InícioCinema e TVSuper Mario Bros: O Filme - Crítica

Super Mario Bros: O Filme – Crítica

Super Mario Bros: O Filme é o retorno da Nintendo às telonas depois de décadas de uma tentativa bastante frustrada de trazer o seu personagem mais famoso (e que podemos até chamar de Mickey Mouse dos videogames, por que não?) em 1993. Com uma animação que tem como objetivo contar como foi a primeira aventura de Mario, Luigi, Peach e Toad, será que a companhia vai conseguir atender às expectativas dos fãs?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Super Mario Bros: O Filme, Mario e Luigi são dois irmãos italo-americanos que vivem no Brooklyn, e que trabalham como encanadores. Eles deixaram um serviço estável para lançar a própria empreitada, e logo descobrem que ser o próprio chefe não é uma tarefa nada fácil, ainda mais num negócio que está começando.

Num belo dia, eles acabam sofrendo um acidente durante um trabalho de encanador e os dois irmãos são levados para o Reino dos Cogumelos, mas eles se separam durante essa viagem, com Mario caindo no Reino em questão e Luigi caindo no Reino das Sombras. Agora, Mario deve encontrar uma forma de salvar o irmão, já que ele é informado por Toad que ele corre sérios perigos.

Paralelo a isso, Bowser está conquistando outros reinos, e o Reino Cogumelo é o próximo da lista dele. Para impedí-lo, Peach parte numa aventura para recrutar o auxílio do Reino dos Gorilas, e assim evitar que todos os reinos sejam conquistados pela tartaruga tirânica.

Como dá pra ver, esta é uma história que já foi contada um zilhão de vezes nos jogos de Mario por aí, e ninguém vai assistir a esse filme pela história, mas sim para ver como a Nintendo consegue adaptar todas as particularidades e sentimentos bons que a gente tem jogando os jogos dela, e isso ela conseguiu com maestria.

Super Mario Bros: O Filme traz uma hora e meia de pura diversão e de sentimentos bons tanto para quem é criança quanto para quem cresceu jogando videogames. As referências são constantes e servem para agregar ao enredo do filme, os elementos da “mitologia” do Mario estão presentes em todo lugar, os personagens são fiéis aos personagens dos jogos e Peach ganha um papel expandido dentro do que se costuma ver nela nos games, algo que ficou muito legal e que está muito longe de descaracterizar o personagem dela.

PUBLICIDADE

Além de tudo isso, o humor do filme está excelente, com cenas cômicas e músicas, onde Jack Black provavelmente rouba a cena na versão em inglês, mas eu não tenho como afirmar com 100% de certeza pois na Cabine de Imprensa assistimos à versão dublada.

Falando rapidamente sobre a dublagem, quem me conhece sabe que eu não sou fã de filmes dublados (apesar de assistir às animações todas dubladas junto com as minhas filhas, mas quando são jogos e filmes para mim ou quando eu estou com a minha esposa, é tudo em inglês mesmo), mas Super Mario Bros: O Filme conta com um dos melhores trabalhos de dublagem que eu já vi até hoje, os personagens estão todos muito bem representados e se duvidar estão melhores do que a versão do idioma original do filme.

PUBLICIDADE

Para completar, qualidade da animação está realmente incrível, tanto com cenas muito bonitas quanto pela qualidade geral do estilo de arte adotado pela Nintendo e pela Illumination na película.

Mas e aí, Super Mario Bros: O Filme vale a pena?

Super Mario Bros: O Filme é facilmente um dos melhores filmes de animação que eu já vi e forte candidato a animação do ano. Pode parecer bobo classificar um filme assim, mas é simplesmente impossível não sair feliz e contagiado pela energia de Super Mario Bros: O Filme. A Nintendo conseguiu acertar em cheio, e a gente já tá pronto pra continuação.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.