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3 jogos que nunca viram a luz do dia: especial Resident Evil 3.5

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Resident Evil 4 certamente é um ponto de inflexão no Survival Horror da Capcom. O jogo, que saiu para o Game Cube em 2005, teve seu desenvolvimento anunciado no longínquo ano de 2001 e só viu a luz do dia em 2005, mas esteve em desenvolvimento desde o ano de 1998.

A princípio, o jogo foi chamado de Resident Evil 3.5, em alusão à versão de Resident Evil 2 que havia sido descartada pela Capcom e que foi chamada de Resident Evil 1.5. Esse projeto inicial teve uma viagem da equipe de desenvolvimento para a Espanha, para um estudo mais aprofundado da sua arquitetura.

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Após os primeiros modelos feitos e demos, a produção do jogo acabou considerando o projeto um distanciamento grande demais da série, algo que seria irreconhecível com o nome de Resident Evil. O bom desse “erro” da equipe de produção é que o projeto não foi inteiramente descartado e sim repaginado com outros personagens e uma história diferente, além de um novo nome: Devil May Cry, que foi lançado para o PlayStation 2 em 2001. Após isso, o jogo teve três versões antes do seu lançamento final.

1. Fog

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A primeira delas acabou sendo conhecida como fog. Essa foi a versão anunciada em conjunto pela Nintendo e pela Capcom na E3 de 2001. Nela, Leon se infiltraria num quartel general da Umbrela e acabaria sendo infectado por um vírus. Além disso, ele enfrentaria inimigos que lembrariam fumaça, daí o nome Fog. O projeto acabou sendo descartado pela Capcom e uma nova versão começou a ser desenvolvida sem que ninguém de fora da companhia soubesse.

2. The Hooked Man

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A segunda versão chamou-se “The Hooked Man”, em alusão ao inimigo que Leon enfrenta na foto acima, por ele carregar um gancho na mão. Essa é a primeira versão de Resident Evil 4 onde é possível ver o estilo de câmera adotado pela série desde então, com a visão se focando acima do ombro de Leon.

Como Leon havia sido infectado pelo vírus também nessa versão, o personagem acabaria sofrendo alucinações e enfrentando inimigos “fantasmas”, ou ainda paranormais, mas tudo fazendo parte do delírio de Leon, além de outros que usariam armaduras medievais, sabe-se lá porquê.

Nessa versão, além do estilo de câmera, outros elementos acabaram sendo mantidos no produto final, como a mira laser da pistola de Leon, a barra de energia, a possibilidade de você nocautear inimigos e a possibilidade de arremessar granadas.

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Segundo o criador da série, Shinji Mikami, essa versão seria muito assustadora. O produtor disse, em conferência na E3, que os jogadores deveriam ter cuidado, para não mijarem nas calças, mas, infelizmente nunca saberemos se essa versão é tão assustadora assim, pois ela foi cancelada por ter sido considerada paranormal demais para o universo de Resident Evil.

3. Zombies

A versão final que foi descartada chamava-se zombies pelo fato de os zumbis serem os inimigos no jogo novamente. Todos sabem que eles infelizmente não voltaram, dando vez aos espanhóis que te xingavam com palavras engraçadas (eu não consigo não achar espanhol uma língua engraçada, sinto muito) e te tocavam machados.

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Após essa última versão, Shinji Mikami começou o desenvolvimento da versão que chegou ao Game Cube e, posteriormente ao PlayStation 2.

No vídeo abaixo é possível ver Mikami jogando um dos builds não terminados de Resident Evil 4:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=y5moxlAFyyg

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Já nesse outro vídeo é possível ver um trailer de um dos builds do jogo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8hznevXjmR8

E, finalmente, nesse vídeo é possível ver mais um trailer

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http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YJw824hHSAs

Eu gostei de Resident Evil 4, apesar de ter sido um bom distanciamento do que eu estava acostumado em Resident Evil 3 (nunca joguei Code Veronica direito, é um dos jogos que eu gostaria de ter paciência para jogar). Infelizmente não cheguei a terminar a quarta versão por ter se tornado repetitiva conforme o jogo avançava. Depois disso, para mim, infelizmente a série foi só ladeira abaixo, mas sempre é legal saber como o processo de desenvolvimento de jogos famosos se deu, vocês não concordam?

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.