Benefícios do Bingo para o Cérebro

Benefícios do bingo para o cérebro

Você sabe quais os benefícios do bingo para o cérebro? O bingo como atividade lúdica, traz diversos benefícios para a memoria, coordenação motora e para o âmbito social. Nos mais diversos períodos da nossa vida, exercitar o cérebro é fundamental para o nosso desenvolvimento e para manter certas habilidades em dia com o passar dos anos.

Várias atividades e jogos podem estimular nosso raciocínio, melhorando o aprendizado, preservando a memoria e a coordenação corpo e mente, além de diversos outros benefícios. Uma atividade em especial é utilizada como ferramenta tanto na fase de aprendizado quanto para idosos, pela sua simplicidade e fácil entendimento, estamos falando do bingo.

Benefícios e aplicações do bingo de forma lúdico

As regras do jogo são simples, é necessário marcar os números sorteados na cartela rapidamente e vence aquele que preencher os setores da cartela primeiro.

Tamanha simplicidade esconde uma complexidade de informações e aptidões utilizadas para jogar, habilidades que adquirimos quando crianças e vamos perdendo à medida que vamos envelhecendo.

A atenção é o primeiro ponto que estimulado no jogador de bingo, ouvir o numero e localiza-lo rapidamente na cartela, exigem um certo nível de concentração e foco durante a partida.

É necessária uma certa agilidade cerebral, uma associação e raciocínio rápidos, juntamente com uma rápida coordenação entre mãos e olhos.

Uma simples partida de bingo ajuda a exercitar o cérebro e mantê-lo ativo, evitando a perda de habilidades já adquirida, por isso o publico que mais se beneficia com o jogo são os idosos.

O bingo e a melhor idade

É muito comum associar o jogo de bingo aos mais idosos, devido a alta popularidade das antigas casas de apostas, muito comuns nos anos 30 e 40 no Brasil.

De fato, o jogo é muito benéfico aos mais idosos trazendo muitos benefícios, como:

  • Exercita o raciocínio
  • Estimula a memoria
  • Ótima forma de entretenimento e diversão
  • Importante ferramenta social

Os benefícios a agilidade cerebral associada com a interação social promovida no bingo, trazem uma maior qualidade de vida a uma faixa etária que necessita de uma atenção especial.

É impossível prever o envelhecimento do cérebro com o passar dos anos, mas este tipo de exercício mental pode ajudar a evitar a deterioração cognitiva de forma lúdica e saudável.

Ocupar a mente durante a velhice, evita problemas com depressão e a infelicidade dos idosos, que geralmente se tornam reclusos pela falta de mobilidade.

Neste ponto, a tecnologia auxilia com os bingos online, que trazem os mesmos benefícios do bingo tradicional, mas disfrutando da comodidade do acesso em casa ou de qualquer lugar.

Estudos e pesquisas sobre o bingo

Existem diversos estudos atualmente, que buscam classificar os benefícios que jogos e atividades lúdicas trazem para o nosso cérebro. O bingo é uma das principais atividades pesquisadas devido a sua popularidade, principalmente na Europa, onde o bingo é muito comum entre os idosos.

De acordo com o Instituto Nacional de Envelhecimento, idosos que desenvolvem atividade sociais, como o bingo, tem uma expectativa de vida maior, que aqueles que vivem de forma mais solitária. Segundo Associação Médica Americana, a quantidade de atividades físicas e mentais que o individuo participa, influi diretamente no nível de deterioração cognitiva e mental no caso dos idosos. Uma pessoa de idade mais avançada, mentalmente e fisicamente ativa, pode ter melhor desempenho mental e memoria que um individua mais jovem, mas que viva de forma sedentária.

O bingo em sala de aula

O bingo também é uma ferramenta muito utilizada em sala de aula com crianças em fase de aprendizado.

Geralmente, o bingo pode ser associado a diversas atividades e habilidades diferentes com varias formas de aplicação em sala de aula. O fato de aprender os números de uma forma divertida, ajuda na aquisição de várias competências necessárias para o desenvolvimento intelectual da criança.

Além de estimular o aprendizado dos números, o aluno pode exercitar e desenvolver sua destreza mental e agilidade cognitiva ao jogar bingo em sala de aula. Atividades dirigidas associadas ao bingo têm como objetivo estimular a leitura e o ditado, desenvolver capacidade associadas a operações matemáticas e estimular a interação social.

Sempre sendo aplicado de maneira lúdica com premiação simbólica, o bingo é uma excelente ferramenta de aprendizado.

Conclusão

É inegável o valor do bingo, como atividade lúdica de aprendizado, exercício mental e ferramenta de interação social. Um jogo fácil, de baixo custo e que pode ser aplicado universalmente entre todas as idades, trazendo benefícios e desenvolvimento ao jogador.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por

Este website utiliza cookies