A maioria dos desenvolvedores que já estavam trabalhando em jogos para o PlayStation 4 só ficaram sabendo que o console teria 8GB de ram ao invés dos 4GB que haviam sido previamente anunciados durante as primeiras revelações e kits de desenvolvimento (conhecidas então como “Orbis”).
Em entrevista ao VideoGamer.com, o CEO da Just Add Water (que está trabalhando num jogo ainda não revelado para o console), Stewart Gilray, comentou que, quando eles ficaram sabendo dos 4GB iniciais, pensaram “Ok, nada demais, mas pelo menos, sendo GDDR5, vamos poder fazer a troca de arquivos na memória com bastante rapidez”.
Com a descoberta dessa quantidade extra de memória, as possibilidades acabam se expandindo e os gargalos desaparecendo. Um problema que todo dono de PlayStation 3 enfrenta é o fato de não poder fazer absolutamente nada além de jogar no console, exatamente devido a essa falta de memória ram (o console tem 256MB em comparação com os 512 do Xbox 360, que pode baixar jogos em segundo plano, por exemplo).
Ao que parece, com essa estratégia de revelar menos do que o console consegue para os devs, podemos ter mais e mais saltos de qualidade dos jogos durante a vida útil do console. Isso também pode explicar os “míseros” 30fps no demo de Thief exibido nesse ano.