Este guia de Civilization VII ensina você a como sobreviver a Eventos de Crise durante o jogo.
Como sobreviver a Eventos de Crise em Civilization VII
Nem toda partida em Civilization VII será tranquila. O jogo apresenta inúmeros desafios, desde vizinhos hostis que insistem em denunciá-lo até desastres naturais que destroem suas construções. Além disso, pode ser difícil encontrar um local ideal para estabelecer sua civilização com rendimentos produtivos satisfatórios. Porém, além dessas dificuldades comuns, há também os Eventos de Crise, ocorrências que desafiam os jogadores ao longo das transições entre eras. Esses eventos podem trazer consequências devastadoras e exigem uma abordagem estratégica para serem superados.
Este guia explica como lidar com Eventos de Crise em Civilization VII, ajudando sua civilização a resistir a esses momentos críticos e avançar para a próxima era com o mínimo de perdas possível.
Como sobreviver a Eventos de Crise em Civilization VII
Os Eventos de Crise ocorrem perto do final da Idade Antiga e da Idade da Exploração. Eles surgem de forma aleatória, e os jogadores não têm controle sobre quais eventos ocorrerão em cada partida. No entanto, é essencial estar preparado para quando eles surgirem.
Além disso, existem políticas específicas que podem ser adotadas para mitigar os impactos dessas crises. No entanto, essas políticas geralmente não eliminam completamente os problemas, apenas reduzem seus efeitos negativos. Portanto, ao entrar no final de uma era, é necessário pesar cuidadosamente as opções disponíveis e garantir que sua civilização esteja pronta para resistir ao pior.
Existem seis tipos de Eventos de Crise, sendo três exclusivos da Idade Antiga e três da Idade da Exploração. Não há Eventos de Crise registrados na Idade Moderna.
Eventos de Crise na Idade Antiga
Os Eventos de Crise que ocorrem na Idade Antiga podem representar desafios severos, pois a civilização ainda está em desenvolvimento e possui menos recursos e políticas para lidar com grandes problemas.
Um dos eventos possíveis é a Revolta, que acontece quando a insatisfação da população atinge níveis extremos. Se o contentamento dos cidadãos for negligenciado, as cidades podem entrar em rebelião aberta, resultando em tumultos e até na perda de assentamentos para facções insurgentes.
Outro evento que pode surgir é a Invasão, que funciona de forma semelhante à opção de Bárbaros Furiosos dos jogos anteriores da franquia. Povos independentes atacam em massa os territórios do jogador, ameaçando suas cidades e unidades. Mesmo que todas as tropas invasoras sejam eliminadas, há sempre a possibilidade de novos acampamentos surgirem após alguns turnos, tornando esse um problema persistente ao longo da Idade Antiga.
Por fim, a Peste pode ser um dos eventos mais desafiadores dessa era. Como ainda não há avanços médicos significativos, as opções para conter a disseminação da doença são extremamente limitadas. A peste pode se espalhar rapidamente entre os assentamentos e causar severas reduções na população, afetando diretamente a produtividade e o crescimento da civilização.
Eventos de Crise na Idade da Exploração
Com o avanço para a Idade da Exploração, novos desafios emergem, refletindo os conflitos e mudanças sociais desse período da história.
Um dos eventos mais significativos dessa era são as Guerras de Religião. À medida que as civilizações espalham suas crenças para terras distantes, surgem conflitos entre grupos com doutrinas opostas. Nesse contexto, os jogadores precisam decidir se desejam adotar uma abordagem mais fanática e agressiva para impor sua religião ou tentar promover a tolerância para evitar guerras desnecessárias.
Outro evento que pode surgir é a Revolução, resultado do crescimento da burguesia e da classe média. Esse fenômeno ameaça a antiga ordem aristocrática, provocando uma forte pressão popular por mudanças políticas e sociais. Dependendo da abordagem do jogador, pode ser necessário reformar o governo e até mesmo adotar um Governo Revolucionário para evitar que a civilização entre em colapso.
A Peste reaparece na Idade da Exploração, agora ainda mais devastadora e contagiosa do que na Idade Antiga. A propagação do surto ocorre em um ritmo alarmante, atingindo várias cidades em apenas alguns turnos. Embora existam mais opções para mitigar seus efeitos, como a construção de Hospitais e o uso de Médicos, conter a doença continua sendo um grande desafio.
O que são as Políticas de Crise?
Cada Evento de Crise em Civilization VII possui um conjunto específico de Políticas de Crise. Embora algumas dessas políticas possam trazer benefícios limitados, elas geralmente carregam desvantagens consideráveis.
O propósito dessas políticas não é eliminar completamente a crise, mas sim reduzir seus impactos negativos. Dessa forma, os jogadores precisam analisar os prós e contras de cada política antes de tomarem uma decisão.
Por exemplo, durante uma Invasão, a política Tributo pode ser adotada. Essa política reduz 10 de ouro para cada Estado-Cidade em que o jogador seja Suserano. No entanto, caso os povos independentes sejam predominantemente hostis e o jogador não possua influência sobre muitos Estados-Cidades, essa política pode não ter nenhum impacto negativo.
Outro exemplo ocorre na Revolução, onde a política Nobreza Empobrecida aumenta o custo de manutenção das unidades militares em 1 de ouro. Se o jogador estiver seguindo uma abordagem mais pacífica e possuir poucas unidades militares, essa penalidade pode ser insignificante.
Já durante uma Peste na Idade da Exploração, a política Humoralismo pode ser utilizada. Essa política concede bônus de ciência sempre que unidades de Médicos tratam os infectados em tiles com um Hospital. Para os jogadores que já investiram na construção de Hospitais, essa política pode oferecer um impulso significativo para a pesquisa científica.
É possível evitar Eventos de Crise?
Os Eventos de Crise possuem um tempo médio para ocorrer (MTTO). Isso significa que, embora o primeiro evento possa demorar a surgir, ele inevitavelmente acontecerá. Dessa forma, é essencial que os jogadores estejam preparados para reagir rapidamente quando uma crise surgir.
No entanto, a maneira como esses eventos se desenrolam pode ser influenciada por decisões estratégicas.
Por exemplo, em uma das partidas testadas, uma Peste surgiu durante a Idade da Exploração, inicialmente se espalhando a partir da capital de uma civilização vizinha. Em poucos turnos, a doença atingiu duas cidades próximas e eventualmente atravessou oceanos para alcançar outros continentes.
Ao recarregar um save anterior, o evento de Peste ainda ocorreu, mas desta vez a civilização estava melhor preparada. Com vários Médicos posicionados estrategicamente, foi possível tratar os doentes rapidamente, limitando a propagação da praga para apenas duas cidades. Quando a Peste Negra atingiu outro continente, apenas um assentamento foi afetado, enquanto os demais permaneceram seguros.
Além disso, caso uma Peste esteja em andamento, a melhor estratégia pode ser mover todas as unidades para terrenos sem melhorias. Como a doença infecta distritos urbanos e rurais, unidades posicionadas em territórios neutros ou em águas sem melhorias estarão protegidas. Essa abordagem pode ser útil para preservar exércitos e trabalhadores até que a crise passe.
Esse é o guia de sobrevivência para os Eventos de Crise em Civilization VII. Ter uma estratégia sólida e estar preparado para reagir rapidamente a esses eventos pode fazer a diferença entre a sobrevivência e o colapso da sua civilização.
O jogo está disponível para PC, PS5 e Xbox Series.