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Mark of The Deep – Análise – Vale a Pena – Review

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O cenário de jogos indies do Brasil tem se aquecendo cada vez mais nos últimos anos com bons jogos sendo lançados, e Mark of The Deep tenta ser um dos jogos que se destaca através de uma mistura se Souls-like com Metroidvania. Mas será que realmente vale a pena? É o que vamos descobrir na análise de hoje.

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Em Mark of The Deep você controla Rookie, um pirata que foi pego junto com sua tripulação em alto mar e aprisionado em uma espécie de cidade antiga e misteriosa. Rookie agora tem o dever de salvar toda sua tripulação e dar um jeito de sair desse lugar enquanto enfrenta uma horda de monstros horrendos que vão tentar mata-lo a todo custo.

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O jogo se vende como uma mistura desafiadora de Metroidvania com Souls Like, e de fato ele é extremamente difícil, apesar dessa ser a única semelhança que ele realmente tem com um jogo Souls. De resto, tudo é quase igual a um Metroidvania comum, com exceção de algumas mecânicas únicas.

Gameplay e exploração

Mark of The Deep - Análise – Vale a Pena – Review

A coisa que chama mais atenção de cara é o fato dos monstros e chefes não terem barra de vida na HUD do jogo. Ao invés disso, indicativos visuais mostram se um inimigo está próximo de morrer através das feridas e marcas que vão aparecendo no seu corpo ao decorrer da luta.

É uma feature interessante e que funciona bem, além de dar um charme pro jogo, mas eu sinceramente preferiria o jeito tradicional de saber se estou perto ou não de matar algum chefe. Uma forma de resolver isso e agradar todo mundo seria ter uma opção no menu para ligar as barras de vidas dos inimigos.

Fora isso, o combate é bem tradicional do que você geralmente espera de um Metroidvania com visão isométrica. O seu personagem pode fazer ataque leve, ataque pesado, rolar, dar parry e muitas outras coisas que você vai desbloqueando conforme joga e avança.

Mark of The Deep - Análise – Vale a Pena – Review

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Uma coisa que o jogo faz com maestria é o design do mapa, ele é realmente muito bom e tudo parece ser muito bem conectado. Fica claro quando você chega em algum local e se depara com algo que não da pra acessar agora e precisa de uma habilidade que ainda não desbloqueou, uma tática clássica do gênero Metroidvania e que funciona muito bem aqui.

A exploração é orgânica e você não sente que está perdendo tempo procurando caminhos extremamente escondidos, geralmente os indicativos visuais são mais do que o suficiente para você saber que está na direção certa.

Sobre o combate em si, ele é extremamente prazeroso e um outro grande acerto dos desenvolvedores. tudo é muito responsivo nos controles e você sente que cada morte foi merecida e não algo injusto que aconteceu. Os chefes são um show a parte e é extremamente prazeroso lutar contra eles e aprender os movimentos até finalmente derrota-los.

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A única grande ressalva nessa parte é a variedade de inimigos comuns, tanto visualmente quanto nos seus ataques. O jogo tem uma boa variedade de inimigos em sua totalidade, mas sinto que não fez um bom trabalho distribuindo eles ao decorrer da jogatina.

Em certos momentos, passei horas enfrentando o mesmo tipo de inimigo que faz a mesma coisa, e o design meio repetitivo deles aumentou ainda mais essa impressão até o jogo finalmente entregar algo novo nas outras áreas.

Apresentação Audiovisual

Mark of The Deep - Análise – Vale a Pena – Review

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No quesito gráficos, Mark of The Deep da um show na direção de arte e todos os cenários são extremamente lindos, a variedade de cenários poderia ser um pouco maior, mas eu me dei por satisfeito com o que vi.

A parte sonora também está bem feita, com excelentes músicas nas lutas de chefes, dublagem em português brasileiro e todo aquele feeling de realmente estar acertando um inimigo ao ouvir o som de sua arma.

E apesar do design repetitivo de certos inimigos comuns, o design os chefes teve um capricho e tanto. Com cerca de 16 chefes diferentes, os desenvolvedores realmente se esforçaram muito para fazer as lutas serem épicas e marcarem a jogatina.

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Mas e aí, Mark of The Deep vale a pena?

Mark of The Deep - Análise – Vale a Pena – Review

Mark of The Deep é facilmente um dos melhores jogos brasileiros que já joguei, e como um Metroidvania ele não fica devendo em nada para outros títulos populares do gênero que temos por aí.

O jogo não é perfeito e tem alguns problemas pontuais aqui e ali, mas sinto que faltou pouco para ele trazer algo realmente inovador e conseguir se destacar completamente no cenário.

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Apesar disso, é uma experiência bem sólida e tem um combate extremamente divertido, que é o que realmente importa nesse tipo de jogo.

Review elaborado com uma cópia para PC fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Mark of The Deep é um dos melhores indies brasileiros e um excelente Metroidvania com um combate que da gosto de jogar. Temos uma boa diversidade de movimentos que o personagem principal pode fazer e um mapa muito bem montado.

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Sofre de alguns problemas de repetitividade de monstros comuns e alguns cenários um tanto quanto parecidos demais, mas não tira o mérito do jogo de forma alguma.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Gameplay prazerosa
  • Dublagem em PTBR
  • Design do mapa
  • Chefes memoráveis

Contras

  • Cenário poderia ser mais diverso
  • Inimigos repetitivos
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Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.