InícioReviewsGame of Thrones: Iron From Ice - Review

Game of Thrones: Iron From Ice – Review

Atenção: meia dúzia de spoilers sobre a terceira temporada do seriado de Game of Thrones e o terceiro livro da série.

PUBLICIDADE

A Telltale é uma empresa que surpreendeu o mundo quando adquiriu a licença do quadrinho de The Walking Dead e mostrou ao mundo que era possível fazer um serviço magistral de narrativa num cenário apocalíptico sem precisar de metralhadoras de repetição nem nada do tipo. Muito se esperava da companhia quando ela adquiriu a licença de Game of Thrones, afinal, nenhum bom jogo baseado na série de livros de George R.R. Martin nem no seriado da HBO haviam sido lançados ainda. Felizmente, a história está para mudar.

PUBLICIDADE

Em Game of Thrones, você controla não um, mas três personagens envoltos no meio da trama dos sete reinos: Garred Tuttle, escudeiro de Lord Forrester, Mira Forrester, que está a serviço de Margaery Tyrell em Porto Real e Ethan Forrester, terceiro filho de Lord Forrester. O jogo começa assumindo que você já está integrado ao mundo de Game of Thrones e sabe o que é um Meistre, um Septo e todos os outros vários elementos do universo, o que eu gostei, afinal de contas, perder-se-ia uma cacetada de tempo explicando tudo a um novato. Há lugares melhores (como os livros) para isso.

Enfim, o jogo começa durante a comemoração do Casamento Vermelho, aquele mesmo onde a merda acertou o ventilador e Robb Stark perdeu a cabeça. A casa Forrester é aliada da casa Stark há muitas gerações e participou com ela da Guerra dos Cinco Reis. Você inicia no controle de Garred, que foi promovido de escudeiro a homem de armas (o norte praticamente não arma cavaleiros) de Lord Tuttle. O problema é que, assim como boa parte do exército de Robb, os Tuttle também caíram no Casamento Vermelho, e você já começa lutando pela própria vida.

https://www.youtube.com/watch?v=dbeEWn8wsG4

Sem querer dar muitos detalhes da história, é importante saber que você começa o jogo no lado perdedor de uma guerra e deve fazer o possível com seus personagens para sobreviver. Garred descobre isso da pior forma possível ao defender a própria família de subordianos dos Bolton (os novos senhores do norte) e ter que pagar por isso. Logo em seguida, o jogo começa a mudar de perspectiva, assim como nos livros, para Ethan e depois para Mira. Dependendo da situação, você deve ser mais incisivo ou mais diplomático e, como os veteranos de The Walking Dead devem saber, dependendo da resposta dada, cabeças rolam.

A perspectiva escolhida para a história é bem interessante, já que você parte dum ponto de impotência. Os tiranos venceram e agora é dar um jeito de preservar o próprio lar, a família e, se possível, a própria vida. Todos os personagens estão muito bem escritos e atuados até o momento, e as participações espeiciais de Cersei e Tyrion Lannister também estão muito bem inseridos na trama. É realmente como asssistir ao seriado ou ler um dos diversos livros da franquia. A história até pode começar um pouco parada, mas vai crescendo rapidamente e é facilmente jogada em uma tacada, a exemplo dos outros jogos da Telltale.

No geral, a história realmente consegue capturar o espírito de Game of Thrones. Você logo estará criando amor e ódio pelos mais diversos personagens, torcendo pra que nenhum Stark bata as botas, querendo passar mais tempo com o jogo para descobrir todas as possibilidades e ficando triste quando um personagem bate as botas. Quem for fã da série realmetne vai gostar dessa experiência. O capítulo tem cerca de 2 horas de duração.

Por se tratar de um adventure, há poucas cenas de ação durante esse tempo, na maioria das vezes, você vai escolher o que responder (e torcer pra que ninguém morra por causa disso) e caminhar de lá para cá, exatamente como nos outros adventures da Telltale. Até há um pouco mais de ação aqui porque você começa no meio da pancadaria da guerra, mas logo o foco muda para a calmaria tradicional das conversas, perguntas e respostas.

PUBLICIDADE

Graficamente, o jogo está bem interessante. Os gráficos estão no nível dos de The Walking Dead, mas tentam ser um pouco mais realistas ao invés de adotar o estilo cell shaded. Parece mais que você realmente está assistindo ao seriado da HBO, ainda que um pouco do cartunesco dos jogos da Telltale permaneça. A trilha sonora do jogo está muito boa e, como de costume, a dublagem está sensacional, mas vale ressaltar que não há legendas nem dublagem em português, apenas em inglês.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC fornecida pela Telltale.

Confira também os reviews dos demais episódios de Game of Thrones – A Telltale Game Series:

Review do Episódio 1: Iron From Ice
Review do Episódio 2: The Lost Lords
Review do Episódio 3: The Sword in the Darkness
Review do Episódio 4: Sons of Winter
Review do Episódio 5: A Nest of Vipers
Review do Epidódio 6: The Ice Dragon

Resumo para os preguiçosos

Game of Thrones: Iron from Ice captura muito bem o espírito da série da HBO e da série de livros de George R.R. Martin ao apresentar o papel da Casa Forrester na Guerra dos Cinco Reis. O jogo apresenta vários personagens à trama e três pontos de vista nesse capítulo introdutório que começa um pouco lento mas logo em seguida pega fogo rapidamente. Mais do que recomendado para fãs da franquia.

PUBLICIDADE

Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Excelente captura do universo de Game of Thrones
  • Dublagem e atuação muito bem feitas
  • Personagens carismáticos
  • Nenhum Stark morreu durante o capítulo ou a confecção desse review

Contras

  • Ter que esperar mais alguns meses pelo próximo episódio
  • Sem legendas em português
PUBLICIDADE

6 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.