Games

DayZ – Guia com dicas para iniciantes

Se você é um iniciante, você encontrará nesse guia todas as dicas necessárias para tornar sua vida mais fácil enquanto joga DayZ.

DayZ é um jogo multijogador em mundo aberto desenvolvido pelo estúdio Bohemia Interactive Studio. DayZ Standalone é uma adaptação e sucessor do DayZ mod de 2012 que foi originalmente criado para o jogo ARMA 2, também desenvolvido pela Bohemia Interactive.

DayZ – Guia para iniciantes

Reprodução: DayZ

Assim que entrarem no servidor os jogadores vão começar sua nova aventura em um local aleatório – geralmente perto da praia ao extremo sul. Equipados com nada mais do que um sinalizador, um curativo e as roupas do corpo, eles precisarão vasculhar, fugir e sobreviver aos inúmeros inimigos de Chernarus. Esses inimigos? A maioria são humanos. No mundo de DayZ, você deve aprender a temer os outros jogadores sobreviventes.

Os jogadores podem iniciar sua jornada se encontrarem um pouco de comida e água, e talvez até uma arma de fogo que esteja funcionando. Claro, nesse jogo temos morte permanente, então vocês não devem ficar apegados a esse rifle de caça. Os sobreviventes devem saber, um rifle de caça é apenas o começo. É uma arma do início do jogo com foco na autodefesa, não à ofensa. As “armas de verdade” estão disponíveis apenas em bases militares.

Qualquer um que queira sobreviver ao mundo de DayZ vai querer ir devagar, talvez até encontrar um parceiro ou grupo. Essas dicas devem ajudar os novatos a sobreviverem em suas aventuras em Chernarus.

DayZ – Guia para iniciantes

Tenha sempre um guia aberto

Reprodução: DayZ

DayZ tem muitas coisas importantes que vale a pena saber que o jogo simplesmente não vai te contar, e você precisará descobrir rapidamente se quiser sobreviver. Com o quão complicada a mecânica do realismo pode ser, a enorme densidade de itens e tipos de munição e a sensação sempre presente de que você nunca está a mais de uma decisão errada de morrer. Ter uma página de dicas e truques do DayZ aberta em uma guia alternativa pode vir a ser bastante útil.

DayZ – Guia para iniciantes

Evite as bases militares

Reprodução: DayZ

Há muitos locais para explorar no DayZ e muitos itens para coletar. Quando é um iniciante no DayZ e está apenas começando, seu primeiro instinto será correr direto para uma cidade ou uma base militar, infelizmente, a menos que os servidores estejam bastante vazios, você acabará sendo baleado antes de consegui um bom loot.

As Bases Militares em particular são os paraísos dos Snipers. Há muitos espaços abertos para atravessar com pouquíssima cobertura e o armamento (se já não saqueado) é de alta qualidade e totalmente capaz de explodir os novatos.

O melhor loot do jogo geralmente está localizado aqui e, como os jogadores veteranos sabem disso, eles costumam ficar nas proximidades e pegar qualquer um que apareça. Portanto, evite essas áreas.

DayZ – Guia para iniciantes

Jogue com mods quando possível

Reprodução: DayZ

Vanilla DayZ é um ótimo jogo, mas às vezes é um pouco bugado e ainda faltam algumas coisas para torná-lo mais interessante. Felizmente, a Comunidade de DayZ sempre foi bastante ativa e há toneladas de ótimos mods que são fáceis de instalar e geralmente adicionam muitas melhorias de qualidade de vida.

Muitos mods são feitos regularmente, e muitos servidores criados por jogadores usam os mods para criar alguns ambientes bastante únicos. Quando você experimentar esses mods, você nunca mais vai querer voltar ao Vanilla DayZ.

DayZ – Guia para iniciantes

Evite os servidores lotados

Reprodução: DayZ

Ao contrário de outros jogos em que quanto mais lotado o servidor, melhor, com o DayZ, os iniciantes devem buscar servidores mais vazios. Conhecer o jogo em um servidor vazio sem ter que se preocupar em ser cortado por um bandido dos arbustos é uma ótima maneira de facilitar os fundamentos.

Os personagens são únicos para cada servidor, portanto, se o seu personagem atual estiver a dois passos da morte por desidratação ou se arrastando com as pernas quebradas, você pode simplesmente descartá-los e tentar novamente sem nenhuma grande perda de progresso. Quando você se sentir confortável o suficiente com o jogo e souber onde estão os melhores locais para saquear, poderá começar a ingressar em servidores mais movimentadas.

