menino robô e aproveitar aquela sensação gostosa de nostalgia.

PUBLICIDADE

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • 6 jogos na coleção
  • Grande arquivo de imagens e informações
  • Filtros de vídeo

Contras

  • Menu inicial ruim
  • Eventuais problemas de performance no PC
  • Pequenos glitches durante o jogo
PUBLICIDADE

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Rodrigo Roman
Rodrigo Romanhttps://bandcamp.com/rodrigoroman
Rodrigo R. Roman é nosso colaborador e escreve principalmente sobre trilhas sonoras e jogos de PC, além de ser nosso Rique favorito. Participante eventual do Critical Cast e dono do canal Siga Bem, Amigo Gamer, Rique ainda trabalha na Chamex e é disparado o melhor passador de guarda do site.