InícioGamesAnbernic RG280V - Análise - Vale a Pena - Review

Anbernic RG280V – Análise – Vale a Pena – Review

O Anbernic RG280V é um portátil lançado pela Anbernic em 2021 que foi a primeira entrada da companhia no mundo de portáteis de tamanho reduzido.

PUBLICIDADE

No artigo de hoje, descobriremos se ele continua valendo à pena.

PUBLICIDADE

Aviso de Ética

Todas as análises do Critical Hits (hardware e software) não têm intenção publicitária, e sim uma avaliação isenta do produto em questão. Cabe a você decidir se este produto vale a pena ou não, baseado no que você ler aqui, em outros sites e nas suas próprias conclusões.

Este portátil foi comprado por mim no Ali Express.

RG280V – Imagem Adam

Um detalhe muito importante sobre o Anbernic RG280V é que apesar do firmware original dele servir para jogar os jogos de maneira adequada na maioria dos casos, vale muito mais a pena instalar a imagem Adam no portátil, que é um firmware customizado que desbloqueia o verdadeiro potencial dele.

Para tanto, basta seguir estes passos:

PUBLICIDADE
  • Faça o download da imagem Adam no Github
  • Baixe o Balena Etcher para gravar a imagem no cartão de memória
  • Retire o cartão de memória do slot 1 do portátil
  • Use o Balena Etcher para fazer a gravação no cartão de memória
  • Recoloque o cartão no portátil e comece a usar esse novo sistema operacional

Primeiras Impressões

Anbernic RG280V - Análise - Vale a Pena - Review

O RG280V é um portátil bem menor do que os que estamos acostumados atualmente. Mais ou menos do tamanho do Miyoo Mini V2 (e não o Plus, modelo mais recente), ele é daqueles bem pequenos mesmo, que se encaixam muito mais no bolso.

PUBLICIDADE

A segunda coisa que notamos nele, após a primeira impressão se acostumando com o tamanho dele, é que a tela do portátil é muito boa, mesmo sendo uma tela de 2,8 polegadas de 640×480, resolução mais do que o suficiente para o que ele se propõe rodar.

O portátil conta com botões ABXY, Start, Select, R1, R2, L1 e L2 também, além de botão de volume e power, e os botões são de boa qualidade, ainda que o tamanho diminuto do portátil deixe tudo meio apertado na hora de jogar.

PUBLICIDADE

Um detalhe que chama a atenção no RG280V e que difere ele de outros concorrentes é que ele parece ser bem mais resistente a quedas do que um Miyoo Mini V2, por exemplo. No caso desse último, o meu não resistiu a uma queda de 30 centímetros e rachou a tela, já o RG280V me parece muito mais feito pra durar do que ele, até por isso é um pouco mais caro também.

Desempenho

Anbernic RG280V - Análise - Vale a Pena - Review

Graças à imagem Adam, o portátil roda uma instância do Retroarch em todos os emuladores, e a performance é perfeita em todos os emuladores até o SNES, mesmo em jogos pesados como Yoshi’s Island.

PUBLICIDADE

A única plataforma que o Anbernic RG280V não consegue rodar todos os jogos, infelizmente, é o PS1. Na maioria dos casos ele vai conseguir entregar a emulação da forma como o esperado, mas nos jogos mais pesados do console (leia-se Tekken e Bloody Roar 2, por exemplo), ele vai sofrer alguns engasgos, mostrando que mesmo um processador dual-core de 1,2GHz não é o suficiente para o console.

No mais, ele consegue rodar jogos de todos os consoles e portáteis como NES, Master System, Mega Drive, SNES, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Game Gear, NeoGeo, NeoGeo Pocket Color, CPS1, CPS2, CPS3, Mame, PC Engine e Wonderswan Color, além do PS1, claro.

PUBLICIDADE

Para completar, ele também consegue rodar ports de jogos, como o port nativo de Mario 64, apesar de eu não ter conseguido fazer a compilação do jogo para o portátil.

Como ele roda Retroarch, o portátil também tem suporte às teclas de atalho do emulador tudo em um, incluindo o Fast Forward, que serve para acelerar os jogos e assim tornar games como os Pokémon de Game Boy, mas ele dá uma engasgada na hora de ativar e desativar esse recurso, e sinceramente, isso é bem irritante se você for ficar fazendo várias vezes, algo que não acontece em concorrentes dele lançados em 2022 e 2023, por exemplo.

Considerações Finais

Anbernic RG280V - Análise - Vale a Pena - Review

PUBLICIDADE

O Anbernic RG280V é um portátil que consegue rodar até jogos de PS1 e que oferece uma construção com bem mais qualidade do que um Miyoo Mini V2, por exemplo. Ele é bem mais resistente também, e por isso a Anbernic acabou cobrando mais caro por ele.

Eu comprei o meu em promoção no Ali Express por cerca de 330 reais usando cupons e descontos, um preço até que ok pelo que oferece, pois por mais do que isso eu não sei se valeria a pena, já que é possível comprar portáteis como o RK2023 por estes mesmos valores, por exemplo.

Anbernic RG280V – Especificações

PUBLICIDADE
  • CPU: Dual Core 1.0GHZ JZ4770
  • Memória: 512MB RAM
  • Tela: 2.8″ IPS Display (640x 480)
  • Bateria: 2100 mAh (5 horas)
  • Memória: Entrada para 2 cartões, 1 de SO e outro de Jogos
  • Conectividade: USB-C (carregamento) e 3,5mm (fone de ouvido)

Resumo para os preguiçosos

O Anbernic RG280V era um bom portátil quando foi lançado, mas hoje em dia, a menos que você compre ele pela durabilidade, há opções muito mais em conta e com performance melhor do que ele.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Boa durabilidade
  • Bela tela
  • Sistema operacional Adam é muito bonito

Contras

  • Baixo custo benefício
  • Falta um analógico
  • Os botões L1, L2, R1 e R2 são difíceis de usar
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.