DayZ – Guia para iniciantes

Armas brancas não valem a pena

Reprodução: DayZ

Outra de nossas muitas dicas para os iniciantes no DayZ que vale a pena mencionar é que as armas brancas não valem a pena. Embora elas sejam boas para derrubar um ou dois zumbis enquanto você sobe uma inclinação para desacelerá-los, quando se trata de PvP, uma arma branca não será suficiente.

As armas de fogo são mais confiáveis, elas são mais barulhentas porém vale muito mais a pena você garantir o abate com alguns disparos do que tentar eliminar o inimigo com sua arma branca. Deixe sua arma branca apenas para último recurso, para matar zumbis ou talvez até criar uma distração.

DayZ – Guia para iniciantes

Não tenha pressa, comece com o básico

Reprodução: DayZ

Ao aparecer no mundo de DayZ, os jogadores podem se sentir um pouco sobrecarregados. Há um enorme mundo aberto e todos começam equipados com alguns itens estranhos que são basicamente inutilizáveis ​​neste ponto do jogo. O primeiro objetivo é localizar comida, seja uma lata de feijão ou uma galinha vagando pela estrada.

Não importa o tipo de comida, os sobreviventes precisam de um objeto pontiagudo para abrir a lata ou cortar o frango. Muitos provavelmente não terão acesso a uma faca ou machado tão cedo, então a melhor opção é uma faca improvisada feita de uma pedra. A praia é o local perfeito para procurar uma pequena pedra. Depois que os jogadores encontrarem sua pedra, eles podem criar uma faca improvisada. Esta pedra pode ser usada como uma arma em caso de emergência, mas é melhor em tarefas relacionadas a comida.

DayZ – Guia para iniciantes

Aprenda onde encontrar loot

Reprodução: DayZ

Qualquer um que esteja jogando DayZ corretamente passará muito tempo saqueando o mundo do jogo. Apenas um pouco de tempo será gasto realmente lutando contra alguém. Isso mesmo; o jogo não é todo PvP. Para se preparar para uma luta, os sobreviventes precisarão de equipamentos de melhor nível.

Portanto, aprender os locais de loot deve ser uma prioridade.

  • Primeiro, a Piano House, que tem três portas e um piano no primeiro andar, geralmente tem munição, armas, comida e roupas que aparecem aleatoriamente.
  • Em seguida, os jogadores devem verificar as delegacias de polícia em busca de armas, munições e roupas.
  • Finalmente, explorar tendas militares pode render acessórios de armas de alta qualidade, comida, roupas militares, mochilas e até uma arma de fogo.

Os sobreviventes podem não ter sorte todas as vezes, mas as chances são altas de que eles encontrarão algo útil cada vez que visitarem um novo local. Alternativamente, alguns demarcam um desses locais (como a delegacia de polícia) e emboscam outros jogadores.

DayZ – Guia para iniciantes

Itens necessários

Reprodução: DayZ

Claro, um jogo baseado em loot sempre terá aqueles equipamentos que são sempre utilizados. Em primeiro lugar, uma faca de pedra improvisada é sempre útil. Em segundo lugar, bandagens e trapos salvarão a vida de um jogador se entrarem em uma briga. Finalmente, uma espingarda IZH-43 serrada pode fazer maravilhas.

Por que a espingarda? Bem, além de afastar zumbis ocasionais e emboscar jogadores de perto, a espingarda de cano serrado é útil se os jogadores foram emboscados. A maioria dos bandidos solicitará que os jogadores larguem suas armas e equipamentos imediatamente. Eles não podem verificar a mochila de um sobrevivente, no entanto, que cabe em uma espingarda serrada se for do tamanho certo. Os jogadores podem puxá-la rapidamente e atirar no inimigo.

Os jogadores que desejam utilizar esse truque precisarão primeiro da própria espingarda e de uma serra para serrar o cano. Encontrar ambos pode ser um pouco problemático.

DayZ – Guia para iniciantes

Sempre tenha morfina

Reprodução: DayZ

É relativamente fácil para um iniciante passar despercebidos das injeções de morfina em um hospital ou clínica.

Uma perna quebrada neste jogo significa que os jogadores não podem andar, correr ou até mesmo agachar, ficando presos na posição de bruços. Os sobreviventes podem usar uma tala de madeira para reparar o membro fraturado, mas uma injeção de morfina é mais fácil. O item ocupa apenas um slot no inventário, tornando-o ainda mais útil e conservador.

Claro, os jogadores podem gastar a injeção de morfina em um braço quebrado, mas é altamente recomendável que todos a guardem para as pernas. Os sobreviventes ainda podem escapar de uma luta com um braço quebrado, mas não com uma perna quebrada.

