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5 elementos de gameplay que (quase) morreram nessa geração

Fala, galera, tudo bom com vocês? Cada geração de jogos traz alguns elementos novos e decreta a morte de outros, ou pelo menos coloca uma bela pá de cal neles. Como estamos chegando no fim da geração PlayStation 3/Xbox 360, eu resolvi analisar alguns desses elementos que meio que saíram de moda e que, se já não morreram, estão com os dias contados, pro bem e pro mal.

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5. Barras de energia em jogos de tiro

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Vocês lembram dos jogos de tiro de antigamente como Duke Nukem 3D, onde você não tinha um fator de regeneração no estilo Wolverine e sim uma barra de energia? Pois bem, hoje em dia é bem difícil de ver jogos que ainda carreguem esse conceito. O último que vem na minha cabeça do tipo é Borderlands 2, mas essa é uma espécie em extinção como um todo.

4. Cutscenes que não podem ser cortadas

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Esse é um elemento que eu felizmente dou graças aos céus por estar morrendo. Não poder cortar uma cena às vezes é frustrante, ainda mais quando você está na segunda ou terceira jogada do mesmo jogo e não quer ver essa ou aquela cena e sim partir pra porrada. Tá certo que as cutscenes geralmente são o que mais custam dinheiro para ser feitas (ainda mais quando são com gráficos melhorados), mas não é por causa disso que a gente tem que ser forçado a assisti-las toda santa vez.

3. Kits de primeiros socorros

heathkits

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Tá aí uma coisa que meio que é uma continuação do quinto item: itens de cura. Se você não precisa mais se curar (aliás, bem que a humanidade podia evoluir pra essa forma super regenerativa, né?) por que você precisa de kits de primeiros socorros? Se bem que, lembrei de um jogo onde você ainda faz uso desse elemento: Max Payne 3.

2. Códigos

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Quem aí lembra a última vez que teve que colocar algum código para conseguir algo em um jogo? Bom, tive que colocar o Konami Code em BioShock Infinite para liberar o modo 1999 do jogo, mas ele poderia ser liberado de qualquer forma terminando o jogo uma vez. Enfim, códigos são uma espécie em extinção, eles deram lugar às malditas microtransações.

1. Continue? Game Over!

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Ok, eu poderia ter encontrado algo mais novo para exemplificar o que eu queria dizer, mas fora em jogos clássicos como os Mario da vida, poucos jogos ainda dizem que você tem 3 vidas para tentar chegar ao fim do jogo e, caso isso não dê certo, você tem um número limitado de continues. Isso na real deixou de ser necessário pois as limitações técnicas são bem mais amplas e não há perigo dum jogo ser curto demais por não ser insanamente impossível, mas eu realmente não consigo me lembrar de algum jogo que dê game over e te jogue direto pro começo pois você perdeu todas as vidas.

Como eu disse no começo, nem tudo é pro bem. Tem algumas dessas, como o fato de você finalmente poder cortar cutscenes, que eu agradeço muito, mas virar um super humano com poder regenerativo estragou alguns jogos, afinal de contas, o jogo é super realista, exceto por isso.  Enfim, vamos ver o que a próxima geração nos traz e quais desses (ou dos novos) elementos vão desaparecer completamente.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.