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Final Fantasy 7 Rebirth Detonado – Capítulo 14

Este guia do Capítulo 14 faz parte do nosso Detonado de Final Fantasy 7 Rebirth.

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Final Fantasy 7 Rebirth – Capítulo 14: Fim do Mundo

Final Fantasy 7 Rebirth - Capítulo 14: Fim do Mundo

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Iniciamos o Capítulo 14 da mesma forma que começamos o Capítulo 1, com o Interlúdio 7. Este é o sétimo e último episódio, sendo um pouco mais único, já que desta vez jogaremos como Cloud.

Após completar este interlúdio, o restante do capítulo será desbloqueado.

Guiados pelo Destino

Depois do episódio final do interlúdio, despertaremos em uma área arborizada, reunidos imediatamente com o restante do grupo. Ficamos sabendo que Aerith seguiu sozinha para a cidade dos Cetra e precisamos alcançá-la.

Avance pela floresta para o norte. Durante o trajeto, cada um dos seus companheiros conversará com Cloud antes de ceder o caminho para o próximo. Ao final da seção da floresta, uma cena será ativada.

Rumo ao Altar

Quando recuperar o controle, desça uma série de rochas para alcançar o solo. Ao aterrissar, você será atacado por um grupo de quatro Whispers brancos.

Os Whispers não têm fraquezas específicas, mas tornam-se mais poderosos à medida que há mais deles no campo. Com três ou mais presentes, eles poderão lançar uma variedade de debuffs na sua equipe, então o ideal é derrotar 1-2 rapidamente para evitar esses efeitos. Após eliminar dois, os Whispers restantes ficarão pressionados, tornando-os mais fáceis de derrotar.

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Após a luta, uma nova cena será exibida, deixando Cloud sozinho.

Além da Muralha

Agora nos encontramos no Santuário do Planeta. Desça pela encosta e use o elevador. No final do trajeto, desça as escadas e entre no primeiro edifício à esquerda. Aqui, você encontrará a última Área de Descanso e máquina de venda do jogo.

Nota: Certifique-se de descansar para restaurar MP e HP e revise o equipamento e as Materias de todos os seus personagens. Enfrentaremos lutas difíceis envolvendo todos os integrantes do grupo, então garanta que todos estejam bem preparados antes de continuar!

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Quando estiver pronto, siga pelo caminho próximo até alcançar o altar. Você verá Aerith ao longe. Caminhe em direção a ela para ativar uma cena. Durante a cena, haverá alguns QTEs, então pressione/mantenha os botões indicados na tela quando solicitado.

Após a cena, uma batalha contra um chefe será iniciada.

Chefe: Jenova Lifeclinger

Final Fantasy 7 Rebirth - Capítulo 14: Fim do Mundo

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Jenova Lifeclinger, como as outras formas de Jenova, é uma abominação grotesca composta por sacos de carne, crânios, tentáculos e outros elementos viscosos. Este chefe utiliza uma variedade de ataques em área, além de habilidades à distância ao longo da batalha. A luta ocorre em várias fases, com cada membro da equipe participando, por isso é essencial que todos estejam bem preparados.

Fase 1

A batalha começa com o chefe usando Contaminant Expulsion, que expulsa três membros do grupo, deixando Cloud, Tifa e Yuffie para enfrentar Jenova. Conforme você reduz a vida do chefe, outros membros do grupo serão removidos, até que apenas Cloud permaneça.

Jenova Lifeclinger é estacionária, permanecendo em um único ponto do campo de batalha, mas pode afundar no chão e reaparecer em outro local. Ela também cria uma barreira de carne que anula todo o dano até ser destruída, forçando você a atacar a barreira primeiro.

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Os ataques padrão incluem golpes com tentáculos, como esmagamento vertical, varredura horizontal e um ataque de agarrão que imobiliza o alvo temporariamente.