DayZ – Guia para iniciantes

Sempre evite as estradas

Reprodução: DayZ

Embora todas as estradas neste jogo levem a uma vila ou a uma cidade cheia de itens, os jogadores devem evitar usá-las a todo custo. É bem comum ter algum outro jogador escondido perto das estradas apenas esperando para emboscar um jogador desavisado.

Além disso, as estradas em Chernarus eram destinadas a veículos, que foram recentemente adicionados de volta ao jogo. Carros geralmente indicam um jogador bem armado ou um grupo que sobreviveu ao mundo do jogo por um longo tempo.

DayZ – Guia para iniciantes

Sempre faça o reconhecimento

Reprodução: DayZ

Antes que os jogadores se aproximem de qualquer cidade, vilarejo ou clareira no jogo, eles vão querer demarcar a área e realizar um pequeno reconhecimento. Se os sobreviventes tiverem a sorte de encontrar um par de binóculos, o reconhecimento será um pouco mais fácil de realizar. Caso contrário, eles podem simplesmente encontrar um belo arbusto ou árvore, esperar um minuto ou dois e examinar toda a área.

Muito caos pode ser evitado com um pouco de paciência. De um lugar seguro você deve procurar por qualquer tipo de movimento nas casas e nos arredores.

Tome cuidado, há sempre a possibilidade de ter algum sniper esperando para acertar os jogadores que estiverem chegando na cidade.

DayZ – Guia para iniciantes

Se possível, tenha um bom fone de ouvido

Reprodução: DayZ

DayZ é um dos jogos que te deixam em vantagem se você puder ouvir com clareza os sons ao redor, por isso é super importante o uso de um bom fone de ouvido.

Com um bom fone de ouvido, os sobreviventes podem ouvir passos, tiros à distância, zumbis na estrada, etc. Além disso, se os jogadores estiverem perto o suficiente, eles podem até ouvir dois jogadores conversando pelo microfone do jogo. No gênero de sobrevivência, poder ouvir um oponente antes de vê-lo é uma questão de vida ou morte.

DayZ – Guia para iniciantes

Ache uma arma de fogo

Reprodução: DayZ

Encontrar uma arma em Chernarus não é uma tarefa fácil. Claro, os jogadores podem ir até o Northwest Airfield na esperança de encontrar uma arma automática, mas é provável que sejam baleados no processo.

Existem alguns locais conhecidos no jogo que contém armas de fogo com uma certa frequência. Casas de armas, por exemplo, são pequenas cabines de madeira que geralmente tem rifles, espingardas e uma variedade de pistolas no canto mais distante. Nas delegacias de polícia, por outro lado, pode ser encontrado uma SKS, AKs ou até o famoso MP5-K. Finalmente, os telhados das fábricas ocasionalmente apresentam espingardas MP-133, SKS, Mosin 9130 ou o Repeater, entre outros.

DayZ – Guia para iniciantes

Monte uma fogueira

Reprodução: DayZ

A hipotermia é um dos maiores assassinos no DayZ, mas os jogadores podem evitar o problema com roupas quentes. Ou, melhor ainda, eles podem fazer uma fogueira em um local isolado e se aquecer completamente. Foi adicionado no jogo um kit de fogueira, que permite aos jogadores cozinhar carne e se aquecer um pouco.

Primeiro, os jogadores precisarão de um único graveto, depois de panos, bandagens ou papel. Combine os dois para criar uma fogueira. Se estiver chovendo, os jogadores podem colocar a fogueira em algum lugar dentro de casa. Uma fábrica ou um armazém faria maravilhas.

DayZ – Guia para iniciantes

Matar Zumbis

Reprodução: DayZ

No começo, os zumbis de DayZ eram mais um irritantes do que qualquer outra coisa. Eles representavam pouca ou nenhuma ameaça. Os jogadores podiam até dar um soco na cabeça deles e depois continuar o dia. Agora, porém, as coisas mudaram um pouco.

Com uma atualização recente, os zumbis agora se tornaram uma ameaça maior para o jogador. Os sobreviventes ainda podem matar um zumbi, é claro, mas não é uma boa ideia ficar cara a cara com eles. A habilidade corpo a corpo dos zumbis recebeu um enorme aumento de dano e eles são ainda mais ágeis. Se os jogadores tiverem uma arma (a melhor opção), eles devem usar um supressor para abafar o tiro. Tentar ficar à distância também ajuda. Se possível, os jogadores devem atirar de cima ou de trás de coberturas, como um muro de pedra ou cerca de piquete.

