O Sharingan é uma das técnicas mais icônicas de toda a franquia Naruto. Presente desde o início do anime e do mangá, vimos o dojutsu e seus portadores evoluírem e adquirirem técnicas devastadoras, mas há uma técnica entre estas que acabou sendo esquecida com o passar do tempo.
Estamos falando da habilidade de copiar jutsus que todo Sharingan possui. Como muitos fãs devem lembrar, todo usuário do Sharingan é capaz de copiar qualquer jutsu que ele ver sendo realizado, desde que não seja uma Kekkei Genkai.
Graças a esta habilidade, Kakashi Hatake copiou mais de mil jutsus, e foi copiando ainda mais conforme o anime avançava. Mas porque uma técnica tão útil e poderosa foi deixada de lado pelos personagens e pelo próprio autor de Naruto?
A reposta para isto é bastante simples: Poder copiar qualquer habilidade é desbalanceia completamente o sistema de poderes do anime.
Apesar de não poder copiar Kekkei Genkais, os usuários do Sharingan ainda podem copiar qualquer jutsu “neutro”, e os jutsus mais poderosos de todo Naruto não são Kekkei Genkais, como os Oito Portões Internos, o Ransengan e todas as suas variações, etc.
Se Kishimoto tivesse decidido manter a cópia de jutsus em sua obra, Madara teria facilmente copiado os Oito Portões de Might Guy, já que o Madara Jinchuuriki da Dez Caudas com certeza tinha o porte físico para usar a técnica perfeitamente.
Mesmo sendo uma habilidade muito legal e poderosa, realmente foi sensato tê-la deixado de lado, caso contrário os usuários do Sharingan teriam ainda mais vantagens sobre seus oponentes na maioria das lutas.
Em Boruto: Naruto Next Generations, vemos Sarada utilizando o Sharingan para copiar jutsus em apenas um dos arcos do anime, mas como essa é uma habilidade bastante “apelona” e como Sarada não é um personagem com grandes reservas de chakra (tanto que ela ativa o Dojutsu apenas às vezes durante a luta, e não constantemente como o pai dela na mesma idade) essa habilidade acaba sendo apenas eventual.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.