Os ataques à distância incluem:

  • Vengeance: projéteis laser roxos em forma de X que sobem lentamente, cobrindo mais área.
  • Eye of Providence: uma esfera branca que desce sobre o alvo antes de explodir; mova-se para evitar.
  • Azure Resplendence: projéteis azuis em direções aleatórias ou ondas de fogo azul disparadas à frente.
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Ataques mágicos como Blizzaga, Aeroga e Bioga são difíceis de evitar; bloquear minimiza o dano. Se for atingido por Bioga, use Cleansing Materia ou antídotos.

Se você se aproximar demais, Jenova usa:

  • Castigate: uma nuvem de gás explosiva.
  • Mourning Wail: um tornado em torno do chefe, causando dano em quem está perto.
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Estratégia: Concentre-se em evitar ataques e destrua a barreira quando ela aparecer. Use magias de fogo ou relâmpago para pressionar e causar dano considerável. Cada personagem, exceto Cloud, inicia com um Limit Break pronto; guarde-o para as fases posteriores.

Ao atingir 75% da vida, as paredes do campo são destruídas, e todos os aliados retornam para iniciar a Fase 2.

Fase 2

Jenova ganha um par de asas gigantes e mantém os ataques anteriores, mas adiciona:

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  • Dreams of Sorcery seguido por variantes como Zephyr, Frost, Pestilence ou Timespace, que criam orbes explosivos. Mova-se rapidamente para evitá-los.
  • Desecration: lasers vermelhos contínuos cobrindo mais área. Há lacunas entre os lasers; desvie lateralmente.

Estratégia: Continue atacando com magias e habilidades para pressionar e atordoar o chefe. Use os Limit Breaks para reduzir significativamente a vida.

Ao atingir 30% de vida, Jenova destrói a arena, separando o grupo.

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Fase 3

Cada grupo enfrentará uma parte de Jenova Lifeclinger:

  1. Tifa e Cait Sith: alvo é a asa direita.
  2. Barret e Red XIII: alvo é a asa esquerda.
  3. Cloud e Yuffie: alvo é a cabeça.

Ataques incluem as habilidades anteriores, mas os Limit Breaks carregam rapidamente nesta fase. Use-os para acelerar a destruição das partes.

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Fase 4

Com 30% da vida restante, você controla Cloud, Cait Sith e Barret. Jenova mantém os ataques anteriores, adicionando Sanguinary Flame, que lança bolas de fogo vermelhas rastreadoras.

Quando pressionada, Jenova torna-se imune a dano corpo a corpo; use magias de fogo ou relâmpago para continuar causando dano. Utilize quaisquer Limit Breaks restantes para encerrar a luta.

Ao derrotar Jenova Lifeclinger, você será levado diretamente para o confronto com o verdadeiro chefe final do jogo.

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Chefe: Sephiroth

A luta contra Sephiroth começa com você controlando Cloud, mas durante o confronto, Zack também se torna jogável. Ele pode realizar ataques padrão com o botão quadrado e, ao segurá-lo, lançar inimigos no ar. Usando triângulo, Zack pode se fortalecer, liberando versões mais poderosas de suas habilidades Chain Slash e Meteor Shots.

Sephiroth é rápido e possui uma série de ataques não nomeados, muitos dos quais fazem parte de combos de ataque corpo a corpo. Ele pode:

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  • Saltar no ar e realizar um ataque descendente que causa uma pequena área de efeito (AOE).
  • Correr rapidamente pelo campo e iniciar combos.
  • Lançar um pequeno projétil roxo que, ao acertar, desencadeia um combo aéreo.
  • Usar um golpe que gera ondas de energia roxa à distância.

Ataques nomeados incluem:

  • Skewer: Sephiroth desaparece e reaparece perto de um personagem, tentando apunhalá-lo. Caso bem-sucedido, ele levanta o personagem do chão, incapacitando-o por um curto período.
  • Octaslash: Carrega brevemente antes de desferir uma série de ataques devastadores, geralmente finalizados com Octaslash Prime.
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A estratégia inicial envolve evitar combos e usar ataques ATB para causar dano pesado e aumentar a barra de atordoamento. Use o Punisher Mode para contra-atacar ataques padrão, mas seja cauteloso para não ser pego em combos prolongados.

Chefe: Sephiroth Reborn

Final Fantasy 7 Rebirth - Capítulo 14: Fim do Mundo

Fase 1

Nesta transformação, Sephiroth se torna uma criatura gigante com garras, asas e um núcleo brilhante amarelo em sua base, que é o ponto fraco inicial. Você controla apenas Cloud nessa fase.

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Ataques principais:

  • Errant Whisper: Gera sussurros negros que emergem do chão sob Cloud repetidamente. Mantenha-se em movimento.
  • Whisper Vortex: Cria redemoinhos de sussurros que se movem lentamente pela arena.
  • Interred Horror: Orbes roxos aparecem no chão, explodindo após um curto intervalo.
  • Hell’s Gate: Uma lança de energia é lançada no chão, com um marcador de aviso; mova-se para evitar.

Concentre-se em atacar o núcleo enquanto evita os ataques. Ao reduzir a saúde do núcleo, uma cena será exibida, e Cloud escalará o corpo do chefe para acessar a parte superior.

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Fase 2

Nesta fase, Sephiroth usa ataques de sua forma anterior e introduz:

  • Zanshin: Uma lâmina roxa mágica usada para desferir dois cortes rápidos, seguidos de projéteis de energia.
  • Swarm: Orbes azuis que perseguem Cloud rapidamente.
  • Apocalyptic Fire: Uma nuvem de gás inflamável ao redor do chefe explode, causando dano em proximidade.

Continue atacando e evite seus ataques até reduzir sua saúde para 75%. Uma nova cena será exibida, e a luta passará para outro grupo.

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Fase 3: Bahamut Arisen

Você controla Tifa, Red XIII e Cait Sith enfrentando Bahamut Arisen, invocado por Sephiroth.
Ataques principais do Bahamut:

  • Flame Breath: Respirar fogo no chão.
  • Homing Barrage: Projéteis rosa que perseguem um personagem.
  • Gigaflare: Um poderoso feixe de energia que atinge todos os personagens (cutscene).
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Sephiroth também pode intervir com Atonement, usando suas asas para esmagar personagens. Quando Bahamut tenta regenerar sua saúde com Blessing of Calamity, foque nas asas de Sephiroth para impedir.

Após derrotar Bahamut, a cena muda, e a luta continua com Zack enfrentando Sephiroth.

Fase 4: Núcleo de Sephiroth

Final Fantasy 7 Rebirth - Capítulo 14: Fim do Mundo

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Na quarta fase, assumiremos o controle de uma equipe composta por Barret, Red XIII e Yuffie. Durante essa fase, é necessário focar no “núcleo” localizado no estômago de Sephiroth Reborn. Embora possamos mirá-lo desde o início, não será possível causar dano ao núcleo até que ambas as asas sejam neutralizadas, o que não é tão simples quanto parece. Essa parte da luta é quase totalmente baseada em magia e exige que exploremos fraquezas elementais.

Durante essa fase, Sephiroth Reborn infundirá suas asas com um elemento aleatório. Ele frequentemente usará a habilidade Altered Affinity para alterar a infusão elementar ao longo da batalha. Isso também lhe concede uma nova habilidade relacionada ao elemento ativo, mas torna as asas vulneráveis ao elemento oposto. O elemento utilizado pode ser identificado pela cor das asas e pelos ataques que ele usa. Recomenda-se focar nas fraquezas de acordo com o seguinte:

  • Asas Vermelhas (Infusão de Fogo) – Use Blizzaga (Dano de Gelo).
  • Asas Azuis (Infusão de Gelo) – Use Firaga (Dano de Fogo).
  • Asas Roxas (Infusão de Trovão) – Use Aeroga (Dano de Vento).
  • Asas Verdes (Infusão de Vento) – Use Thundaga (Dano de Trovão).
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Quando as asas do chefe estão infundidas com o elemento Fogo, ele usará o ataque Infernal Flare. Essa habilidade cria várias orbes de fogo no campo de batalha, que se movem em direções aleatórias, deixando rastros de fogo que formam uma rede cruzada de chamas na arena. Esses rastros desaparecem após um curto período.

Se o chefe estiver sintonizado com o Gelo, ele poderá usar a habilidade Great Tribulation. Esse ataque faz com que grandes blocos de gelo apareçam acima da arena e caiam no chão. O jogo exibirá marcadores de aviso para mostrar onde eles pousarão. Continue se movendo até o ataque cessar e então retome seus ataques.

O ataque baseado em Vento que o chefe pode usar é Rapture. Essa habilidade gera um grande tornado no centro da arena, que seguirá você e causará dano significativo caso o alcance.

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Por fim, quando o chefe infundir suas asas com o elemento Trovão, ele usará o ataque Keraunos. Essa habilidade cria faixas de eletricidade que percorrem o comprimento da arena paralelas ao chefe. Você terá uma breve janela de tempo para se posicionar entre as faixas e evitar o dano quando elas forem ativadas.

Além dos ataques elementares, o chefe também possui habilidades que podem ser usadas independentemente do elemento ativo. Ele pode usar Atonement, no qual varre o campo de batalha com uma das asas em um golpe devastador. Ele também usa Profane, disparando um feixe amarelo-amarronzado de seu núcleo que percorre a arena. Se esse feixe atingi-lo, ele pode aplicar o efeito negativo Poison.

Assim que você conseguir neutralizar ambas as asas, o escudo do núcleo cairá, permitindo que você o destrua. Feito isso, a batalha transitará para outra plataforma onde será possível atacar a parte superior do chefe.

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Ao atacar a parte superior de Sephiroth, ele recorrerá a muitos de seus ataques favoritos das fases anteriores. Prepare-se para enfrentar habilidades como Interred Horror, Swarm, Apocalyptic Fire, Zanshin, Octoslash e Hell’s Gate.

A única habilidade nova aqui é Heartless Angel. Esse ataque é inevitável e reduzirá a saúde de todos os seus personagens para 1 HP. Certifique-se de ter feitiços de cura ou itens prontos para usar assim que o ataque atingir, pois ele geralmente ataca logo em seguida.

Continue atacando seu corpo até que sua barra de saúde se esgote… mas ele ainda não está derrotado. Temos mais uma fase final pela frente.

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Fase 5: Forma Humana de Sephiroth

Na fase final da batalha contra o chefe, enfrentaremos novamente Sephiroth em sua forma humana. Alguns ataques familiares retornam neste confronto, como Skewer e Octoslash/Octoslash Prime, que provavelmente já enfrentamos anteriormente ao lado de Zack. Ele também pode usar Heartless Angel, que reduz a saúde de todos os personagens para 1 HP. Esteja atento a esse ataque e pronto para curar assim que ele ocorrer.

Assim como no confronto anterior, Sephiroth é extremamente ágil e incorpora diversos ataques padrão em combos corpo a corpo. Um de seus movimentos favoritos é correr pelo comprimento da arena antes de iniciar um combo. Ele também pode disparar um pequeno projétil roxo – se atingir um personagem, ele o seguirá com um combo aéreo. Além disso, ele pode saltar e realizar um ataque de estocada para baixo que gera uma pequena área de efeito no impacto. Evite ser atingido por esses ataques padrão, pois geralmente há golpes adicionais em sequência.