DayZ – Guia para iniciantes

Ache uma M4A1

Reprodução: DayZ

A M4A1 é atualmente a arma mais cobiçada do jogo e, como tal, também é a mais difícil de conseguir. Alguns anos atrás, encontrar um M4 era fácil. Eles estavam literalmente espalhados pelo mapa nos locais mais comuns. Hoje, as coisas são diferentes. Existem agora dois métodos conhecidos para adquirir um M4: matar um jogador empunhando um ou procurar locais de acidentes de helicóptero.

A maioria dos locais de acidentes de helicóptero estão localizados no lado oeste da ilha. Infelizmente, esses lugares são muito perigosos e não tem tem uma grande quantidade de loot. Os jogadores encontrarão algo útil (como um M4) ou poderão voltar de mãos vazias.

Se os sobreviventes forem determinados o suficiente, no entanto, a melhor opção é encontrar um veículo, anotar cada local de um helicóptero abatido usando o mapa DayZ DB e, em seguida, parar em cada um.

DayZ – Guia para iniciantes

DayZ DB

Reprodução: DayZ

Aprender o mapa de DayZ é o aspecto mais desafiador do jogo. Chernarus é tão grande, com sinuosas estradas de terra e ruas da cidade, que navegar por toda a extensão é quase impossível para um novo jogador.

O site apresenta um extenso mapa de todo o mundo do jogo, incluindo localizações de veículos, acidentes de helicóptero, árvores e até sistemas de estradas para ajudá-lo a navegar pela floresta. Obviamente, os jogadores precisarão examinar alguns sinais de trânsito no jogo, de preferência perto de sua localização atual, para descobrir com eficiência onde estão no mapa. Como todos os sinais no jogo estão em russo, os sobreviventes precisarão chegar o mais perto possível. Felizmente, o mapa tem traduções disponíveis para cada nome russo.

DayZ – Guia para iniciantes

Pescaria

Reprodução: DayZ

A partir do patch 0.57, a pesca tornou-se uma fonte viável de nutrição em Chernarus. Se os jogadores conseguirem se defender perto de um lago, rio ou oceano, eles podem sobreviver até o final do jogo com facilidade. Primeiro, você precisará de uma vara de pescar, armadilha para peixes (opcional), uma lareira e utensílios de cozinha.

Para criar uma vara de pescar, os jogadores precisarão encontrar os seguintes materiais: uma faca, corda, vara de madeira longa e um anzol de pesca. A combinação de cada item criará uma vara de pesca improvisada.

Em segundo lugar, uma armadilha de pesca pode ser feita com uma garrafa de plástico e uma faca. Esta é uma maneira fácil de pegar peixes passivamente.

Para cozinhar um peixe, os jogadores precisarão de uma lareira e uma faca para cortar o peixe. Uma frigideira ou panela será útil aqui.

DayZ – Guia para iniciantes

Curar as doenças

Reprodução: DayZ

A partir do patch 0.50, foram adicionadas algumas doenças ao jogo. A da doença tem vários estágios (feridas com coceira, feridas infectadas, gravemente infectadas e recuperação). Cada estágio dura entre 10 e 40 minutos, dependendo da gravidade da lesão e do estágio específico em que um personagem está. É importante comer e beber durante cada estágio, pois os jogadores estarão mais suscetíveis à fome e desidratação enquanto suas feridas estiverem infectadas.

Curar a doença, por outro lado, é bastante simples e direto. Os jogadores podem usar antibióticos ou tinturas de álcool para limpar as feridas. Ao aplicar o medicamento improvisado, os sobreviventes receberão imediatamente o Estágio 4, que é a fase de recuperação. A partir daí, é só continuar sua gameplay!

DayZ – Guia para iniciantes

Não confie em desconhecidos

Reprodução: DayZ

Em um jogo de sobrevivência, suas chances de durar mais tempo vivo aumentam se você não estiver sozinho. Entretanto, não é uma escolha inteligente confiar em jogadores que você conhecer dentro dos servers. É claro que tem exceções e existem jogadores bem intencionados, mas são casos raros, então não vale a pena você arriscar todo o seu equipamento.

Acontece que a comunidade de jogadores é bastante agitada às vezes. Não há razão para não matar um jogador adversário no momento em que você o vê. Sem um sistema de karma ou qualquer penalidade por matar à vista (no momento da escrita), os jogadores ficam com um ambiente que recompensa bandidos e caçadores.

Confira também:

DayZ está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

 

Publicado por
Tags: DayZ

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade