Apesar do Critical Hits tentar ser um lugar um pouco mais descontraĂdo do que o seu site de notĂcias (seja ele sobre jogos ou nĂŁo) normal, no fim das contas, videogames sĂŁo uma indĂșstria e coisas chatas como vendas, lucro, dĂvidas etc sĂŁo importantes sim, ainda mais quando uma companhia nĂŁo consegue vender o suficiente para se manter de pĂ© e tem que fechar as portas, ou quase isso. No post de hoje, eu separei 5 companhias que faliram, ou quase isso, pois no fim das contas a maioria delas acabou sendo absorvida por algum concorrente.
1. SNK
A SNK foi uma das empresas mais importantes do mundo dos games nos anos 90, seja pelo fato de possuir um videogame que custava o PIB da Argentina, seja pelos excelentes jogos em duas dimensĂ”es. Isso, na verdade, foi uma benção e uma maldição ao mesmo tempo, porque a companhia nunca conseguiu se modernizar e atender aos desafios da nova geração de videogames, que se iniciava no fim dos anos 90 e inĂcio dos anos 2000.
Isso, e a queda na renda dos jogos de luta, como The King of Fighters, acabaram levando a companhia Ă falĂȘncia em 2002 e a uma subsequente absorção dela pela Playmore, companhia que ninguĂ©m conhecia atĂ© entĂŁo. Hoje em dia, a SNK existe no nome de SNK Playmore e ainda vive do passado, principalmente de tĂtulos como The King of Fighters (apesar da sĂ©rie ter recebido um tĂtulo novo recentemente) e trezentos relançamentos de Metal Slug para todas as plataformas possĂveis e imaginĂĄveis.
2. THQ
A THQ era uma companhia cheia de sĂ©ries interessantes, como Saint’s Row, Darksiders e Metro e, acreditem, ela estaria por aĂ ainda se nĂŁo tivesse feito uma cagada sensacional chamada udraw, um jogo de desenhar que vinha com uma prancheta, algo tipo um Mario Paint da vida. VocĂȘs sabem quanto foi o prejuĂzo dessa brincadeira? 56 milhĂ”es de dĂłlares, o suficiente para fazer a companhia nĂŁo conseguir se recuperar e em seguida ter todas as suas propriedades intelectuais vendidas.
3. Atari
A Atari é uma companhia que jå faliu umas 20 vezes. Em 1984, a companhia foi separada em duas, a Atari Corporation e a Atari Games. Em 1996 a Corporation foi absorvida pela JT Storage, que foi comprada pela Hasbro em 1998 e renomeada para Infogrames Interactive, que foi renomeada para Atari, que absorveu logo em seguida a Atari Games. Nesse ano, a companhia pediu pra sair após uma seca nos lançamentos e uma situação financeira cada vez pior.
4. Square
A SquareSoft era a companhia dos sonhos da minha adolescĂȘncia. Eles fizeram praticamente todos os RPGs que eu joguei no PlayStation sempre seguindo uma fĂłrmula de sucesso: histĂłria bem construĂda, bons diĂĄlogos, grĂĄficos lindos, cenas de computação grĂĄfica, trilha sonora impecĂĄvel e… Por que nĂŁo fazer um filme com isso tudo? NĂŁo tinha como dar errado, nĂ©? Pois Ă©, deu.
Final Fantasy: The Spirits Within foi o nome do filme que quase botou uma companhia de jogos no buraco. O filme foi todo feito em computação grĂĄfica e custou um pentilhĂŁo de dĂłlares para ser feito. No fim das contas, ele deu um prejuĂzo monstruoso pra Square e essa se forçou a unir-se Ă Enix, companhia rival dela no JapĂŁo (Final Fantasy e Dragon Quest sĂŁo as duas sĂ©ries mais populares de RPG por lĂĄ), originando a Square Enix, companhia que hoje anda bem mal das pernas.
5. Midway
A Midway, para o caso de vocĂȘs nĂŁo lembrarem, era uma companhia de grande sucesso nos anos 90, responsĂĄvel por Mortal Kombat e NBA Jam, dentre outros jogos que todo mundo jĂĄ jogou um pouco. O que aconteceu no meio do caminho para ela decair tanto? Provavelmente o mesmo que a SNK enfrentou: dificuldade de se adaptar Ă s mudanças do mercado.
Um Mortal Kombat ruim após o outro, a companhia foi sangrando dinheiro cada vez mais até ter suas propriedades intelectuais vendidas. Hoje em dia, NBA Jam é da Electronic Arts e Mortal Kombat é da Warner Bros. Studios.
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