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No entanto, há novidades. Sephiroth ganha novas habilidades nesta fase. A habilidade Grip of Fate permite que ele envie um Whisper em direção ao seu personagem. Se o ataque acertar, o Whisper imobiliza o personagem, permitindo que Sephiroth o ataque livremente.

Além disso, ele ganha dois novos ataques baseados em Whispers. Whisper Cannon faz com que ele dispare um fluxo contínuo de Whispers em uma grande rajada diretamente à sua frente. Ele girará lentamente enquanto usa essa habilidade, então permaneça móvel e afaste-se. Já Whisper Whirlwind cria um grande vórtice de Whispers que circunda a posição de Sephiroth, impedindo que você se aproxime.

Esses dois ataques são cruciais para derrotá-lo. Durante o Whisper Cannon, é possível mirar na asa de Sephiroth, e durante o Whisper Whirlwind, a espada dele pode ser alvo. Cloud não é muito eficaz contra esses alvos, mas ao trocar para Aerith e usar suas habilidades mágicas, você pode causar dano significativo. Uma vez que esses alvos sejam destruídos, o poder de Sephiroth enfraquece, e ele entra em estado de pressão.

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Quando a saúde de Sephiroth estiver baixa, aparecerá a mensagem The End is Nigh, e ele lançará um ataque final – Tempest Finis. Nesse ataque, ele enviará Whispers em quatro direções, que giram ao redor dele no sentido anti-horário. Ele permanecerá imóvel durante o ataque, então use suas melhores habilidades enquanto se mantém móvel e evita os Whispers até que ele fique sem saúde.

Se você não conseguir derrotá-lo durante Tempest Finis, Sephiroth geralmente seguirá com Octoslash Prime, um ataque devastador. Tente finalizá-lo durante Tempest Finis, mas, se isso não for possível, certifique-se de curar seus personagens antes de Octoslash Prime.

Quando finalmente esgotar a barra de saúde de Sephiroth, a luta chegará ao fim.

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Com a derrota de Sephiroth, você acaba o Capítulo 14 do nosso Detonado de Final Fantasy 7 Rebirth e assiste ao final do jogo.

Nota: Após concluir o jogo, você terá acesso a novos conteúdos e opções de pós-jogo que permitem continuar jogando. Esses desbloqueios incluem:

  • Seleção de Capítulos: É possível rejogar qualquer capítulo desejado com seus personagens e equipamentos atuais.
  • Modo Difícil: Para quem busca um desafio extra! Muitos manuscritos dos personagens só estão disponíveis nesse modo.
  • Configurações Extras: Permitem pular os “Episódios de Interlúdio” em novas jogadas, ativar a coleta automática de materiais e escolher seu “encontro” nos Capítulos 8 e 12.
  • Registro de Jogo: Mostra sua taxa de conclusão do jogo, incluindo Simuladores de Combate, missões secundárias e relacionamentos entre personagens.
  • Aumento de EXP e AP: No pós-jogo, a quantidade de EXP ganha será ligeiramente maior, enquanto o AP recebido triplicará.
  • Coliseu dos Fortões: Após completar o jogo, novos desafios estarão disponíveis no Coliseu dos Fortões.
  • Atualizações do Simulador de Combate: Depois de concluir todos os eventos de Protorelic e terminar o jogo, desafios adicionais para Zack e Sephiroth serão desbloqueados no Simulador de Combate.
  • Queen’s Blood: Novos pacotes de reforço estão disponíveis para Queen’s Blood: QB Booster: Endgame Baddies, QB Booster: Chthonic Sentinels e QB Booster: Ancient Stewards. Eles podem ser comprados em qualquer loja de cartas.
  • Novos Trajes: Os trajes LOVELESS usados por Red XIII e Cait Sith durante o Capítulo 12 agora podem ser comprados no Gold Saucer por 1.000 GP.

Com o fim do Capítulo 14, encerramos nosso Detonado de Final Fantasy 7 Rebirth.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.