InĂ­cioArtigos5 grandes companhias de jogos que foram Ă  falĂȘncia (ou quase)

5 grandes companhias de jogos que foram Ă  falĂȘncia (ou quase)

Apesar do Critical Hits tentar ser um lugar um pouco mais descontraĂ­do do que o seu site de notĂ­cias (seja ele sobre jogos ou nĂŁo) normal, no fim das contas, videogames sĂŁo uma indĂșstria e coisas chatas como vendas, lucro, dĂ­vidas etc sĂŁo importantes sim, ainda mais quando uma companhia nĂŁo consegue vender o suficiente para se manter de pĂ© e tem que fechar as portas, ou quase isso. No post de hoje, eu separei 5 companhias que faliram, ou quase isso, pois no fim das contas a maioria delas acabou sendo absorvida por algum concorrente.

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1. SNK

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A SNK foi uma das empresas mais importantes do mundo dos games nos anos 90, seja pelo fato de possuir um videogame que custava o PIB da Argentina, seja pelos excelentes jogos em duas dimensÔes. Isso, na verdade, foi uma benção e uma maldição ao mesmo tempo, porque a companhia nunca conseguiu se modernizar e atender aos desafios da nova geração de videogames, que se iniciava no fim dos anos 90 e início dos anos 2000.

Isso, e a queda na renda dos jogos de luta, como The King of Fighters, acabaram levando a companhia Ă  falĂȘncia em 2002 e a uma subsequente absorção dela pela Playmore, companhia que ninguĂ©m conhecia atĂ© entĂŁo. Hoje em dia, a SNK existe no nome de SNK Playmore e ainda vive do passado, principalmente de tĂ­tulos como The King of Fighters (apesar da sĂ©rie ter recebido um tĂ­tulo novo recentemente) e trezentos relançamentos de Metal Slug para todas as plataformas possĂ­veis e imaginĂĄveis.

2. THQ

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A THQ era uma companhia cheia de sĂ©ries interessantes, como Saint’s Row, Darksiders e Metro e, acreditem, ela estaria por aĂ­ ainda se nĂŁo tivesse feito uma cagada sensacional chamada udraw, um jogo de desenhar que vinha com uma prancheta, algo tipo um Mario Paint da vida. VocĂȘs sabem quanto foi o prejuĂ­zo dessa brincadeira? 56 milhĂ”es de dĂłlares, o suficiente para fazer a companhia nĂŁo conseguir se recuperar e em seguida ter todas as suas propriedades intelectuais vendidas.

3. Atari

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A Atari é uma companhia que jå faliu umas 20 vezes. Em 1984, a companhia foi separada em duas, a Atari Corporation e a Atari Games. Em 1996 a Corporation foi absorvida pela JT Storage, que foi comprada pela Hasbro em 1998 e renomeada para Infogrames Interactive, que foi renomeada para Atari, que absorveu logo em seguida a Atari Games. Nesse ano, a companhia pediu pra sair após uma seca nos lançamentos e uma situação financeira cada vez pior.

4. Square

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A SquareSoft era a companhia dos sonhos da minha adolescĂȘncia. Eles fizeram praticamente todos os RPGs que eu joguei no PlayStation sempre seguindo uma fĂłrmula de sucesso: histĂłria bem construĂ­da, bons diĂĄlogos, grĂĄficos lindos, cenas de computação grĂĄfica, trilha sonora impecĂĄvel e… Por que nĂŁo fazer um filme com isso tudo? NĂŁo tinha como dar errado, nĂ©? Pois Ă©, deu.

Final Fantasy: The Spirits Within foi o nome do filme que quase botou uma companhia de jogos no buraco. O filme foi todo feito em computação gråfica e custou um pentilhão de dólares para ser feito. No fim das contas, ele deu um prejuízo monstruoso pra Square e essa se forçou a unir-se à Enix, companhia rival dela no Japão (Final Fantasy e Dragon Quest são as duas séries mais populares de RPG por lå), originando a Square Enix, companhia que hoje anda bem mal das pernas.

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5. Midway

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A Midway, para o caso de vocĂȘs nĂŁo lembrarem, era uma companhia de grande sucesso nos anos 90, responsĂĄvel por Mortal Kombat e NBA Jam, dentre outros jogos que todo mundo jĂĄ jogou um pouco. O que aconteceu no meio do caminho para ela decair tanto? Provavelmente o mesmo que a SNK enfrentou: dificuldade de se adaptar Ă s mudanças do mercado.

Um Mortal Kombat ruim após o outro, a companhia foi sangrando dinheiro cada vez mais até ter suas propriedades intelectuais vendidas. Hoje em dia, NBA Jam é da Electronic Arts e Mortal Kombat é da Warner Bros. Studios.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrås do sonho.