Categorias: Artigos

5 curiosidades sobre jogos – parte 7

E aí, pessoal, como vocês estão? Tudo certo? Hoje damos continuidade à nossa série de curiosidades sobre jogos. Se vocês tiverem alguma para nos mandar, não pensem duas vezes, pode ser pelo Twitter, Facebook ou até por email (porque alguém ainda deve usar isso, certo?). Vamos a elas?

1 – uigi?

Responda rápido: por que o nome do Wario é Wario? Você errou se acha que Wario é simplesmente a versão invertida do Mario (e por isso um W em vez de M). Na verdade, o nome Wario vem da palavra japonesa Warui, que quer dizer “mau”. Para evitar um nome grande “Warui Mario”, o nome do vilão foi encurtado para Wario.

O nome faz mais sentido em Waluigi, onde o nome Warui Luigi acaba sendo lido em japonês como Waruigi (já que japoneses não pronunciam o som do L direito). Caso a ideia da letra invertida fosse verdadeira, o nome de Waluigi seria aquele título estranho ali da curiosidade, com um L invertido.

2 – 3/4 Japa

Ken é provavelmente o americano mais conhecido dos jogos de luta, mas será que ele é tão americano assim? De acordo com a história original de Street Fighter, ele é 3/4 japonês, o que complicaria as chances de Ken tirar o atributo “cabelo loiro” na loteria genética. A solução adotada pelo não tão americano assim foi simples: pintar o cabelo. Isso explica as sobrancelhas pretas dele, como podemos ver acima.

Aliás, falando do Ken, aqui vai mais uma curiosidade sobre ele: vocês sabiam que o personagem não se chamava Ken Masters a princípio? O nome sobrenome foi dado ao personagem para evitar batalhas judiciais com a Mattel, detentora da marca Barbie. Caso vocês não lembrem, o namorado da Barbie também se chama Ken (por sinal,vocês sabiam que o Ken e a Barbie terminaram por um tempo? Outro dia me contaram isso. O amor não é mais pra sempre nem nas linhas de bonecas). No fim das contas, o nome Ken Masters foi reconhecido apenas em Street Fighter Alpha 2, mas surgiu primeiro no anime baseado em Street Fighter 2.

3 – Highway to Call of Duty

Qual a ligação de Call of Duty com a banda AC/DC? Em Call of Duty: Finest Hour, o vocalista Brian Johnson dubla um dos personagens, o Sargento Starkey. Segundo Johnson, ele tentou imitar o pai dele, que foi major no exército britânico. Uma bela homenagem ao pai, certo? Aliás, essa não foia  única ligação da banda com a série, já que um dos últimos trailers de Black Ops 2 teve como trilha sonora Back in Black. Black Ops 2, Back in Black, sacaram?

4 – Um palavrão para cada dia

Qual o jogo com recorde de uso da palavra fuck? Se você chutou GTA, na mosca. GTA: San Andreas repete a palavra fuck 365 vezes, isso sem contar diálogos com pessoas aleatórias na rua. Obviamente, a imprensa burra fez um escarcéu por causa disso, afinal, jogos de videogame nos fazem ter vontade de matar outras pessoas. Ou repetir fuck até não poder mais.

5 – Fracasso real

O Virtual Boy é conhecido com um dos maiores fracassos da história da Nintendo. A ideia do portátil era ser um videogame de realidade virtual em três dimensões, com um mundo composto pelas cores vermelho e preto. Quando foi anunciado, a Nintendo disse ter mais de 100 empresas trabalhando em jogos para ele.

O portátil teve uma recepção bem fraca tanto no Japão quanto nos Estados Unidos e logo foi descontinuado, já que constantes quedas no preço não significaram mais unidades compradas. Do total de mais de 100 jogos planejados, apenas 22 foram lançados. Eu tenho um amigo que tem um desses e isso é constantemente motivo de piadas sobre a falta de sorte dele com videogames (o cara tinha um Saturn na época do PlayStation, fala sério).

Gostou? Confira já as outras partes:

Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5Parte 6

Este website utiliza cookies