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Monster Hunter Stories – Análise – Vale a Pena – Review

Monster Hunter é uma das franquias mais emblemáticas do universo dos games. Além dos títulos principais, a série se diversifica com Monster Hunter Stories, um spin-off que transforma a experiência tradicional dos jogos principais ao introduzir combates por turnos.

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Originalmente lançado para Nintendo 3DS no Japão em 2016, Monster Hunter Stories agora está disponível para PlayStation 4, Switch e PC. Com gráficos aprimorados e legendas em português, o jogo promete cativar tanto os novos jogadores quanto os veteranos da franquia.

Reprodução: Monster Hunter Stories

A história de Monster Hunter Stories se passa em um mundo onde inúmeros monstros vagam livremente e cidades são guardadas por duas classes distintas de guerreiros: os Hunters e os Riders. Os Hunters são treinados para capturar ou exterminar essas criaturas, enquanto os Riders, usando as misteriosas Pedras de Afinidade, estabelecem laços e treinam os monstros, carinhosamente apelidados de Monsties.

No jogo nós assumimos o papel de uma criança aspirante a Rider, onde podemos personalizar seu nome e aparência. A infância do protagonista é marcada por aventuras em uma floresta próxima de sua vila, onde ele e seus amigos, Cheval e Lilia, buscam por ovos de monstros. Esses momentos felizes são interrompidos quando um monstro corrompido pela Peste, um mal que torna os monstros selvagens e perigosos, devasta sua aldeia. Um ano após o ataque, o protagonista completa seu treinamento como Rider, desbloqueando os poderes de sua Pedra de Afinidade.

A história ganha um novo aliado quando o Navirou se junta ao grupo. Navirou rapidamente se torna um companheiro essencial da equipe, trazendo motivação para o protagonista. Juntos, eles se aventuram para desvendar os mistérios da Peste e buscar uma maneira de erradicá-la.

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Reprodução: Monster Hunter Stories

O combate em Monster Hunter Stories é baseados em combates por turnos. O sistema de combate é centralizado em duelos entre o protagonista e os monstros, com o apoio dos Monsties.

As batalhas utilizam um sistema de ‘pedra-papel-tesoura’, onde os jogadores podem escolher entre três tipos de ataque: Potente, Veloz e Técnica. Veloz vence Potente, Potente vence Técnica e Técnica vence Veloz. Essa mecânica, embora simples, é eficaz e adiciona um elemento de estratégia às batalhas, incentivando os jogadores a observar e prever os movimentos dos inimigos.

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Os duelos são uma adição que tornam as batalhas mais emocionantes. Quando o protagonista e um Monstie atacam o mesmo inimigo com o mesmo tipo de ataque e vencem o duelo, desencadeiam um ataque duplo que causa dano significativo sem receber danos, encorajando a sincronização dos ataques com os Monsties e adicionando uma camada extra de estratégia.

Durante as batalhas, é possível trocar de Monstie para se adaptar melhor à situação. Além disso, montar nos Monsties após acumular energia suficiente na Pedra de Afinidade oferece vantagens estratégicas, como recuperação de saúde e a habilidade de realizar ataques poderosos. Tanto o protagonista quanto os Monsties possuem habilidades especiais que podem ser ativadas durante as batalhas. Por exemplo, a habilidade de encorajar aumenta o ataque de um aliado por um turno sem consumir pontos de afinidade.

Existem outros tipos de duelos entre monstros que são acionados automaticamente e exigem que os jogadores pressionem rapidamente um botão para vencer. Embora esses momentos possam ser divertidos, eles também podem interromper o fluxo da batalha.

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A organização e o uso de itens durante as batalhas são cruciais, assim como em outros RPGs de Turno, com a bolsa de combate podendo conter até dez tipos diferentes de itens. A gestão desses recursos pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota. Além disso, a imprevisibilidade dos ataques dos monstros adiciona uma dose bem-vinda de sorte às batalhas, mantendo-as frescas e desafiadoras.

Apesar de suas qualidades, o sistema de combate pode se tornar repetitivo com o tempo. A mecânica de pedra-papel-tesoura, embora estratégica, pode perder seu apelo após batalhas prolongadas. Além disso, os jogadores só controlam diretamente o protagonista, enquanto os Monsties lutam por conta própria. Isso pode levar a situações onde os Monsties realizam ações desajeitadas, prolongando desnecessariamente algumas batalhas.

Por fim, a mecânica de perda de corações ao invés de um verdadeiro game over pode diminuir a sensação de desafio para alguns jogadores, uma vez que a penalidade por morrer é relativamente leve.

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Reprodução: Monster Hunter Stories

O design dos monstros é um dos pontos altos do game. Cada criatura é apresentada com cores vivas e detalhes minuciosos que acrescentam profundidade ao mundo do jogo. As paisagens são igualmente impressionantes, variando de florestas a desertos áridos, cada uma com características únicas que tornam cada local memorável.

As animações, tanto em batalhas quanto em cutscenes, são fluidas e de boa qualidade. Além disso, a variedade de equipamentos e trajes disponíveis para os personagens e para Navirou permite uma personalização visual que enriquece a experiência.

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Em termos de áudio, o jogo não fica para trás. A trilha sonora segue o elevado padrão da franquia Monster Hunter, com melodias que se adaptam perfeitamente aos diversos cenários e complementam a atmosfera do jogo. Embora os efeitos sonoros sejam competentes, eles não são particularmente memoráveis em comparação com o impacto visual do jogo.

Um dos aspectos mais louváveis de Monster Hunter Stories é a sua localização para o português do Brasil, garantindo que os jogadores brasileiros tenham uma experiência completamente imersiva e acessível. Além disso, o modo museu oferece aos fãs uma perspectiva mais profunda sobre o universo de Monster Hunter, enriquecendo ainda mais a experiência geral.

Reprodução: Monster Hunter Stories
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Em conclusão, Monster Hunter Stories oferece uma experiência de RPG envolvente com um sistema de combate baseado em turnos que mistura estratégia e sorte. A mecânica de duelos, a troca de Monsties e a utilização de habilidades especiais adicionam profundidade ao jogo. Embora a repetitividade e o controle limitado sobre os Monsties possam diminuir a experiência para alguns jogadores, o jogo se destaca por sua abordagem inovadora e sua capacidade de manter os jogadores engajados com suas batalhas dinâmicas e estratégicas.

Resumo para os preguiçosos

Monster Hunter Stories oferece uma experiência de RPG envolvente com um sistema de combate baseado em turnos que mistura estratégia e sorte. A mecânica de duelos, a troca de Monsties e a utilização de habilidades especiais adicionam profundidade ao jogo.

Embora a repetitividade e o controle limitado sobre os Monsties possam diminuir a experiência para alguns jogadores, o jogo se destaca por sua abordagem inovadora e sua capacidade de manter os jogadores engajados com suas batalhas dinâmicas e estratégicas.

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Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • O design do mundo e dos monstros é visualmente impressionante.
  • Há uma excelente variedade de monstros disponíveis no jogo.
  • Oferece boas opções de personalização do personagem.
  • O jogo está disponível em português.

Contras

  • O sistema de batalha tende a se tornar repetitivo ao longo do tempo.
  • Ausência de controle direto sobre os ataques dos Monsties.
  • As penalidades aplicadas ao ser derrotado são consideravelmente baixas.
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Giacomo Moura
Giacomo Moura
Apaixonado por Counter-Strike e Souls-Like, escrevo sobre games e animes no Critical Hits. No meu tempo livre, gosto de assistir séries e reclamar de como meu backlog nunca parece diminuir.