InícioCinema e TV5 HQs do Punisher que você deve ler antes da 2ª Temporada...

5 HQs do Punisher que você deve ler antes da 2ª Temporada do Demolidor no Netflix

A segunda temporada de Daredevil nem foi disponibilizada na Netflix ainda, mas os fãs de quadrinhos não param de especular sobre a aparição de Frank Castle -ou Punisher, para os intímos- na série.

PUBLICIDADE

Essa vai ser a primeira vez que o personagem aparece em carne e osso desde os dois filmes que foram lançados pela Marvel antes da sua reformulação no universo cinematográfico. Punisher sempre foi um homem controverso, violente, sem limites e odiado por muitos, mas mesmo, possui histórias bem interessantes que eu listo aqui para você, leitor interessado em conhecer um pouco mais sobre esse vingativo herói.

Welcome Back, Frank – Bem vindo de volta, Frank

Punisher_Welcome_Back_Frank_Vol_1_1

PUBLICIDADE

Apesar de hoje não ser um dos personagens mais populares da Casa das Ideias, as HQ’s do Punisher fizeram bastante sucesso durante as décadas de 80 e 90. Embora ele sempre tenha alcançado um bom número de vendas e se mantido no topo por muito tempo, em determinado momento o personagem acabou caindo na mesmice e perdendo espaço dentro do mercado.

Alguns atribuem essa súbita queda ao perído que Frank ganhou poderes angelicais e tornou-se uma espécie de “vingador divino” -literalmente. Em “Welcome Back, Frank”, Garth Ennis tratou de colocar o personagem de volta ao seu lugar mais consagrado: como um cara formidavelmente armado, e com uma sede de justiça intensa.

Apesar de ser extremamente sombria e violenta, a série conta com momentos mais “descontraídos” do personagem, mostrando que até ele consegue lidar com situações mais bobas de vez em quando. Mesmo assim, o foco aqui é a luta de Frank Castle em fazer o que ele acha certo, o que geralmente envolve vários pentes de munição e pilhas de corpos espalhados pelo chão.

Welcome Back, Frank foi inclusive a maior inspiração para o filme de 2004, estrelado por Thomas Jane e John Travolta.

Born – Nascimento

punisher-born

Frank Castle era um cara pacato até ter sua família assassinada e ser tomado por uma sede incontrolável de vingança, certo? Bom, mais ou menos.

PUBLICIDADE

Nessa HQ, a história tenta nos mostrar como Castle sempre teve um pouco de Punisher dentro de si, mesmo antes de perder a seus entes queridos. Garth Ennis focou seus esforços para mostrar que não foi a loucura de Frank que o tornou um anti-herói, mas sim sua personalidade sanguinária e violenta que o deixou louco.

Alguns não encaram Castle como louco, mas é impossível não encarar as suas atitudes durante a guerra do Vietnam como um prelúdio do que ele viria a se tornar futuramente. Independente do que aconteceu com ele, a HQ deixa bem claro que o sadismo de Frank sempre esteve presente na sua personalidade.

Punisher MAX: The Slavers

punisher-slavers

PUBLICIDADE

Eu não sou de me impressionar muito com conteúdo gráfico, mas essa HQ realmente é “perturbadora” em alguns momentos.

Existem caras maus que nos deixam enojados na vida real, mas isso não quer dizer que precisamos de um cara como Frank Castle andando por ai, certo? Pois bem, Garth Ennis já declarou por ai que a única vez em que desejou que o Justiceiro existisse de verdade, foi enquanto escrevia essa série.

Um ponto que chama muito a atenção no decorrer dessa série, é que em alguns momentos Frank Castle questiona as suas atitudes sanguinárias. Logo ele, um matador profissional que tem anos de experiência, se pega pensando nas consequências do que faz, e do que deixa de fazer também.

PUBLICIDADE

É difícil falar dessa série sem citar algo relacionado a história, mas eu realmente acho melhor não falar nada e deixar que o leitor tire suas próprias conclusões enquanto lê esta revista. Ennis nunca cometeu o erro de tentar passar ao leitor a ideia de que Castle é na verdade um herói mal compreendido, mas em alguns momentos desta HQ o leitor é capaz de se questionar o quão longe vale a pena se chegar a fim de salvar alguém ou fazer o bem.

Year One – Ano Um

punisher-year-one

Como toda série que leva esse nome, Punisher Year One mostra a trajetória de Frank Castle para se tornar o Justiceiro mais sanguinário que se conhece. Escrita pelos mesmos roteiristas que mais tarde ficariam consegradas pelo seu trabalho em Guardiões da Galáxia, Dan Abnett e Andy Lanning, esta HQ é tida como “obrigatória” para qualquer fã que queira entender o processo de nascimento do Justiceiro.

PUBLICIDADE

A história tem início logo após o assassinato da família de Frank. O mais interessante, é que ela retrata a transformação do marido enlutado e pai incoformado, em assassino frio e calculista de uma forma genial. É claro que trata-se só de uma HQ, mas a forma como essa história foi escrita faz com que ela consiga “justificar” algumas atitudes de Frank Castle, sem que o leitor o taxa de maníaco assassino logo de cara.

Outro detalhe interessante é que a série consegue estabelecer uma tênue linha entre o personagem clássico do universo Marvel e o anti herói que ficou mais conhecido durante a fase Punisher MAX, mencionada acima. Como sempre, pode esperar litros de sangue, vingança e amargura enquanto folheia esta história, mas eu garanto que ela vale a pena.

War Journal – Diário de Guerra

punisher-war-journal

PUBLICIDADE

Como eu citei lá no incío deste artigo, depois de conquistar o coração de inúmeros leitores durante a década de 80 e 90, o Justiceiro acabou sendo deixado um pouco de lado pela editora, estrelando história secundárias e quase nunca dando as caras durante os grandes eventos da Marvel.

E foi ai que veio a Guerra Civil. Um evento magnânimo que não só serviu pra mudar a direção das histórias criadas pela casa das ideias, mas também para mostrar o retorno de um personagem conturbado em meio a um conflito confuso e cheio de “balas perdidas”. Espero que tenha entendido a referência.

War journal faz exatamente aquilo que se propõe: mostra o conflito entre os heróis pela visão de Frank Castle. Não dá pra dizer que o Punisher é a melhor pessoa para dizer o que é certo ou errado, mas em alguns momentos Castle encara o confliro de uma maneira muito mais lógica do que o Homem de Ferro, ou do queo Capitão América.

PUBLICIDADE

Além disso, a série responde uma pergunta que muitos fãs passaram anos se questionando: Por que diabos Frank Castle dedica tempo perseguindo criminosos pequenos e de baixo escalão ao invés de se dedicar a combater super vilões e gente mais perigosa? Como de praxe, a série possue mais violência do que o normal, mas o foco aqui é tentar entender um pouco mais a mente do Justiceiro enquanto ele presencia um evento único em que os heróis considerados exemplares tentam acabar uns com os outros.

Bônus – Punisher Noir

punisher-noir

A série Noir da Marvel apresenta uma série de personagens vivendo em uma época totalmente diferente da que estamos acostumados: Os Estados Unidos Da América nas décadas de 30 e 40.

PUBLICIDADE

Com Punisher, não poderia ser diferente. Só que o bacana desta história em particular é que Frank Castle torna-se o Justiceiro após perder seu pai para a máfia de uma forma bem parecida com o que se vê na própria série do Demolidor, na Netflix.

Gostou da nossa lista? Como sempre, é claro que nós deixamos algo de fora e que existem muitas outras HQ’s que mostram mais da personalidade deste personagem controverso e pragmático. Caso você tenha alguma sugestão, não deixe de escrever sua opinião nos comentários.

PUBLICIDADE
João Víctor Sartor
João Víctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.